sábado, 12 de maio de 2018

BIOFÁBRICA E PLANO DE AÇÃO TERRITORIAL IMPLANTAM MANIVEIROS NO EXTREMO SUL DA BAHIA


O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC) e o Plano de Ação Territoral (PAT) da Mandiocultura estão implantando maniveiros no extremo sul da Bahia. Maniveiros são como poupanças de mudas de qualidade, feitas por agricultores que já trabalhavam com a cultura da mandioca que passaram a ter a função de produzir manivas. Em pouco mais de um mês, a parceria entre IBC e PAT já levou a agricultores familiares do extremo sul 20 mil mudas de diversas variedades de mandioca, que foram implantadas em quatro maniveiros, nos municípios de Medeiros Neto, Nova Viçosa, Prado e Alcobaça.

As famílias da Associação São Francisco, localizada no município de Prado, e da comunidade Cana Brava, no município de Alcobaça, foram contempladas na última semana com 10 mil mudas de mandioca da Biofábrica, que são produzidas através do Projeto RENIVA, uma rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, numa parceria com a Embrapa. As primeiras comunidades a receberem as mudas para a implantação dos dois primeiros maniveiros foram Bela Vista, de Nova Viçosa, e um grupo de agricultores familiares de Medeiros Neto. Até o mês de junho, a Biofábrica pretende beneficiar mais dois maniveiros em outros municípios da região.
PAT – No prazo de quatro anos, o Plano de Ação Territorial tem como objetivo aumentar em 40% a produtividade da mandioca na região. Serão implantados 22 maniveiros e 36 unidades demonstrativas, com a utilização de um sistema de produção definido pela Embrapa e mudas disponibilizadas pela Biofábrica.
O PAT da Mandiocultura é coordenado por representantes dos 11 municípios do extremo sul da Bahia – Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas. Ele é resultado de uma parceria entre o Banco do Nordeste, através do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, o Instituto Biofábrica de Cacau, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Núcleo Diretivo do Território, secretarias municipais de agricultura, Fíbria Papel e Celulose, Ceplac, Bahiater, sindicatos de agricultores familiares, sindicatos rurais, cooperativas e associações.
Cada município possui o seu Comitê Gestor Local, que tem a atribuição de implementar as ações junto aos agricultores familiares. De acordo com a coordenação do PAT, o maniveiro de Alcobaça será diferenciado. “Ele receberá 23 variedades de manivas. Será o maniveiro guardião de todas as variedades de manivas difundidas pelo Instituto Biofábrica de Cacau”, destacou.
Câmara Setorial do Cacau avalia oportunidades para o

desenvolvimento regional junto à Biofábrica

A Biofábrica de Cacau recebeu, NO DIA 28 DE MARÇO DE 2018, a visita de membros da Câmara Setorial do Cacau, que acompanharam de perto o trabalho desenvolvido pela instituição na produção de mudas de cacaueiros. Na oportunidade, a equipe da Câmara Setorial levantou possibilidades de parceria para o desenvolvimento regional. Participaram da visita representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e Word Cocoa Foundation (WCF).

“Nosso objetivo é conhecer de perto essa experiência extraordinária que é a Biofábrica e, para nós que estamos em Brasília, é muito importante quando temos a oportunidade de conhecer o agro real. A Biofábrica tem uma história na América Latina e até mundial em função do que produz e do porte. É algo que a gente leva para Brasília para compartilhar com nossos companheiros”, destacou Marconi Lopes de Albuquerque, representando o MAPA.

De acordo com o assessor internacional da SECTI, Pedro José Martins, o reconhecimento internacional da Biofábrica também tem despertado interesses institucionais. "Tenho ouvido falar bastante da Biofábrica, também através de suas páginas e de Lanns Almeida. Nos países em que trabalhei, países nórdicos e no Reino Unido, ficaram surpresos com a Biofábrica, além de toda a ajuda ao agricultor familiar, pelo fato de ser uma guardiã da Mata Atlântica. E na Europa, os portugueses, acima de tudo, estão muito sensíveis com essa função que a Biofábrica tem e que é muito importante. Parabéns pelo trabalho”, informou.
Segundo o diretor executivo da AIPC, Eduardo Bastos, um plano está sendo estruturado para fomento do desenvolvimento regional da cacauicultura. “Viemos avaliar oportunidades para o desenvolvimento da cacauicultura na região, mas também no Brasil, e como a Câmara Setorial do Cacau e os parceiros, como AIPC, podem contribuir para o aumento da produção de muda para acelerar o adensamento da cabruca e o plantio em áreas novas na região. A gente tem um plano para aumentar em 40 mil toneladas a produção na Bahia e isso vai demandar pelo menos oito milhões de mudas nos próximos cinco anos. A gente tem desenhado esse modelo e é impossível pensar nisso sem a participação e parceria da Biofábrica. O que a gente vê claramente – não é a primeira vez que venho aqui, é o potencial incrível que essa estrutura e que as pessoas têm para servirem de exemplo”, pontuou.
Em missão pelo programa Cocoa Action, da WCF no Brasil, Pedro Ronca destacou o interesse da instituição em realizar parceria para melhorar a produtividade do cacau na Bahia. “Estamos iniciando a Cocoa Action no Brasil, uma iniciativa público-privada, e buscando parcerias. Estive na Biofábrica no ano passado e fiquei bastante impressionado com a estrutura e com o trabalho que vem sendo realizado. A gente vê a Biofábrica como parceira para construir as soluções que a cadeia do cacau precisa. É de grande interesse ver essa possibilidade, porque sem dúvida muda, densidade de planta e plantio de stand nas lavouras são temas centrais para melhorar a produtividade do cacau na Bahia”, concluiu.

Mariana Ferreira
ASCOM/IBC
DRT 4471

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado