domingo, 11 de setembro de 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CARAÍBAS

Caraíbas vem passando por um redirecionamento social. Aproveitando-se da fase inicial pós emancipação, onde tudo está se instalando, solo socialmente virgem, algumas ditaduras tomaram para si o poder de fundar algumas instituições que naturalmente seriam formadas nas deliberações coletivas.

A história humana nos relata que as ditaduras são antes de tudo uma contravenção social e que sofrem processo de degradação e acabam por ruir, ainda que muitos se acomodem a viver a mercê de um ditador - muitos gostam de ser pisoteados. Os seres serão iguais de fato, quando sempre ocorrer a alternâncias de liderança assim como as aves que voam em bando. O Poder emana do povo e em seu nome e interesse deverá ser exercido.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraíbas experimentou isso a partir da excelência nunca experimentada que foi a Direção de Jessé Possidônio da Rocha. Jessé inovou e abriu o STR de Caraíbas, quando juntamente com a Casa da Cidadania promoveram o Seminário da Cidadania no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães em Novembro de 2007, onde foi debatido e apresentado alguns projetos do Bahia Pesca e da CONAB - PAA, e o grande chamariz foi o debate em cima do Programa Luz Para Todos, que a partir do Governo de Jaques Wagner começou a chegar a casa dos excluídos.

Quem somos nós para deliberar sobre o destino, o STR de Caraíbas ficou de Luto com o falecimento de Jessé e parecia tudo perdido. E, para surpresa de todos, muito pelo contrário, a então Secretária do STR, Maria Cleide de Souza Patez, assumiu e assumiu com a perseverança e firmeza de propósito. Estava então estabelecida a nova geração sindical - juventude escolarizada! A frente foi tomada por Maria Cleide de Souza Patez, que possui ensino médio completo, por Adair da Conceição Ribeiro, universitário de sociologia e Damião da Silva Gato, Primeiro Aluno do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, Licenciado em Universidade Pública em Geografia. Quem será páreo diante destas mentes jovens e brilhantes?

Maria Cleide foi pupila da nossa Mestre Suleny Nunes Ribeiro, formação familiar de berço e matrimonial bem equilibrada e forte, mostrou que tem personalidade e conduta que fizeram e faz a diferença na condução de uma Gestão Social. Ela tem em sua experiência dentro do sindicato a capacidade de ter dado ouvido a tudo aquilo que os trabalhadores rurais reclamavam das gestões anteriores e a simplicidade de peitar com firmeza o redirecionamento. Isto só é capaz de fazer quem assimilou bem a forma de Suleny Nunes Ribeiro administrar uma instituição, quem estava viciado em erros certamente não fica satisfeita. Socialmente isto é correto, por isso deverá haver alternância de poder - Quando não há alternância é ditadura!

Ditadura, alguém sendo mais que outro no uso e abuso do dinheiro de todos é socialmente pernicioso. Realmente a Ditadura Americana é brutal também, mas não é com muros que iremos nos defender. Lula em sua ínfima humildade mostrou ser possível. Aliás, a Ditadura Econômica Americana está em declínio e levando toda a Economia de Mesma Dimensão e Sustentação da Europa consigo.

Como diz a música: "Superman ficou fraco..."

O Brasil de Lula, do socialismo petista, foi quem sobreviveu e sobrevive nessa nova reconfiguração macroeconômica mundial. É uma questão banal até - o Macro é constituído de inúmeros Micros. Para se comercializar para fora, devemos estar comercializando muito bem aqui dentro. Quando o Macro quebrou, que é a economia mundial, Lula fortaleceu o Micro, que é o mercado interno. O País não parou. Então vamos tornar Lula um Ditador, NÃO, e ele teve a grandeza de não se deixar virar um Ditador. Não aceitou ser ditador. LULA É FORMADO EM NEGOCIAÇÃO SINDICAL NA UNIVERSIDADE DENOMINADA ABC PAULISTA!

Não devemos dar um pedestal a pessoa, devemos dar seguimento e melhorar o projeto. Devemos debruçar em cima do projeto para que ele seja cada vez mais forte e mais bem sucedido - Sucessão é a ideia!

O STR de Caraíbas hoje é só sucesso, Adair eu já conhecia, mas Cleide surpreendeu. Quem conheceu Cleide em sala de aula e lá no sindicato, não imaginaria que aquela jovem senhora, quieta no canto dela, tornar-se-ia uma poderosa administradora do sindicato. Administrar não é mandar via da ditadura de um poder, mas saber reunir pessoas em um objetivo que é esperado - fazer o que se pede e o que tem que ser feito, simples assim. A diferença vista é que eles trabalham, são eficientes, cordiais e atendem bem, e não são bobos para perder a rédeas da legalidade e da lisura do que fazem - são extremamente seguros.



 AAdair Ribeiro, sempre atencioso calmo - Vamos aguardar? - Nada disso com ele o resultado é pra já!

STR DE CARAÍBAS - Parceiro do Luz-Para-Todos!




STR de Caraíbas - Parceiro com a COPASUB - Investir na produtividade rural da Agricultura Familiar!
A Produtora Rural recebendo empréstimo.




AGRICULTURA FAMILIAR - ALIMENTO DE QUALIDADE NO PRATO POPULAR!





































Adenilson Costa dos Santos (Nilson do Lago Azul) - Parceiro do STR de Caraíbas - Amor à Produção Agrícola














Estas fotos dizem mais do que qualquer texto, a alegria de quem produz e as possibilidades concretas do que a Agricultura Familiar de Caraíbas pode produzir, são evidências legítimas de que Caraíbas não foi feita exclusivamente para o Turismo. Caraíbas é uma cidade Agrícola e deve assumir e fortalecer sua posição nesse sentido quanto as políticas públicas e educacionais.

O CRAS e o Colégio Estadual devem direcionar seus esforços nesse sentido. Aulas de dança e capoeira para agradar o turista é muito simplório para essa população que possui uma capacidade produtiva enorme. Sim, capoeira enquanto cultura é salutar, mas não se pode falar que ensinar o cidadão a arte da capoeira estará lhe dando oportunidade de sobreviver. Tocar violão, quá! É zombar do instrumento que significa o CRAS - o Projeto PT para eliminar a miséria.

O STR de Caraíbas está proporcionando ainda a Minha Casa minha vida na Zona Rural, que é o sonho do Produtor Rural - Morar bem, em suas terras produtivas. Com o Empenho de Damião Gato, já contamos com 22 unidades, mas pretendemos ampliar em muito isso para o próximo ano.

O STR de Caraíbas está conseguindo 1.500 Cisternas para fechar toda a necessidade do Produtor Rural e ainda está buscando com o Governo do Estado, via emprenho dos Deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo o Sistema Simplificado de água tratada para as comunidades mais aglomeradas, como é o caso da Lagoa Seca. É o Água Para Todos chegando de forma mais profissional, sem politicagem de escolha e exclusão, é para todos.


Parabéns Maria Cleide, Parabéns Adair Ribeiro, Damião Gato, Messias e todos que fazem parte desta nova realidade que é o STR de Caraíbas - E, principalmente, um Parabéns todo especial a Jessé Possidônio, quem começou corajosamente toda essa mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado