sábado, 17 de setembro de 2011

ESTÁ INDO RIO ABAIXO MUITA ÁGUA DA BARRAGEM DE CARAÍBAS/ANAGÉ!

Ontem ocorreu a reunião do Comitê Gestor da Barragem e as informações não são boas. Para atender a demanda de água de alguns municípios que captam água do Rio Gavião abaixo de Anagé, são sistematicamente abertas as comportas da Barragem do Rio Gavião. E, o que ocorre é que o nível de nosso reservatório está baixando violentamente, tanto que já comprometeu o serviço da balsa.





Quem conhece o nível normal dessa barragem deve estar assombrado com estas imagens! E, é para ficar assombrado mesmo e por erros que parecem piada de Salão.

A Barragem foi construída para atender a demanda local: Caraíbas, Anagé, parte do fundo de Belo Campo e parte do fundo de Tremedal. Alguns municípios via de Projetos de Captação de água construíram suas estações de captação no leito do Rio Gavião abaixo de Anagé, entre esses está Caetanos, que sofria com a não existência de local de onde buscar a água, via de Projeto do Atual Governo, estão bombeando água no Rio Gavião abaixo de Anagé, que é um GRANDE PROBLEMA PARA CAETANOS, PORQUE  A ÁGUA LIBERADA DA BARRAGEM SE JUNTA AO ESGOTO NÃO TRATADO DO MUNICÍPIO DE ANAGÉ!

A PIADA!

Fizeram a barragem para segurar a água aqui e agora estão liberando a água em quantidade que está comprometendo o nível seguro para atender os municípios que passaram a bombear água do Leito do Rio Gavião abaixo de Anagé e a maior parte da água se perde rio abaixo - É OU NÃO É PIADA DE SALÃO?

ORA, SE QUEREM USAR DE NOSSA ÁGUA QUE USEM, MAS VENHAM BUSCÁ-LA AQUI, NÃO PODEMOS CONCORDAR COM ESSE DESPERDÍCIO!

Os projetos de capitação da água abaixo de Anagé, deveriam ter na realidade sido melhor dimensionados para bombear água aqui na barragem e não rio abaixo. E, estão comprometendo a saúde pública por conta do esgotamento sanitário de Anagé que é jogado todo sem qualquer tratamento no leito do rio. Qualquer falha no tratamento químico da água poderá ter enormes consequências. Se bombeassem a água diretamente da barragem, não comprometeriam o nível da mesma e nem teriam tanto risco sanitário assim. 

Tava todo mundo dormindo, a água baixando, e todo mundo culpando o aquecimento global, que a chuva foi pouca mesmo - Acordem!

ESSA É UMA DISCUSSÃO MUITO SÉRIA E URGENTE! Envolve Caraíbas, Anagé, Caetanos, Belo Campo, Tremedal e quem mais necessário for. Não se pode deixar somente nas mãos do Comitê NÃO! Isso é briga para sairmos às ruas com faixas e tudo mais porque nossa água vai acabar se não corrigirem essa falha.

Um comentário:

  1. Ótima essa publicação professor! Já estou de prontidão pra sair nas ruas!!! Tudo pela barragem do Gavião

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado