domingo, 3 de julho de 2011

FALECEU ITAMAR FRANCO - MEU CONTERRÂNEO DE JUIZ DE FORA POLÍTICO DE CONDUTA ILIBADA

ITAMAR FRANCO - O PRESIDENTE PROTAGONISTA DO PLANO REAL
Minas Gerais tem motivos de sobra para orgulhar-se de seus políticos. Entre eles destacamos: Os Inconfidentes, na pessoa de Tiradentes, JK que construiu Brasília, Tancredo Neves o Primeiro Presidente pós Ditadura Militar, José Alencar que assumiu a Vice-Presidência da República junto ao Presidente Lula e Itamar Franco que é o Presidente que lançou o Plano Real vencendo uma inflação de 1000 por cento ao ano. Dizem que quem foi o Pai do Plano Real foi Fernando Henrique, então Ministro do Planejamento, mas Fernando Henrique apenas usou desse bordão para vencer Lula, pois como Sociólogo, pouco ou nada haver com quem de fato elaborou o plano - De fato e de Direito o Presidente era Itamar Franco, não Fernando Henrique que como coadjuvante apoderou-se politicamente do sucesso do Plano Real. E, se não desse certo? Quem seria crucificado? Aí meu velho, Fernando ia tirar o seu da reta - PURO JOGO POLÍTICO!

ITAMAR FRANCO é um político que possui um histórico de conduta ilibada, dedicação a coisa pública, apontando que É POSSÍVEL SIM FAZER POLÍTICA HONESTA. A Revista Veja chegou a chamar o Governo Itamar Franco de Governo Pifo, mas foi no Governo do Presidente Itamar Franco que a inflação de Mil por Cento ao Ano veio abaixo, mas isso a Revista não noticiou porque a Revista queria dar crédito ao então candidato a sucessão. Itamar Franco preferiu calar-se a tentar se vangloriar do feito, pois o importante é que a Inflação estava vencida e ele queria mesmo eleger Fernando Henrique. E, de forma Sábia sem perder a hombridade, Itamar Franco abriu mão do estrelismo que era seu de fato e de direito.

ITAMAR FRANCO - POLITICO PODE SER HONESTO SIM - RE-NORTEAMENTO

Há algumas sessões da Câmera de Vereadores de Caraíbas, em seu pronunciamento, o Vereador Dourival Joaquim dos Santos (Vulgo - DORA), em meio a tantas contas duvidosas da Administração Pública de Caraíbas, e em tantas notícias de corrupção Brasil a fora, disse algo que o sinônimo de político é de corrupção. E, alguns Vereadores em seguida se defenderam, mas de fato o que se vê é isso mesmo, político é uma opção difícil de alguém assumir pelo fato de publicamente ocorrer fatos que envergonham os políticos não só do Brasil, mas mundo a fora. É muito difícil a filiação de novos membros aos Partidos Políticos de hoje em dia, devido as pessoas sentirem nojo da política.

Em meio a a esta lama política, políticos do quilate de Itamar Franco re-norteiam a vida pública para estimular o surgimento de novos políticos. Não só Itamar Franco, como também Tancredo Neves e José Alencar, são ícones de políticos a serem seguidos.

Se as pessoas honestas não tomarem as rédeas politicas, a politica continuará sendo uma excelente opção de pessoas desonestas, de pessoas até truculentas além de desonestas e de políticos cara de pau que não se intimidam porque existe sustentação legal à impunidade pela morosidade processual. Melhorou muito, mas não existe incentivo a denúncia, muito pelo contrário, existe uma corrente que promove a intimidação de denunciantes, via de difamação.

Para mim, autor desta nota, Itamar Franco é referência da boa política, pois foi efêmero na militância contra o Regime Militar no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Não se trata de idolatria, mas de parâmetros referenciais da Boa Política. Minas Gerais é o estado onde se pratica a boa política, poucos contrariam esta deferência mineira, como foi o caso do Ex-Prefeito de Juiz de Fora, Alberto Beijani e até algumas situações envolvendo o nome do Baiano Nilton Cardoso. Em geral, em Minas Gerais se pratica uma boa política, tanto que mesmo no Vale do Jequitinhonha, a qualidade de vida lá é infinitamente superior a de muitos municípios baianos vizinhos a Minas Gerais, lá quase todos os municípios possuem hospital com Pronto Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado