quarta-feira, 24 de abril de 2013

HÉLIO MARINHO DE CARAÍBAS - VOZ & VIOLÃO COM PURA PAIXÃO!

Quarto CD de Hélio Marinho!



Quem já leu o Livro "Ócio Criativo" de autoria do Italiano, Filósofo e Cientista do Trabalho, Domenico De Masi, deve ter atentado para o fato que Domenico faz referência aos baianos e em especial aos cantores baianos, pela arte de saber viver culturalmente.





Hélio Marinho é a expressão ativa da referência de Domenico ao povo baiano, pois em seus tempos e contra-tempos, Hélio saca das cordas de seu violão a perfeição na interpretação do sabor auditivo da música brasileira. Da música popular ao baião de Luiz Gonzaga, Hélio passeia, como se estivesse deslizando sobre gelo. E, Hélio também tem a maestria de criar suas músicas, como por exemplo LUA.


Conheci Hélio Marinho, que foi meu aluno em Caraíbas, nesse grupo aí muito ligado a Igreja Católica de Padre JB, que apelidei de Grupo Sacristia - Hélio, Damião e Adair. Os três  muito amigos, separados pelas ocupações, mas estão sempre em busca de melhorias para a região da Lagoa Seca e para a Igreja Católica de Caraíbas, aliás estão sempre buscando por toda a sociedade de Caraíbas. Somados aos três, poderia elencar mais as irmãs Iara e Tamires.

Um pouco de sua História
Hélio Marinho cantor e compositor, natural da cidade de Caraíbas na região Sudoeste da Bahia, nas proximidades de Vitória da Conquista. Em sua musicalidade traz consigo a Alegria, a Esperança, e o sentimento pelo Sertão querido, e no seu repertório a MPB e o forró pé de serra com Influencias no grandioso e saudoso Luiz Gonzaga. Sua trajetória de vida é de muita humildade com base na sua família. Herdou logo bem cedo do seu Bisavô Satiro Ribeiro e seus Avôs Otacílio Ribeiro e Claudimiro Bruno Marinho, a cultura da folia de Santo Reis, no qual seu pai Nilson Marinho é um representante dessa Cultura Popular regional.  Sempre foi ligado as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).

Hoje já se encontra com o seu terceiro CD gravado. Seu primeiro disco foi lançado em 2008 com o titulo “Abraçando a Vida” com as participações de Aroldo Brasil de Anagé  e Magna Cristina de Vitória da Conquista, no qual duas canções é de Edilson Barros - CE cantor e compositor (autor das músicas “Semente Boa e Saudade de Você)..  Seu segundo disco veio em 2010 como titulo “Festa das Ceb’s e seu terceiro em 2011, “Forró Pra Gente Se Amar”. E o quarto é o seu CD será lançado no mês de Maio 2013. 
Tem feito shows por todo Sudoeste da Bahia, Norte de MG, PB, SP e outras regiões do Brasil. Em 2009 atravessou o Atlântico, acompanhado pelo pe. Juliano Zattarin, para fazer uma temporada por algumas cidades da ITÁLIA, onde foi bastante aplaudido. 
Atualmente reside em Itapetinga cidade do Sul da Bahia, onde Cursa Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e tem seu reconhecimento entre alunos e professores.


LANÇAMENTO DO QUARTO CD DE HÉLIO MARINHO

Vem ai o Quarto CD do cantor e Compositor  Hélio Marinho   “O Forró Pé de Serra Arretado de Bom”. O quarto disco vai contemplar as suas composições, onde podemos encontrar em suas letras a simplicidade de um Sertanejo que traz uma boa música, com autenticidade.

Em Breve o lançamento desse maravilhoso trabalho. Aguardem! 
Veja mais sobre Hélio no Blog de Damião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado