quinta-feira, 24 de maio de 2012

GALINHA OU ÁGUIA - O QUE VOCÊ É?


Papagainaldo Chefe de uma Comunidade e metido a Feiticeiro, metia medo em todo mundo. Seu maior orgulho era o Galinheiro que tem em sua propriedade, quase 11.000 animais, entre galinhas e frangos que ele alimentava com migalhas e ração barata. Certo dia, encontrou uma Águia caída e resolveu tratar da Águia e para ela não atacar seu galinheiro resolveu fazer da águia, mais uma de suas quase 11.000 galinhas. E, soltou a águia no seu galinheiro. E, com o tempo a águia passou a ciscar igual a suas, agora amigas, galinhas. Comia milhos, rações e restos de comidas. Empoleirava ao final do dia em uma só perna no poleiro do galinheiro tal como as demais.

Passados vários anos, eis que chegou em sua propriedade um Naturalista que percebeu a presença da Águia no galinheiro e disse:

Naturalista – Mas essa aí é uma Águia?

Papagainaldo – Não é uma Galinha!

Naturalista – Não, é uma Águia!

Papagainaldo – Não, é uma Galinha, olha ela está ciscando como as Galinhas?!

Naturalisma – Não, eu não estou doido, é uma Águia, olha o porte dela?!

Papagainaldo – Não atrapalhe, é uma Águia e pode testar pro Cê vê?!

O Naturalista pôs a Águia nos braços e disse, voe Águia! E, a águia voltou para o chão e voltou a ciscar. O Naturalista insistiu, pegou-a novamente e soltou-a forçando-a voar e dizendo: Voe Águia! E, a águia voltou ao chão e a ciscar.

O Papagainaldo disse: Não lhe falei?

O Naturalista levou a Águia em um prédio mais alto e de seus braços repetiu o gesto e a fala: Voe Águia, mas ela voou para trás e voltou a ciscar no galinheiro.

O Papagainaldo, todo confiante, ria do Naturalista, pois tinha confiança no que fizera a Águia e no domínio que tem sobre ela e sobre suas galinhas.

O Naturalista disse: amanhã vou fazer a última tentativa com essa Águia! No dia seguinte, antes do sol nascer, ele levou a Águia ao alto de uma montanha, pôs a Águia em seu braço e ao raiar do dia tentou novamente: Voe Águia! E, a Águia nem se mexia.

De repente saiu o raio de luz do sol, clareando toda a planície à frente e fazendo uma trilha de luz nas águas. Então, diante da Luz a Águia, esticou abrindo as asas e voou e nunca mais voltou!

Moral da história – Você que ser uma Galinha comendo migalhas ou uma Águia em que tem domínio e liberdade em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado