domingo, 31 de julho de 2016

LUTO EM CARAÍBAS E ESPECIALMENTE NO CRAS - FALECEU HOJE PELA MANHÃ DESTE DOMINGO 31/07, VÍTIMA DE AFOGAMENTO, O JOVEM JÚNIOR ABADE FILHO DO SR. ANTÔNIO DA LAGOA ESCURA

Nesse domingo de muito frio em Caraíbas, me surpreendi com a notícia do Blog do Rodrigos Ferraz, falando sobre a morte por afogamento de um rapaz na Barragem do Rio Gavião em Caraíbas:
Foto do Blogue do Rodrigo Ferraz


Mais tarde o CRAS publicou no Facebook a foto do rapaz que faleceu, pois o mesmo era acolhido pelos serviços do CRAS:

Trata-se de Júnior, esse rapaz da foto, junto ao seu Pai, Sr. Antônio que residem ali na Lagoa Escura, em Caraíbas-BA.

Júnior tomava remédio controlado. Jovem, muito inteligente, queria estudar e sempre se matriculava, mas tinha um problema e não conseguia dar andamento nos estudos, falam que foi diagnosticado como sofrendo de depressão.

A Equipe do CRAS e nós do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz lamentamos muito o falecimento do Jovem Júnior e comungamos junto aos seus familiares e amigos os sentimentos de tristeza e pesar, e rogamos a Deus que conforte os seus familiares nesse difícil momento.




Já fui Presidente de uma instituição de acolhimento de pessoas com problemas mentais. A Psiquiatria Moderna defende a tese que pessoas com Problemas Mentais têm de conviver com a família, e no dia-a-dia a família não dá conta, pois precisam de atenção, precisam de se sentir úteis, precisam fazer terapia, ou seja, de acompanhamento constante. Nossa, é muito difícil, se distrair um pouco eles fogem, não por maus tratos, mas pelo problema que sofrem. E, se fechá-los é chamado de cárcere Privado, que é proibido. O melhor local para essas pessoas são as Casas de Acolhimento em Sítios mais afastado onde não necessitaria prender, pois se saírem não iriam para muito longe. No sítio é possível aplicar atividades de terapia em atividades como roças, cuidar de animais, artesanatos, para eles se sentirem úteis e participativos no cotidiano do sítio. Tem que ter equipe de enfermagem para controlar medicamentos, dia e noite. Tem que ter equipe de limpeza também de dia e noite, e segurança para evitar debandarem, pois a Casa de Acolhimento tem de dar conta da pessoa à sua família. 

Então, não é tão simples como fornecer medicamentos, aliás, esses medicamentos são fornecidos em Vitória da Conquista no Hospital Afrânio Peixoto, não é a Prefeitura que Ministra esses medicamentos, muitos recusam utilizar medicamentos, aliás este é o maior problema de cuidar de pessoas assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado