domingo, 11 de setembro de 2011

VERSÃO CHICO DO REDESCOBRIR CARAÍBAS - VAMOS RELEMBRAR! – REDESCOBRINDO TÁ?!


Quando eu cheguei em Caraíbas, em 19 de abril de 2001, eu fiquei maravilhado com a beleza e charme da cidade. Logo em seguida teve uma festa no Espaço de Eventos, onde eu vi o povo aplaudindo Norma, colocando-a como a mãe do povo. Depois teve o aniversário dela, na casa de Nilson, irmão dela. Parecia a cidade dos sonhos e eu como Administrador de Empresas poderia ter um bom futuro profissional. Nossa! Que grupo político esplêndido! (pensei)

Ao final de 2001, meu pai sofreu uma queda e veio a falecer nos primeiros dias do ano seguinte, fui às pressas para Juiz de Fora. Sem dinheiro para viajar, Lourival não foi Bom Patrão de confiar em mim para adiantar dinheiro para eu poder viajar. Quem me arrumou dinheiro emprestado foi meu amigo, Professor Ademilton. Nessa época eu não dei muito valor a falta de respeito a minha necessidade, e com o dinheiro que recebi oriundo do falecimento de meu Pai, ainda acreditando e apostando em Caraíbas vim predestinado a comprar uma casa aqui.

Enfrentei humildemente duas vezes a fila para ganhar um terreno no bairro novo, que falaram destinados aos professores, para construir minha casa. Quando chegava a minha vez, Lourival dava um jeito de parar de atender. Ainda assim, resolvi comprar a casa que eu possuo. Acreditava no potencial da cidade.

Dediquei fielmente a administração e ao meu trabalho, elaborei o primeiro PDE do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, ajudei o município no Cadastramento Único, fui Comissário de Menores, participei do Comitê Gestor do Programa Fome Zero – Eu acreditava neles.

No entanto comecei a perceber algumas coisas estranhas, principalmente dentro da educação, e na relação municipal com a população carente das associações. Lourival tentava manobrar seus comandados a não deixar espaço para pessoas importantes como Dona Julieta que sempre dedicou muito a comunidade.

Em uma reunião, vi o povo querendo escolher Dona Julieta para participar de uma comissão e visivelmente Lourival manobrou e obrigou o povo não voltar nela. Vi em Lourival tinha o maior medo da excelente dedicação de Dona Julieta. A Dirigente da instituição que veio para promover a reunião percebeu e tentou agir, mas não teve espaço. Tinha dois participantes que responderam que a função deles era de Cabo Eleitoral de Lorinho – onde já se viu Cabo Eleitoral ser ocupação normal? Só aqui em Caraíbas!

Havia um verdadeiro terrorismo disfarçado atuando em Caraíbas. Vi Professor que falava que era sério, mas quando perdia a cabeça pela falta de habilidade em sala de aula, falava para determinados alunos que deveriam parar de estudar e ir lavar roupa quando tratava-se de moças e ir para enxada quando eram rapazes – Onde já se viu nos dias de hoje se admitir que alguém diga isso para desestimular o aluno?! Isso é um crime e acontecia. Alunos estavam com notas suficientes para passar e deliberadamente vários professores queriam reprová-los no Conselho de Classe.

Vocês, ex-alunos dessa época devem saber bem o que estou falando. Não vou falar aqui quem agia assim e quem foi vítima, porque não adianta agora falar, NÃO ERAM TODOS, mas os que eram gozavam de proteção do Grupo Gestor e até chegaram a dirigir escolas. Os que não eram pecaram pela omissão – Menos EU! Tenha vocês, absoluta certeza disso! Não estou quebrando a ética, mas mostrando que minha ética é primeiramente com o próximo. Tem muito mais, vocês nem imaginam, até Professor Bêbado em Conselho de classe teve e ficou por isso mesmo.

Em janeiro de 2004, por atender o pedido de um pai via comissariado de menores, junto a Beto Santos e Paulo Oliveira, que eram junto comigo, Comissários de Menores, usando o telefone pago pelo Estado da Bahia, que eu tinha acesso, para pedir instrução a Promotora de Justiça, que tinha me autorizado ligar quando necessário, fui por isso excluído do quadro de empregados da Prefeitura de Caraíbas – não me pagaram nem o vencimento do mês.

Não tinha outra saída, estava eu prestes a perder minha vaga no estado, foi quando recebi apoio de Jeso Chaves via orientação de Paulo Oliveira. Via de uma carta conseguir junto ao Deputado Paulo Câmara segurar meu contrato REDA e estou no estado desde então, mas tive que ir trabalhar em Anagé.

Começou então uma nova fase em minha vida, entrei para oposição, e no dia 21 de abril de 2004 fiz meu primeiro programa de rádio onde denunciei a população o uso ilegal dos veículos públicos para fins particulares – Rapidamente os veículos públicos passaram de circular sem placas e os vidros passaram a usar filtro negro para não ver ninguém em seu interior. Isto é a cara de quem está fazendo coisa errada.

Em setembro de 2004, o desfile em pleno sol escaldante, porque a administração pública e os visitantes são chiques e não poderiam ir muito cedo para o palanque. Os alunos do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães teriam de ficar ouvindo discurso político de Norma, Lourinho e convidado debaixo de sol escaldante de meio dia – Os alunos rebelaram, saíram de formação cívica e foram para a praia. Norma deu um chilique e culpou a direção do colégio, culpou a Professora Viedalva e a Professora Suleny.

Esta insatisfação com a Direção do CELEM foi desde então fermentando até que Lourival Silveira Dias pediu a cabeça da Diretora Viedalva Fernandes ao Governador Paulo Souto. E, o Governador atendeu ao apelo feito por Lorinho em sua cozinha (Pousada e Churrascaria Gavião). Quando saiu a decisão os alunos foram às ruas e fizeram manifestação de forma super pacífica, com assovios e caminhadas e os Professores com camisetas pretas aderiram a paralização.

Em abril de 2005 fomos fiscalizar as contas públicas, montamos o Grupo da Cidadania. Fizemos um dossiê de denúncia e entregamos ao TCM, a CGU e à Câmara de Vereadores em Agosto de 2005, naquela época do Movimento Estudantil. Uma das denúncia envolvia o pagamento irregular com Verbas do FUNDEF e as provas destes pagamentos estava no Colégio Estadual. Aí o colégio pegou fogo e Lourival foi aos jornais acusar os alunos e professores, mas o fogo interessava somente a ele, para queimar as provas de desvio de verbas federais. Só que queimou os papéis errados, não queimou as provas, queimou foi impressos da disciplina PEI e os instrumentos musicais para disfarçar e culpar os alunos. A polícia estava na folha de pagamento da prefeitura, então é difícil acreditar no laudo das investigações, que culminou com o processo de baderna contra Jovens Estudantes, que para fugir de uma condenação, aceitaram Penas alternativas, algumas chegando a Sumária Humilhação de ter de Lavar Banheiro da Delegada. Não chegou a ocorrer este fato, mas ficou nos autos - Para mim em tempos do Século XXI é uma aberração autoridades tomarem esta decisão e sem não levar em consideração a denuncia que fizemos de que a Polícia Civil e Militar estavam na Folha de Pagamento da Prefeitura Municipal de Caraíbas, consequentemente não gozavam de isenção para participar das investigações como Autoridades Investigativas. Eu coloco em dúvida muitos atos, em razão de estarem os policiais em Folha de Pagamento da Prefeitura, como por exemplo a Prisão do Professor Roberto.




























Em 2007, fui fazer um curso da CGU em Tremedal, indicado por Adair Ribeiro, que na época era Presidente do PT. Nesse curso realizado no fim de maio e início de junho de 2007, tive aproximação com os fiscais da CGU e comentei sobre a situação das contas de Caraíbas e recebi instruções de como deveria proceder. No final de Junho deste mesmo ano fizemos a denúncia a CGU lá em Salavador, mais ou menos, umas 160 páginas.






Na CGU é que ficamos sabendo que a Pousada e Churrascaria Gavião estava em nome de uma terceira pessoa desconhecida. Então a Denúncia formulada e protocolada no Ministério Público Federal em Vitória da Conquista surgiu com essa novidade sobre a Pousada e Churrascaria Gavião.


CALAMOS O PALANQUE DE LOURIVAL SILVEIRA DIAS EM SETEMBRO DE 2007.

No mês de Março de 2009, eu estava pensando em ir embora de Caraíbas, mas me surge o pessoal da CGU querendo mais informações sobre a denúncia que tínhamos realizado. Levei eles no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães e mostramos os controles que lá haviam de Professores que trabalharam no Ensino Médio e recebiam indevidamente pelo FUNDEF. No entanto, muito documentos, eles conseguiram na própria Prefeitura Municipal de Caraíbas.

No dia que esta viatura da Polícia Federal esteve em Caraíbas, para recolher documentos, Lourival saiu pela rua de trás da Prefeitura e sumiu. Quem deve...sai correndo!

Isto tudo correu sem que falássemos nada até março de 2010, quando Jeso Chaves foi a Rádio Águia FM e comentar sobre o processo. No dia 08 de março, Lourival esculhambou Jeso Chaves em Praça Pública. E, no sete de setembro de 2010 quando estava filmando o evento, Lourival quis discursar e ficou intimidado por eu estar filmando, desceu do palanque, deu a volta e na frente de um monte de gente pisou no meu pé e passou a mão na minha cara e verbalmente fez ameaças. Queria ele que eu perdesse o equilíbrio e o agredisse para mandar a polícia me prender igual Norma mandou fazer com o Jovem Mateus no último dia sete de setembro deste ano. Fui então ao Ministério Público Federal e fiz queixa de ameça contra Lourival e indiquei quatro testemunhas, porque sou testemunha do Processo da Polícia Federal contra Lourival. E, como eu não sei até onde vai o que ele sabe sobre as denúncias optei por me resguardar.

Depois de 2007 só voltamos a verificar as contas da Prefeitura Municipal de Caraíbas este ano, demos corda para ver até onde iam, E, neste ano já deparamos com várias irregularidades. Irregularidades mais pesadas. Dinheiro mais graúdo.

Para se ter uma ideia em Janeiro de 2010, vimos que a Prefeitura pagou cerca de R$ 20.000,00 para coleta de Lixo. Só que a coleta de Lixo em Caraíbas sempre foi feita pela famosa Belezura e a quilometragem paga, daria pra coletar o lixo de Caraíbas e Vila Mariana em separado, em dois caminhões e levar para o Lixão de Vitória da Conquista todos os dias. Hoje a coleta está sendo executada a noite e pelo caminhão caçamba azul, mas até mais ou menos março deste ano de 2011 era feito pela Belezura e durante o dia. A Belezura e funcionários são da Própria Prefeitura Municipal de Caraíbas.

O Contrato com a Tigre e Pontes é para essa empresa transportar os feirantes em vans de 16 lugares. Quantas vans não dariam? Verifica-se uma ou outra porque o transporte é feito em caminhões, inclusive no da Prefeitura Municipal de Caraíbas.

Na Casa da Balsa foram gastos 200 m² de piso de cerâmica, sendo que lá coube no máximo 40 m². Gastou umas 30 latas de 18 litros de tinta, mas mal consumiria uma. Isto fora os demais materiais, São aberrações assim que tornam também as contas da Exma. Prefeita Norma Suely Dias Coelho um vexame ao sucesso das mulheres nos dias de hoje.

E, passado um ano, a Prefeita vem a público falar que um só homem é culpado pela prisão do marido dela, menosprezou a instituição da Polícia Federal e da Justiça Federal. Quem é culpado? Quem foi preso ou quem está livre? Em Caraíbas virou tão normal a corrupção que errado é quem denuncia! Está se tornando equivalente a criminalidade do tráfico de drogas onde o delator é chamado de X-9 e tem a pena de morte decretada pelo líder mafioso no intuito de forçar o silêncio dos demais. Que é isso Prefeita Norma?

Não gostam de fotos e de filmagem não. É igual ao sistema do tráfico de drogas.

O filho vem a público dizer que aprendeu a ser honesto com o Pai, só se for honestidade as avessas!

Véi! A Casa caiu! E vem balangando é há muito tempo. Não é de hoje moço. Quem foi esperto saiu na hora certa, alguns ainda tem a chance de sair, porque não dá para segurar a batata quente desse povo aí não. Gente não se envolvam mais em segurar o rabo de foguete desse povo aí não, muitos estão pagando por ter achado que estavam fazendo algo de normal e confiaram demais no Sô Lorim e na Bondosa Dona Norma. Cuidado que passarinho que acompanha morcego dorme de cabeça para baixo.

Estou dando essa orientação porque me avisaram para filmar pessoas saindo com pastas da Prefeitura e se arriscando, pensou depois terem de dar conta destas pastas? Inocência tem limite!

4 comentários:

  1. Rapaz eu confesso que fiquei,não diría surpreso porque sei do que esses... são capazes,mai confesso que não sabia de tamta coisa errada que aconteceu e ainda acontece nessa cidade.
    O povo de Caraíbas tem que fazer alguma coisa pra mudar o destino dessa cidade. porque se continuar do jeito que ta provalvelmente será tragico.

    ResponderExcluir
  2. Quem comete injustiça é sempre mais infeliz que os injustiçados.

    Prefeita cade o apóio aos estudantes que o seu filho prometeu quando foi candidato a vereador pela primeira vez???esperem mortos por que vivo morrem de raiva.


    tenho vergonha de dizer que sou Caraibense...

    valeu Chico, aguardo noticias

    ResponderExcluir
  3. QUE VERGOOOOooonha , VOTE CERTO GENTE, SAIA DESSA MESMISSE, MOSTRE QUE O POVO PODE, O POVO QUER, O POVO VOTA... VOTA 12, 12 12...

    ResponderExcluir
  4. felicidades luiz prefeito de caraibas parabenizo pela coragem perseverança vc sim soube demostrar a realidade vc sim mostrou que td e possivel inclusive uma virada de deixar qualquer candidato de boca aberta. agora e com vc e tenho certeza que vc vai trabalhar e mostrar pra esses que te julgaram receba seu diploma de prefeito e dedique aqueles que junto e unidos permaneram sempre juntos e desistiram Deus escreve certo por linhas tortas vc esta colhendo e oque vc plantou e sao frutos muito boms e continue assim bjsss fique com Deus

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado