segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Sexta Feira, 15/02/2019 - STR de Caraíbas entrega CEFIR aos Proprietários Rurais de Caraíbas com a Participação do Dr. Rudival Maturano - Coordenador Técnico do INEMA de Vitória da Conquista, do Sr. Glauber Oliveira - Coordenador Regional do INEMA de Vitória da Conquista, do Sr. Edilton e da Sra. Áurea representando os Mandatos dos Deputados Waldenor e Zé Raimundo, Além dos Vereadores Flávio Meira, Gilberto Dias e Januário Abade!

No último Sábado, dia 16 de Fevereiro de 2019, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar de Caraíbas, via de seu Presidente Valmir Marques, e por Maria Cleide Patez, procedeu a entrega dos Cadastros Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR, aos Proprietários Rurais de Caraíbas que no ano de 2018 fizeram o referido cadastramento ambiental junto ao STR.
O CEFIR, no Estado da Bahia, corresponde ao Cadastro Ambiental Rural, no âmbito federal, criado pelo Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). O CEFIR é um registro eletrônico, de natureza declaratória e obrigatório para todos imóveis rurais. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do Estado. O cadastramento no CEFIR permite a regularização ambiental rural, incluindo o cadastro da Reserva Legal e a regularização de passivos ambientais existentes, através de compromissos assumidos pelo proprietário ou justo possuidor.


Estiveram presentes ao evento, representantes do INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Sr. Glauber Oliveira, Coordenador Regional no Território de Vitória da Conquista e do Dr. Rudival Maturano, Coordenador Técnico, que é Neto do Popular e Histórico Gercy Viana Rocha, que trouxeram os referidos Cadastros. Prestigiaram o evento, Sra. Áurea e Sr. Edilton, representantes dos Mandatos do Deputador Federal pelo PT da Bahia, Waldenor Pereira, e do Deputado Estadual pelo PT, José Raimundo, que deram total dedicação para que Caraíbas tivesse total empenho do estado na realização do referido cadastramento! E, os Vereadores que se esforçaram na articulação de tudo isso junto a Valmir Marques, Flávio Meira do PT, Januário Abade e Gilberto Dias do PV, não só participaram do evento como auxiliaram a entrega dos Cadastramentos.

O Presidente do STR de Caraíbas, Sr. Valmir Marques, interpretando sua fala, disse que o Sindicato não enfraquece com a postulada reforma da Previdência Social, pelo contrário, o STR é o representante dos Trabalhadores, representa cada um, com a força de todos. E, nesse momento em que o Governo Federal declaradamente está pendendo para os Grandes Produtores do Agronegócio, é nesse momento que o pequeno tem de se manter unido à todos, via do Sindicato para ter força junto ao Governo no enfrentamento das questões que os represente, como é o caso do CEFIR - Unidos Smos Mais Fortes.

O Advogado, Dr. Rudival Maturano, neto de Gercy Viana Rocha, é destaque no Território de Vitória da Conquista, pois além de ser Coordenador Técnico do INEMA, é Presidente do PT na Zonal de Vitória da Conquista e Representa a Juventude de Vitória da Conquista.

O Vereador Flávio Meira do PT de Caraíbas, em sua fala, relatou o que transcorreu no Cadastramento Ambiental em 2018. Falou da importância do Mandato de Waldenor e Zé Raimundo em acolher prontamente à reivindicação sua e de seus Companheiros Vereadores Gilberto Dias, Jura de Vila Mariana e Januário. Segundo Flávio, porque eles reivindicaram apoio do estado para a execução do Cadastramento Ambiental e que foi prontamente atendido pelos Deputados Zé Raimundo e Waldenor. Segundo Flávio Meira, o Prefeito Jones Coelho Dias não se preocupou com os Produtores Rurais de Caraíbas, não fez nenhum esforço e nem mesmo o Secretário Municipal de Agricultura. E, que se não fosse ele, Flávio Meira, e os Demais Vereadores, Gil e Januário, muito proprietários rurais de Caraíbas não estariam recebendo nesse Sábado o seu respectivo CEFIR!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado