domingo, 16 de março de 2014

OS INQUIETOS MUDARÃO O MUNDO - 2005 à 2014, NOVE ANOS, NÃO SÃO NOVE MESES, MAS MUDOU E COMO MUDOU! ASSEMBLÉIA GERAL DA APLB NO CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR EMANUEL COELHO FERRAZ DIA 18 ÀS 14 HORAS

O Assunto de hoje nos remete ao anos de 2005, em meados do mês de agosto especificamente, quando os alunos do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães - de Caraíbas, saíram às ruas em um movimento estudantil pelo abuso de poder do Lourival Silveira Dias que pediu, que mandou exonerar a Diretora Viedalva, DASA, ao Governo do Estado Paulo Souto.
 
O Ex-Governador Paulo Souto atendeu de imediato ao ordenado pelo seu aliado, Sr. Lourival Silveira Dias, sobre a exoneração da Professora Dasa da Direção do CELEM. Pedido feito publicamente no dia em que Paulo Souto esteve em Caraíbas com a Ordem de Serviço da Água para Vila Mariana, e que foi recebido publicamente na Churrascaria e Pousada Gavião em Julho de 2005.
 
Os alunos do CELEM, já revoltados do meu, Francisco Carlos, do referido no Colégio por ordem também de Lourival Silveira Dias, se revoltaram e ao invés de fazer abaixo assinado, foram para as ruas protestar diante da comunidade.
 
"OS INQUIETOS MUDARÃO O MUNDO" - Uma das frases estampadas no Movimento dos Estudantes que depois conseguiu adesão dos Professores, e em seguida a adesão da APLB...



 ...e no antigo Prédio da Prefeitura de Caraíbas, situado a Praça Exupério Silva, centro de Caraíbas - BA, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação, rolou muitas coisas, muitos abusos de Poder, onde culminou na prisão de um de nossos colegas Professor, de forma injusta.
 
PASSADOS NOVE ANOS, EIS QUE REALMENTE MUDANÇAS OCORRERAM, OS LEGITIMAMENTE INQUIETOS, ESTÃO HOJE NO COMANDO DE CARAÍBAS - DASA DIRETORA VOLTOU A SER DIRETORA E ESTÁ APOSENTANDO NA FUNÇÃO.
 
A PROF SULENY NUNES RIBEIRO, HOJE, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DÁ ESPAÇO A INSTALAÇÃO DA APLB EM CARAÍBAS.
 

OS INQUIETOS TRANSFORMARAM...








 A INQUIETA IARA, HOJE ESTÁ LECIONANDO NO MUNICÍPIO - PARABÉNS PROFESSORA!
 
 A INQUIETA TAMIRES, ENSINOU E ESTÁ FAZENDO MESTRADO PARA SE PROFISSIONALIZAR AINDA MAIS - PARABÉNS PROFESSORA!
 




 Muitas calúnias levantaram sobre o Movimento Estudantil, mas o que realmente aconteceu estão registrados nas fotos.
 
Ocorreu Greve, muito assovio, serviço de auto falante para conscientização da comunidade.


 Não há qualquer registro de baderna, vejam as fisionomias dos alunos, que estavam pacificamente serenos, todos unidos por uma só causa, nesse momento queriam não somente Dasa na Direção, como também a soltura da prisão injusta do Professor Roberto.

 O único tumulto que ocorreu foi o destempero emocional de uma só mulher, que a verdade que veio a tona, anos mais tarde, deu a ela o devido fim. Talvez seja ela a culpada pela baixaria anônima dos boatos que circulam no chão de Caraíbas, mas hoje ela não apita mais nada, só lhe restou o que ela sempre foi muito boa - fofoca!





 Se ela internalizasse esta frase da faixa:"Vender não é competir com o outro, é derrotar os inimigos internos", quem sabe o destino tivesse sido diferente?!
 
 E, tudo, mas tudo mesmo, tudo realmente mudou.

COMO ERA ANTES DE 2005???

Essa foto, talvez, sintetize, havia muita harmonia, vejam os Professores! Havia até Professores que também eram policiais, como é o caso de Von, que está com uma criança no colo. De vestido de flores rosas, Professora Edimara. De camisa azul, Professor Roberto Nunes, que foi injustamente preso. Professor Humberto está de amarelo e com óculos dependurado, que por questões circunstanciais afastou-se nosso grupo, mas que era sempre foi muito amigo. O Outro Professor de amarelo, Iran, está também ligado ao outro grupo.
 Havia muita harmonia, mas a harmonia não flui onde há abuso de poder, onde há ambição, onde há tirania.


 Ganhamos até uma viagem a praia, com tudo pago, afinal atendemos muito bem aos interesses da Gestão Municipal nas eleições estaduais de 2002.
 No entanto estávamos unidos e felizes.


 
Em 2002, fui convidado pela Administração Municipal, a participar do Comissariado de Menores, ligado a Justiça da Infância e Juventude. Como pano de fundo, o interesse da Gestão Municipal era fazer frente aos Comissário de Menores ligados a oposição - Paulo Oliveira e Beto Santos.


Nesta aproximação com a Oposição, por força de Lei tinha que ter contato com os Comissário ligados a oposição para resolver problemas de menores.

E o Gestor Municipal não entendeu esta relação e confundiu com traição política - fui indicado por Lourival a função de Comissário de Menores e ele não honrou, se quer, com minha segurança empregatícia preferiu dar crédito a mentira e a fofoca de um paranoico. Aliás, paranoia é o que sempre havia, paranoia de oposição, mas a oposição era fraca. No entanto a legitimidade da necessidade de oposição era muito grande.
 
 
Consegui, via de apoio do Deputado Paulo Câmara e o Deputado Paulo Magalhães, o meu contrato REDA com o Estado, mas fui transferido para Anagé, e fui dar aula em Lindo Horizonte de 2004 a 2006.
Mais perto que Caetanos, mas ainda assim, estrada de terra e muito longe o Distrito de Lindo Horizonte do Município de Anagé.
 Excelentes amizades fiz nesse caminho. Conheci pessoas excelentes em Lindo Horizonte. Enfrentei desafios políticos, como certa vez em uma reunião com o Prefeito Rubinho para conseguir espaço para dar aula, pois não haviam salas.
 
Quando saí de Lindo Horizonte, final de 2006, afirmei, o PT agora vai construir o Colégio Estadual, e construiu mesmo. Evidentemente demos uma ajudinha na articulação em uma reunião no final de 2007, junto com a Deputada Marizete, esposa do então Vice Governador Edmundo de Brumado.
 
Comentei com eles, que havia um projeto engavetado, de uma escola para Lindo Horizonte, que foi um projeto de Paulo Câmara juntamente com Enoque Nolasco, ou seja, só demos prosseguimento.
 
 Lá eu cheguei dar aula dentro de um ponto de buteco...
 ...sempre com boa vontade, e sempre bem recepcionado pelas comunidades...

 Dei aula até dentro de uma Boite Danceteria em Lindo Horizonte, Distrito de Anagé.
 
E realmente tudo mudou, a verdade atropelou quem acreditava em boato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado