segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DE CARAÍBAS, SEM QUALQUER COMEMORAÇÃO, UM DESRESPEITO! DESCOMPROMISSO COM A MEMÓRIA, JONES NÃO ASSINA LIMA, MAS É BISNETO DO FUNDADOR! FLORINDO LIMA, FEZ MUITO POR CARAÍBAS, A COMEÇAR POR INSTALAR A FEIRA LIVRE, REALIZOU A PRIMEIRA NESTA DATA HÁ 100 ANOS ATRÁS, DEBAIXO DE UM PÉ DE AMBURANA MACHO, FOI A PRIMEIRA CENTRALIZAÇÃO SOCIAL NESSE ESPAÇO GEOGRÁFICO QUE HOJE É CARAÍBAS!

FLORINDO LIMA, fundador de Caraíbas, buscando solucionar uma problemática, porque, antes de 20 de Janeiro de 1920 a feira era realizada na região denominada Cachoeira, mas o Rio enchia nessa época do ano e dificultava o pessoal do lado de Caraívas ir comercializar ou fazer compras em Cachoeira! Então, Florindo Lima liderando os produtores e comerciantes resolveu fazer uma Feira Livre do lado de cá do Rio Gavião e a primeira feira aconteceu exatamente há 100 anos atrás debaixo de um Pé de Emburana Macho.

Aí falam, mas não tem documento disso, mas temos testemunhos de nossos Anciões, como é o caso do Sr. Alcides Fortunato Pereira, filho de Virgílio Paulista quem construiu a Primeira casa de Caraíbas há 101 anos atrás.
O Patriarca Caraibense, Alcides Fortunato Pereira, com quase 100 anos está perfeitamente lúcido e conta com detalhes estas histórias. Sr. Alcides é memória viva! É Registro Vivo, apesar de não ter vivenciado a primeira feira, mas é um filho de um cidadão muito próximo a Florindo, pois Florindo foi seu Padrinho de Batismo!
Essa foi a Primeira Casa de Caraíbas, construída por Virgílio Paulista, entre outros. Digo foi, porque a Nova História do bisneto de Florindo Lima suprimiu-a do acervo histórico de Caraíbas - Falta de compromisso com a memória de Caraíbas, porque não existe Nova História apagando-a, porque a história é contínua e intermitente.

Gercy Viana foi um Grande Empreendedor, hoje Caraíbas produz Manga e se o Pequenos Agricultores da Agricultura Familiar pegar firme, num futuro não muito distante vai Produzir Umbu Gigante e Maracujá na Caatinga, mas no passado produzia Algodão - veja a Usina que Gercy Viana trouxe e instalou em Caraíbas! Isso é História, não é conversa fiada deixada de lado. O prédio da Prefeitura é um aproveitamento da Usina  de Algodão - de tão bem edificada, deu sustentação ao Centro Administrativo de Caraíbas!

Sr. Alcides, conhece profundamente as histórias de Caraíbas, e as conta com muito orgulho e paciência. Fala do ciclo de Produção de Algodão, de como se levava a produção em lombo de burro até a estrada de ferro para pegar o trem. Conta detalhadamente a formação das famílias.

Gercy Viana Rocha, que nasceu em São Felipe, também sabe contar essa história da Primeira Feira de Caraíbas. Aliás, Gercy Viana Rocha e Alcides Fortunato Pereira, são anciões que nos relatam várias histórias da vida política administrativa de Caraíbas nesses 100 anos de Fundação.

Sr. Edgar Abreu Magalhães, Fundador da Viação Novo Horizonte Ltda. e Sr Gercy Viana Rocha tem histórias que se encontram!

Tenho certeza que muita gente não sabe, mas Gercy Viana, além de filho do Primeiro Médico da Região do Sudoeste Baiano, segundo ele conta, levavam com caminhões Pau de Arara, ele e Sr. Edgar Abreu Magalhães, da Viação Novo Horizonte Ltda., cidadãos nordestinos para São Paulo, lá pelos idos dos anos 40 e 50, até que a Polícia Rodoviária começou a impedir esse tipo de transporte, Sr. Edgar, vendeu o caminhão velho e comprou um ônibus usado, trabalhando ele dirigindo e a esposa como cobradora, transportando cidadãos nordestinos, e virou a empresa que é hoje, com muito trabalho e dedicação! Sr. Gercy Viana, vendeu o caminhão e comprou terras em Caraíbas e Conquista - Edgar e Gercy, dois empreendedores bem sucedidos! Gercy tem é muita história. Uma hora irá parar em livros.

Então, podemos afirmar com segurança que Caraíbas hoje, dia 20 de Janeiro de 2020, dia de São Sebastião, completou 100 anos de fundação!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente artigo. A história é fundamental para a dignidade do povo.

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado