sábado, 18 de novembro de 2017

CARAÍBAS - FAMÍLIAS DA COMUNIDADE ZÉ MARQUES SOFREM PELA FALTA D'ÁGUA! PORQUE, UMA DAS FAMÍLIAS, ESPECIFICAMENTE A FAMÍLIA TINHA CEDIDO ÁREA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM PELA CAR-BA, DEPOIS DE MAIS DE 10 ANOS, SEGUNDO INFORMAM OS ASSOCIADOS, A REFERIDA CERCOU A BARRAGEM TOMANDO AS TERRAS DE VOLTA COM A BARRAGEM PRONTA, APROPRIANDO-SE DE UMA BENFEITORIA FEITA COM DINHEIRO PÚBLICO A ATENDER 22 FAMÍLIAS!


As famílias da Comunidade do Povoado José Marques, região da foto de satélite acima, foto certamente feita a algum tempo atrás, estão passando uma necessidade que já havia sido superada! No enfrentamento da Seca que é Normal na Caatinga, todos os anos, há 18 anos atrás, a Comunidade se organizou em Associação e Instituíram uma Associação - Associação do José Marques. Assim como muitas outras Associações representativas de Comunidades Assemelhadas, a Comunidade do Povoado de José Marques, recebeu uma Barragem da CAR-BA, via do Pró Gavião que foi instalada em 2002 - Barragem da foto acima!

A Barragem vinha atendendo a mais das 22 famílias do entorno, inclusive as famílias proprietárias das terras onde foi construída a barragem e respectivas instalações. Tudo feito com seus consentimentos, mas, segundo informam os moradores da Comunidade, passados mais de 10 anos, as duas famílias proprietárias das terras resolveram voltar atrás, cercaram as terras com a barragem dentro e colocaram Gado usufruindo destas terras.

Os moradores estão indignados, pois não esperavam esta atitude que deixou 20 famílias sem a água conforme fora o combinado. Em um mundo que caminha para a falta d'água, uma família que já estava resolvida em comunidade, resolve fazer um revés! Um Revés Anti Social, uma Conselheira Tutelar que deveria Zelar pela vida social, afinal foi eleita para tal função de importância social, e parte para esse Revés lamentável! O Assunto está em Juízo, mas que já correram pelo menos uns 3 a 4 anos, mas as secas que a comunidade passou são perdas irreparáveis e imensuráveis! Quem vai reparar o ônus desse tempo que passou nas dificuldades e que pode ainda perdurar até que o Excelentíssimo Juiz DECIDA sobre a questão! Uma Conselheira Tutelar!!!

Fiz o vídeo a seguir, que inicia falando do Rio de Contas na parte mais caudalosa do Rio, na sua foz em Itacaré, contrastando violentamente com o mesmo Rio de Contas SECO em Sussuarana, Distrito de Tanhaçu! Afinal, é com a estupidez desse contraste, que RETRATO o como as famílias ficaram com a atitude inexplicável e desleal por parte das famílias que cercaram a barragem.


O que será mais seco? A barragem? As Caixas da Comunidade? A atitude? Será a seca de humanidade para com o próximo? 

Fato é que existem 20 famílias que se sentem traídas! Será possível rever atitudes, afinal o Natal está chegando?! Esperemos que a situação se resolva da melhor forma possível, porque a Comunidade do Zé Marques é Pacífica, mas não é boba!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado