terça-feira, 16 de junho de 2015

CARAÍBAS 2015 - IIIª CAVALGADA DA LIBERDADE EM HOMENAGEM AO PADROEIRO SANTO ANTÔNIO! CARAÍBAS ABRIU COM ESTILO E ALEGRIA AS FESTAS JUNINAS DE 2015 NO SUDOESTE DA BAHIA!

 CAVALGADA & A FESTA DE SANTO ANTÔNIO!


E, Caraíbas está podendo - Drone para fazer fotos aéreas!

As Cavalgadas em Caraíbas começaram em 2004, segundo noticiam algumas fontes. Antes de 2004 o foco era o Carnaval e o Réveillon. Padroeiro Santo Antônio ficava apenas no zelo dos fiéis Católicos e em especial pelo Padre José Benedito, Cida Amaral, Zé Maria, Adair, Damião, Tamires, Iara, os Abades e Albina. O Ditador, tinha Padre JB como subversivo, devido a isso manteve a Prefeitura Municipal longe da Igreja Católica, Prefeitura sem o intercâmbio com a Igreja Católica. O Tempo provou que o Padre tinha razão em questionar, tanto que quem o chamava de subversivo hoje responde a Processo Federal pela lambança que fez com o dinheiro público.

Exceto alguns distribuidores de bebidas e comerciantes da Beira Rio, nunca ninguém acolheu bem o Carnaval em Caraíbas. As festas juninas e a Cavalgada foram melhor acolhidas, tanto que cresceram e hoje temos Cavalgada na Sede, em Vila Mariana e na Jiboia. Não havia nenhuma, hoje existem três. Festa Junina, só havia a da Igreja Matriz de Santo Antônio e hoje tem duas, a da Igreja que ganhou reforço da Prefeitura na Gestão de Luizinho e da Lagoa Seca que vem crescendo a cada ano pelo trabalho da Comunidade, em especial de Adair Ribeiro e Damião Gato.

O Carnaval, que já não vinha sendo bem acolhido pelos caraibenses, com a seca da barragem durante a Gestão da Ex-prefeita, acabou de vez. Secando com a barragem, o Carnaval acabou, mas a festas juninas e as cavalgadas, pelo contrário, cresceram e virou referência regional.

Lembro que, em 2002, eu apresentei uma proposta de festa de Santo Antônio onde eu propunha entre outras coisas a cavalgada e o Baile da terceira Idade, minha proposta era acabar com a distância entre a Prefeitura e a Igreja Católica, mas não deram qualquer acolhimento à minhas ideias.

Até então todos os esforços tendiam ao Turismo, afinal tinham construído a Pousada e Churrascaria Gavião, cuja construção está em discussão no bojo do Processo Federal contra os ex-prefeitos de Caraíbas e respectivo grupo. A ideia que propus de cavalgada não tinha fins políticos eleitorais, mas curiosamente depois da ideia que dei, já com interesses eleitorais, como meio de campanha política, começaram a usar a cavalgada. Sempre foi notório que se contava o número de participantes para se ter ideia do aporte eleitoral - hoje a proposta é atender aos amantes das cavalgadas e festejos juninos, independente de política.

No Brasil, o estilo Country e Cowboy Americano tem abrasileirado e criou-se o estilo próprio via das músicas sertanejas, rodeios, vaquejadas, torneios de argolinha e a cavalgada. No sertão baiano, o Forró Pé de Serra se solidificou como musicalidade popular. Nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Frank Aguiar, entre muitos construíram a saga nordestina. A Cavalgada é sertaneja, é nordestina e foi, e é acolhida ao público jovem, adulto e mais velhos, superando, inclusive às divisões sociais religiosas - a cultura nordestina é mais forte!

 
Botas Country é o estilo americano acolhido pelo público nordestino!

 Vídeo da Cavalgada!


Atualmente, cavalgadas dominam todo o Sudoeste da Bahia. O Mandato do Prefeito Luizinho tem adotado este redirecionamento, voltou-se ao Homem do Campo, voltou-se ao Pequeno Agricultor da Agricultura Familiar que foca a SUSTENTABILIDADE. Em Caraíbas quem manda é a Zona Rural, é o Povo do Campo que Sustenta o crescimento comercial de muitos comerciantes. E, com tantas lojas chiques é prova que a coisa está boa para os comerciantes!

O Prefeito Luizinho, como homem do campo, nascido na Toca, como ele gosta de referenciar, com Muita Honra, o local da Casa de seu Pai - Luizinho fortalece o Povo Rural!
Esse Povo Sertanejo aí, caraibenses da caatinga, não trocam toda essa festa junina pelo Carnaval!

.
O Prefeito Luizinho está sempre aberto aos repórteres!
O Vereador Flávio Meira, sua esposa Vanusa, com Cal e Lucimar na Festa de Sábado, no Show de Cacau com Leite!

O Show de Cacau com Leite foi bem acolhido pela população e visitantes!

O Vaqueiro Caraibense, Januário Abade de Oliveira, fez pose com a Dupla de Aboiadores de Pernambuco, Galego e Zito! Os Pernambucanos foram trazidos por Luizinho para dar melhor traquejo a Cavalgada!
A Vice Prefeita, Dona Luzia, esteve acompanhando a Cavalgada!

Caraíbas recebeu muitos visitantes Ilustres, como o Artista Plástico de Ribeirão do Largo!
As Jovens Caraibenses foram e são um Show a Parte!


Secretário Municipal de Agricultura, fez jus à sua Pasta, e efetivamente participou da Cavalgada! E, não poderia ser diferente pelo cargo que ocupa.
O Vereador Flávio Meira, feliz com a Recuperação de seu Pai, Deli Malagueta, que chegou nesse dia 13 de Junho, de São Paulo, não participou da Cavalgada e nem usou o Palanque, preferiu acompanhar de longe o evento!

A Família Malagueta está feliz e unida, como sempre!
Niva, nosso amigo de Aracatu, esteve, como sempre, presente ao Evento de Caraíbas!

Arnaldo - O Repentista Caraibense foi um Show a parte, no Palanque do Prefeito Luizinho, que recebeu o Deputado Marquinhos Viana, PV-BA, trazido pelo Secretário de Administração, Sr. Antônio Amâncio, PV-Caraíbas, pelo Dourivaldo, Sr. Joaquim dos Santos, DEM-Caraíbas, Presidente da Câmara de Vereadores, e pelo Vereador, Sr. Edilson (NEM), PDT-Caraíbas. Será que Arnaldo faria esse repente no Carnaval? Entendo que não, a musicalidade cultural de Arnaldo cai melhor nas festividades juninas!
O Grupo Encarregado pela Boia da Vaqueirama, aprontaram uma deliciosa Feijoada!


E a Cidade foi invadida por Cavalos! Acho que todo mundo aproveitou para fotografar! Tenho visto nas páginas sociais!
Esse aí parece até Cavalo do "A Caminho da Escola!" Com esses acessórios amarelos e em frente da escola, mas é apenas uma observação lúdica!

As alunas do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, estiveram participando de toda a festança!


Irmãos Malagueta - Miro e Deli!
A Atração esperada e que foi Prestigiada por um respeitável público de mais de 3000 pessoas foi Frank Aguiar com seus Gritos e o Morango do Nordeste!













Ao final da Festa, Frank Aguiar acolheu todos os seus fãs de todas as idades!


Até minha Querida Simone entrou no meio dessa tietagem!
O Prefeito Luizinho e o Deputado Marquinhos Viana também!
Valeu todo tipo de registro, desde selfies até fotos comuns!
A Primeira Dama, Emanuela Amaral Dutra, e sua filha Ana Luiza, aproveitaram o ensejo e posaram com o Cantor!
Frank Aguiar é um dos Cantores defensores dos Valores Nordestinos e defende ferrenhamente nosso Nordeste!

Por defender o Nordeste e seu carisma popular nordestino, Frank Aguiar conseguiu a amizade com o Prefeito Luizinho!




Nicéia, que deu uma força ao Sr. Antônio Novais, na Guarda Municipal, durante as festividades, mesmo sendo Profissional da Saúde, também fez pose junto a Frank Aguiar!
Rege de Anagé e família, também tietaram o ídolo do Forró Nordestino - afinal ambos são forrozeiros de excelente nível!

Essa foto feita pela equipe de Frank Aguiar é testemunha que Frank Aguiar foi muito bem acolhido pelo público de Caraíbas e Região!
A Esposa do Sr. Antônio Guarda pediu e então fiz a foto!
O aperto de mão entre Frank Aguiar e Luizinho consolida a amizade e parceria - aperto de mão e olho no olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado