segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CARAÍBAS APRESENTOU-NOS INFORMAÇÕES IMPORTANTES A RESPEITO DO MUTIRÃO DE GLAUCOMA - OCORRIDOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA NO DIA 15 E EM CARAÍBAS NOS DIAS 19 E 20 DE AGOSTO - EXPLICANDO O PROBLEMA E A BOA SOLUÇÃO IMEDIATA!


TODOS DEVEM SE LEMBRAR DO MUTIRÃO DE GLAUCOMA OCORRIDO NA SEMANA PASSADA
AÍ, SOBRE ISSO RECEBI DOIS E-mails QUE EU RETRANSMITO OS TEXTOS ABAIXO:






Thiago de Souza
Anexos11:29 (Há 9 horas)
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif







para flavio.nuza, mpatez, mim
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Bom dia Prezados.

Venho através deste, fazer um breve relato sobre o ocorrido em Vitoria da conquista e passar o números do mutirão de glaucoma em nosso município, para que sejam repassadas essas informações aos principais interessados no caso a nossa comunidade, é sabido que houve um retorno do mutirão de glaucoma dia 15 de agosto do corrente ano,onde os munícipes caraibenses foram tratados de forma inadequada dizendo até desumana pois tratavam de pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais, deixando claro a titulo de informação que a responsabilidade do mutirão é total da clinica prestadora do serviço no caso aqui a CEOQ, cabendo ao município apenas o transporte, no nosso caso ainda ofertamos lanche e refeição em vitoria da conquista, esse breve relato é pra que vocês entendam o caso.

Diante do ocorrido e presenciando em loco, o nosso secretário de Saúde Márcio, esteve ao local e constatou a veracidade dos fatos, não satisfeito, foi feito um oficio externando a sua imensa indignação e revolta com tamanho descaso com os moradores de Caraíbas, onde o a CEOQ , clinica responsável se desculpa pela desorganização do mutirão para com nossa população (encaminharei copia do oficio enviado pela SMS de Caraíbas a Clinica CEOQ e email enviado pelos mesmos se desculpando). Esclarecendo esse ocorrido lamentável, venho aqui informar que já foi solicitado o descredenciamento dos pacientes que estavam em tratamento, onde os mesmos serão acompanhados pela Policlínica Condeúba limitada, esta que é credenciada a fazer atendimento no município de origem, não havendo necessidade de deslocamento dos pacientes.

Nos dias 19 e 20 do corrente mês, esteve presente em nosso município a clinica acima citada realizando um mutirão para triagem e diagnostico de Glaucoma no nosso município, onde participaram 600 pessoas, sendo que desses,  223 foram liberados, e 377 atendidos sendo diagnosticados 179 pacientes Glaucomatosos, todos já estão automaticamente inseridos no programa e receberam o colírio pra inicio imediato do tratamento.

Obs. os pacientes que foram liberados é porque não se enquadravam nos critérios para suspeita do glaucoma, mas todos foram atendidos.

Atenciosamente

Thiago Sousa
Coordenador de Atenção Básica



Márcio, bom dia!

Venho através deste, em nome do CEOQ, justificar e desculpar-nos pelos transtornos ocorridos no último atendimento do glaucoma no dia 15/08.

Devido determinação do Ministério da Saúde, os atendimentos não mais poderão ser realizados nas unidades de saúde, devendo ser realizados na clínica prestadora. Esta nova determinação trouxe vários problemas, pois tivemos que reestruturar todo fluxo de atendimento que antes funcionava satisfatoriamente.

Sabemos das condições dos pacientes que em sua maioria são idosos, e acredite que foi feito o maior esforço possível para que o atendimento fluísse normalmente. Porém, não contávamos com a grande quantidade de pessoas que compareceram ao atendimento,  visto que levamos em consideração as últimas listas de atendimento no qual compareceram um número bem menor de pacientes, não só de Caraíbas, mas também das outras unidades que foram convocadas. Além disso, vieram vários pacientes para inclusão no programa, o que acarretou maior insatisfação, porque os pacientes acharam que já iria receber os colírios, mas infelizmente o processo não é tão simples, e temos que atender as exigências da Secretária de Saúde do Município de vitória da Conquista

Pedimos a compreensão neste primeiro momento que é de readaptação, a partir de agora vamos desenhar um novo fluxo de atendimento com base no volume de pacientes e redistribuir as datas de atendimento para que seja possível oferecer melhor condição.

Certa de sua compreensão, agradeço!


Atenciosamente,

Isabela Pereira
Administradora / Filial VDC


Av. Otávio Santos, 497, Bairro Recreio - CEP 45020-210 - Vitória da Conquista-BA
Tel.: (77) 3424-6630 / 3427-5723  Cel.: (77) 8831-0607 / 9119-1065


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado