sábado, 25 de agosto de 2018

25 de Agosto - Dia do Soldado - O que seria Duque de Caxias se não fossem os Soldados Brasileiros em especial os ZUAVOS! Força do Exército Brasileiro do Império Pedro II, formada exclusivamente por Negros! Aliás, foi esse, além da Agricultura Familiar dos Negros que viabilizou o Fim da Escravidão Negra no Brasil!

Das muitas dívidas que o Brasil tem com os Brasileiros Afrodescendentes está na falta de consideração às suas árduas contribuições à Soberania Brasileira!

Quero Parabenizar a Revista de História da Biblioteca Nacional, a capa do Exemplar Nº 70, Ano 6, de Julho de 2011, que circula pelas Escolas Brasil a fora, desmistificando Gloriosos às custas dos explorados - Dia do Soldado surgiu em homenagem à Luís Alves de Lima e Silva "Duque de Caxias", patrono do Exército Brasileiro, que nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e lutou em várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior.




ADLER HOMERO FONSECA DE CASTRO - É pesquisador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

DOM OBÁ II D'ÁFRICA - 
HERÓI BRASILEIRO, 
TANTO QUANTO OUTROS, IGUAL AO DUQUE DE CAXIAS



Cândido da Fonseca Galvão, também conhecido como Dom Obá II D'África(Lençóis1845 — 1890) foi um fidalgo e militar brasileiro. Filho de africanos forros, seu pai, Bemvindo da Fonseca Galvão, era filho do obá (rei) Abiodun, governante do Império de Oyo. Cândido intitulava-se “príncipe dom Obá II”, referindo-se a seu pai como “príncipe dom Obá I”.[1][2][3]
Alistou-se voluntariamente para lutar na Guerra do Paraguai e, devido à grande bravura que demonstrou, foi condecorado como oficial honorário do Exército brasileiro. Depois da Guerra, fixou-se no Rio de Janeiro, tornando-se uma figura muito conhecida da sociedade carioca. Foi amigo pessoal do Imperador D. Pedro II. Entre os negros e mulatos do Rio de Janeiro, era reverenciado especialmente por sua representatividade, como neto do obá Abiodun.
Dom Obá tinha o hábito anualmente realizar uma visita oficial ao Paço, onde era recebido como herdeiro de seu avô. Foi defensor da monarquia brasileira, atuou na campanha abolicionista e no combate ao racismo.
Com a queda do Império, em 1889, foi perseguido pelos republicanos, que cassaram seu posto de alferes. Morreu logo depois, em julho de 1890


ZUAVOS ORIGINARIAMENTE INFANTARIA FRANCESA - Uniforme Assinado por Debret


Os zuavos, originalmente, eram regimentos de infantaria leve empregados pelo exército francês em suas colônias no norte da África a partir de 1831. Inspirados no modelo militar francês, no Brasil, esses regimentos foram organizados para uso na Guerra do Paraguai. Os chamados “zuavos da Bahia”, ou “zuavos baianos”, foram organizados pela primeira vez em 1865 e estavam entre os regimentos mobilizados para a guerra.
               Os regimentos de zuavos da Bahia eram compostos exclusivamente por negros baianos e pernambucanos, libertos ou não, que entravam no exército como voluntários, compondo uma parte menor dos grandes corpos de Voluntários da Pátria. Os negros libertos entravam automaticamente nesses regimentos assim que os mesmos entravam voluntariamente no exército. Entretanto, muitos dos grandes latifundiários, para ele mesmo ou algum outro parente esquivar do serviço militar, enviavam seus escravos em seu lugar, que também entravam nesses regimentos. Muitos escravos fugidos também buscavam sua liberdade no exército, já que os mesmos ganhariam a sua alforria caso voltassem vivos da guerra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado