domingo, 31 de julho de 2016

UMA FAMÍLIA ENLUTADA ALÉM DE PERDER SEU ENTE QUERIDO TEM DE DEPARAR COM O DESUMANO E VERGONHOSO USO POLITIQUEIRO DA IMAGEM DO FALECIDO - VERGONHA!


No Facebook, tem um simpatizante, que parece apoiar o Pré-Candidato Jones, ou quem eles colocarem para concorrer ao Pleito pelo PSD 55, postou o vídeo acessível pelo Link Abaixo:

https://www.facebook.com/aroldode.jesus.56/posts/1768183190096865?pnref=story

Fico abismado com a Capacidade humana de usar as pessoas em situação de humilhação, isso é criminoso. Isso é equivalente ao que Lourival fez usando a Dona Maria Simone, mãe do filho dele, que ele abandonou em Minas Gerais. Seus seguidores utilizam dos mesmos meios desumanos. Raparam o 55 na Cabeça deste Jovem, isso é abuso de incapaz. E, muito pior, para fins políticos visando um Pleito Eleitoral.

Atacam a situação medicamentos, sendo que, para esse caso, a orientação é recorrer a Clínica Capacitada que é o Hospital Afrânio Peixoto - lá é que são fornecidas e orientadas as medicações pertinentes ao caso do rapaz.

Não é o primeiro a vir a óbito, já ocorreram outros, um deu um tiro em si mesmo, e na época, ninguém culpou ao Gestor da Época, mas é a primeira vez que alguém chega ao cúmulo de usar a imagem de uma situação assim com fins políticos - barbaridade!


Como já afirmei na publicação anterior, já fui Presidente de uma instituição de acolhimento de pessoas com problemas mentais. A Psiquiatria Moderna defende a tese que pessoas com Problemas Mentais têm de conviver com a família, e no dia-a-dia a família não dá conta, pois precisam de atenção, precisam de se sentir úteis, precisam fazer terapia, ou seja, de acompanhamento constante. Nossa, é muito difícil, se distrair um pouco eles fogem, não por maus tratos, mas pelo problema que sofrem. E, se fechá-los é chamado de cárcere Privado, que é proibido. O melhor local para essas pessoas são as Casas de Acolhimento em Sítios mais afastado onde não necessitaria prender, pois se saírem não iriam para muito longe. No sítio é possível aplicar atividades de terapia em atividades como roças, cuidar de animais, artesanatos, para eles se sentirem úteis e participativos no cotidiano do sítio. Tem que ter equipe de enfermagem para controlar medicamentos, dia e noite. Tem que ter equipe de limpeza também de dia e noite, e segurança para evitar debandarem, pois a Casa de Acolhimento tem de dar conta da pessoa à sua família.


Então, não é tão simples como fornecer medicamentos, aliás, esses medicamentos são fornecidos em Vitória da Conquista no Hospital Afrânio Peixoto, repito, não é a Prefeitura que deva Ministrar esses medicamentos, e é comum pacientes recusarem a utilizar medicamentos. Inclusive, é bom deixar muito claro, que, ministrar medicamentos a pessoas com problemas mentais é um grande problema.





2 comentários:

  1. Se tudo e difícil é complicado a solução é deichar morer né muito bem povo desumanos

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, fatalidades assim, ninguém está imune de ter na família. A questão não está em deixar ou não morrer, mas sim viabializar às famílias, que tem essa difícil missão, uma possibilidade, que seria como falei o Tal Sítio. Institucionalmente falando, o Poder Público, atende pelo CRAS, e é possível instituir o CAPS (Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades) EM Caraíbas, tal como já existe em Anagé e Vitória da Conquista. No entanto o CAPS não resolve o cuidado que a família tem que ter, porque a bem da verdade a principal responsabilidade de cuidar de pessoas com problemas mentais é da família. Normalmente o CAPS não funcionaria no horário noturno, nem nos feriados e finais de semana.

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado