domingo, 15 de outubro de 2017

PROFESSORANDO: CAETANOS - CARAÍBAS - LINDO HORIZONTE - BARRA NOVA - ITACARÉ, DO MÉDIO GAVIÃO À FOZ DO RIO DE CONTAS EM ITACARÉ, COMO PROFESSOR ENTENDO QUE MUDEI ALGUMA COISINHA AQUI E ALI, NO MÍNIMO ESTIVE JUNTO APOIANDO E INCENTIVANDO O QUE MELHORARÁ O FUTURO - UMBU PARA REFLORESTAR A CAATINGA, MUITA ATITUDE E LULA PARA SALVAR O PAÍS!

Vejam o Vídeo do Prefeito Paulo Reis de Caetanos, via do link abaixo, no Facebook, que verão como me senti realizado em minhas incursões como Professor na Caatinga! Caetanos parecia difícil, alguns Professores, porque não são todos Professores que mereçam reverência não, havia um Professor em 2008 que enfiava atestado médico e só aparecia de 15 em 15 dias com os atestados para falar com a turma que Caetanos era o fim do mundo, que a caatinga era um local impróprio para as pessoas viverem, ou seja, jogava Caetanos para baixo! Eu, que nunca me formei Professor, confiei mais em Caetanos que esse Professor, e hoje me sinto realizado ao ouvir no Facebook as Palavras do meu ex-aluno de Caetanos, o Prefeito Paulo Reis! Vejam a fala dele no Face via do link a seguir:



CONTRARIANDO A FALA DO PROFESSOR, A CAATINGA TEM JEITO SIM, PODE SER PRODUTIVA SIM, VIA DA FRUTICULTURA DE SEQUEIRO, VIA DA PRODUÇÃO DO UMBU GIGANTE, BASTA SEGUIR A PARCERIA COM A UESB COM O PROFESSOR EDUARDO GANEM!

UMBU GIGANTE é e será a Redenção da Caatinga junto aos demais frutos da Fruticultura de Sequeiro! O Dono desse pomar, que fica na Região da Lagoa Rica em Anagé, tem 33 pés deste Umbu, que ganhou do Pró Gavião, nessa ano aí ele iria Faturar 3000 reais, sem ter jogado nem um litro de água em sua plantação. Ele deixou lá, as mudas plantadas e eis que anos depois, sem cuidar da mesma, tem seu pomar produzindo, mas não ensinaram ele a fazer como o Professor Eduardo Ganem da UESB está fazendo!
Professor Eduardo Ganem ensina passo a passo a produzir mudas clonadas de Umbu Gigante!
Sua equipe ele leva alunos da UESB que põem a mão na massa!
 Daí em diante é trabalhar dentro da técnica - TRABALHO ORGANIZADO!
Coletivamente é possível desenvolver um viveiro de mudas dentro de uma Associação, e aprendendo, cada um pode ter seu próprio viveiro em sua propriedade - esse momento é uma parte saudável da palavra COLETIVAMENTE, o ALMOÇO JUNTO AOS COMPANHEIROS CONTANDO CAUSOS! BOM DE MAIS!
 No mais, é trabalhar...
...e trabalhar, porque o sucesso virá com a dedicação e trabalho!
Adenilso Costa, Grande Secretário de Agricultura que plantou e ensinou ao caatingueiro a possibilidade de que a Caatinga pode ser Produtiva de Forma Organizada!
Professor Eduardo Ganem - esse é o Cara! 
Parabéns Professor!

O BRASIL, VIA DA INTERNET ESTÁ MAIS LEGÍVEL, DE UM LADO A CORTE QUE ANTES ERA PORTUGUESA, AGORA APENAS CORTE BURGUESA, ESTÁ DESPIDA, ESTÁ NUA, E ESCANCARA O QUE É E QUE JAMAIS DEIXARÁ DE SER, CORRUPTA, ESBANJADORA E VIVE DE SANGRAR O POVO! E, ESTÁ BEM CLARO QUEM REPRESENTA ESTA CORTE NO PANORAMA ADMINISTRATIVO NACIONAL - ESSES 51 MILHÕES DEIXAM DE FORMA INSOFISMÁVEL O QUANTO SE PAGAM AOS POLÍTICOS, QUANTO É O CUSTO DA MÁQUINA, E QUEM PAGOU DEVE ESTAR GANHANDO MUITO PARA DESEMBOLSAR ESTAS QUANTIAS ESTRATOSFÉRICAS QUE AFRONTAM O JUÍZO!

 AS DECISÕES TENDENCIOSAS DOS TRIBUNAIS, DEMONSTRAM QUE HÁ UMA COOPERAÇÃO ENTRE OS PODERES - O PAÍS ESTÁ SOLTO NAS PIORES MÃOS!

FAMILIARES DE JUÍZES ENVOLVIDOS COM CRIMES TENDO REGALIAS, SENDO SOLTOS, NA MAIOR DESCARATEZ - ABSOLUTAMENTE NINGUÉM FAZ NADA!

QUANTO REALMENTE ESTÁ CUSTANDO TUDO ISSO, POIS AS QUANTIAS ASSUSTADORAS SÓ AUMENTAM?!?!?!








Acusam o PT de ter trazido Temer ao Governo - Temer, Geddel, FHC e Aécio já estavam no Poder, já preexistiam!

Como vocês acham que Fernando Henrique comprou um Apartamento em París??? A diferença é que o PT investiu em concursos, na transparência, na controladoria e aí foi-se investigando e foi aparecendo as coisas!

TEMER E A CORJA DE DIREITA CONSTITUÍAM O PODER!

Para o PT chegar no Governo teve que fazer coligações, aí veio toda essa corja! Não aliou com o PSDB, porque o PSDB estava no Poder e perdeu o Poder para Lula, Graças as coligações. Infelizmente esse era o Jogo para se chegar ao PODER! Aliás, o Jogo quem comanda, nem é essa Corja, mas quem paga eles para assim agirem.

Para acessar o Poder e colocar o Projeto Petista para fazer as melhorias para o POVO BRASILEIRO, tiveram que se coligar ao PMDB, PP, entre outros, que lideram quantitativamente a lista de denunciados e comprovadamente envolvidos na Lavajato!

O Sistema Administrativo solto e sem transparência que havia antes, favorecia o mando e desmando empresarial sobre a política! A Caminhada do PT na oposição até 2002, o partido se especializou no que faria se estivesse no poder, aí foi construído o jeito petista de Governar!

JEITO PETISTA DE ADMINISTRAR PERMITE A TRANSPARÊNCIA E OS RECURSOS CHEGAM A QUEM DE DIREITO PELO DIREITO DE RECEBER E NÃO VIA DE CHANTAGEM POLÍTICA DE BARGANHA!!!


O PT incrementou a Polícia Federal e dotou a administração pública de Sistemas Administrativos que facultavam a transparência, tudo "on line", Sistemas Administrativos onde as verbas públicas chegam a base sem passar pelas mãos de políticos interesseiros que manipulavam! Esse Sistema é que gerou inconformismo político, porque retirou dos Vampiros Políticos, a ferramenta que tinham de sangrar seus currais eleitorais!

Enquanto o PT foi oposição, do Regime Militar ao Tucanismo de DIREITA, o Grupo Petista se especializou no que poderia fazer melhor. Formou dentro do PT um Grupo Intelectual com propostas modernas para modernizar a Administração Pública no País. O PT se preparou para fazer melhor - foram propostas modernas. Propostas equivalentes ao que se faz na Europa!

Temer é tão vagabundo que além de incompetente e ILEGÍTIMO, foi denunciado com PROVAS ROBUSTAS! Se livrou com o voto comprado, comprado com dinheiro público, com o voto da mesma QUADRILHA QUE CASSOU DILMA!

Respeitem o PT, o PT acessou a Governabilidade via da democracia e de Propostas Melhores ao POVO! E, fez de fato mudanças melhores, por isso foi acolhido pela população Brasileira.

Os Sistemas Administrativos implantados pelo PT, ou Sistema de Gestão Petista, que muitos políticos de Direita chamam de Sistema que ENGESSA O PODER, é que descortinou as manobras políticas. O Sistema gera transparência, e a transparência permite fiscalizar - político de Direita detesta fiscalização!

Temer trouxe o antigo Sistema de forma mais feroz do que havia, ele comprou o Congresso com emendas parlamentares, emendas são justamente a volta ao passado! O Sistema Corrupto da Direita voltou GULOSA e cassando os direitos trabalhistas e previdenciários do CIDADÃO DE BEM QUE TRABALHA!

Quem realmente são os vagabundos? Tem empresário bancando Vagabundo de Terno e Gravata?

Falavam que o dinheiro público estava bancando vagabundos com o Bolsa Família - quem são mesmos os vagabundos? Temer comprou um cambada com bilhões, e na cara mais lavada, com PROVAS ROBUSTAS, para livrar a própria cara de LADRÃO QUE ELE É!!!

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É ADMINISTRAR PELO BEM DE TODOS, PRINCIPALMENTE, FORTALECENDO O POVO, PORQUE FORTALECENDO A BASE DA SOCIEDADE, CONSEQUENTEMENTE O TODO FICARÁ FORTALECIDO! GESTÃO PETISTA É GESTÃO DE PONTA!

Sempre Procurei ser coerente no posicionamento Político - por isso não passo vergonha Política!

Já falei dessa mesa redonda aí, em postagens anteriores, essa foto aí é de Dezembro de 2013! Vereador Flávio Meira do PT de Caraíbas, Nonô (Waldenor Pereira) Deputado Federal, Zé (José Raimundo) Deputado Estadual e Nilson (Adenilson Costa) na época Presidente do PT de Caraíbas e Secretário de Agricultura de Caraíbas - 1º Atuante Secretário de Agricultura - Caraíbas não conhecia o que é um Secretário de Agricultura até surgir o Prefeito Luizinho que nomeou o Companheiro Adenilson Costa dos Santos!

Povo de Itacaré, olhem com quem encontrei em Salvador em 2013, quando Rui Costa era Pré-Candidato!

Olhem a Companheira Joselita, atual Secretária de Educação de Itacaré com a Comitiva do PT de Itacaré!
________________________________________________________________________________________

VAMOS FALAR DE GESTÃO MUNICIPAL EM SINTONIA COM O PAÍS


O FIM DE UMA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E O INÍCIO DE OUTRA, EM MUNICÍPIOS PEQUENOS COMO CARAÍBAS, A EXEMPLO DESSES TRÊS MANDATOS, DOIS ÚLTIMOS E O QUE INICIA EM CARAÍBAS, REVELAM QUE MUITO ALÉM DO DISCURSO POLÍTICO, ESTÁ A NECESSIDADE DO COMPROMISSO COM A ADMINISTRAÇÃO - OS PODERES POLÍTICOS NÃO PRIMAM PELA RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E LESAM FINANCEIRAMENTE A VIDA DAS PESSOAS FÍSICAS E AS PESSOAS JURÍDICAS DA INICIATIVA PRIVADA! FULMINAM A VIDA FINANCEIRA DAS PESSOAS E DO COMÉRCIO, DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE! O TCM COBRA, MAS NÃO QUITA COM CREDORES, PELO MENOS NÃO QUITAM COM OS CONTRATADOS, FICA TUDO POR ISSO MESMO, PARECE QUE OS CONTRATADOS ESTAVAM GANHANDO NÃO SALÁRIO, MAS UMA AJUDAZINHA FILANTRÓPICA!

O NÚMERO 1 DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DEVE 
ENTENDER QUE ELE NÃO IRÁ ADMINISTRAR SÓ, TEM QUE POSSUIR EQUIPE, PORQUE POPULARIDADE É UMA COISA, E, COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GARANTIRÁ O SUCESSO OU NÃO, ou seja, ADMINISTRAR É SERIEDADE, É RESPEITAR SERVIDORES E O POVO!

A Caraíbas de hoje conheceu a Gestão de Norma e de Luiz; Norma tinha assessoria de Ricardo Amorim entre outros de de Barra do Choça, tais como Irenilson, que sabem e conseguiram trabalhar com os Recursos Oferecidos pelos Governos Petista de Lula e da Presidente Dilma, resultado foi:

 esse monte de ônibus amarelos, as Quadras Cobertas, as Creches




 e iria trazer Três Escolas Novas junto ao FNDE, já estavam aprovadas, ao final de 2012.

(Uma de 10 Salas na sede, uma de 6 Salas na Vila Mariana e uma de 2 salas na Taboa dos Alves - nesse Padrão do FNDE)

RICARDO AMORIM CONTAVA COM UM PROJETO FEDERAL DO GOVERNO PETISTA - HOJE NÃO PODE CONTAR MAIS COM LULA E DILMA!

Informei isso a Luiz, mostrei a documentação do que viria para Caraíbas, sabia que o canal seria a contratação da Assessoria de Ricardo Amorim, falei: "Luiz é por aí moço, são só R$ 1.300,00 por mês para ter a assessoria de Ricardo e Irenilson, mas Luiz tinha outros planos!"

Mesmo assim, Caraíbas recebeu muitos benefícios no Governo de Luizinho, oriundos do Governo Petista de Dilma:








Ricardo Amorim foi candidato a Vice na Chapa apoiada por Oberdam em Barra do Choça, mas igual aconteceu em Conquista, o Povo enjoou de Oberdam, aí ocorreu a mudança e Barra do Choça perdeu a Pujança de Profissionalismo de Ricardo.

A Administração está fazendo o correto, mas o POVO enjoa e dá ouvidos àqueles que ficam igual GUSMÃO FICAVA LÁ NA RÁDIO CLUBE DE CONQUISTA, blá, blá e blá, resultado, nada! Vamos ver o que vai surgir lá na Barra do Choça!

Falando em Pujança é isso o que o Brasileiro teve com Lula e Dilma: Bolsa Família sem perseguições, Minha Casa Minha Vida, Brasil Carinhoso... Temer está aos poucos acabando com tudo isso e retirando o que tínhamos de Direitos Trabalhistas e Previdenciários.

Norma, Lourival e Jones são perseguidores, são perversos, isso ficou bem claro com o Retorno de Jones. Ainda que ele tenha RICARDO AMORIM como Secretário, que vamos respeitar, é um excelente Profissional, o Número 1, que é Jones, ou Norma, ou Lourival, são profundamente desumanos e perversos na perseguição política. Totalmente ao contrário de Luizinho e Renatinho, ou Nilson do PT, ou Adair do PT, ou Flávio Meira também do PT, que todos viram, sempre são excelentes pessoas e tratam todos com respeito e URBANIDADE, além, é claro, do compromisso para com a coisa pública, sempre com humildade e presença diária!

Herzem Gusmão, outro exemplo complicado, achou que seus discursos inflamados, barulhentos nos Microfones da Rádio Clube de Vitória da Conquista, se reverteriam em uma Administração de Ponta, mas o que ficou PATENTE e está ABSOLUTAMENTE CLARO, é que não passa, QUE É BARULHO, BARULHO PIROTÉCNICO, para não falar que não passa, na realidade, de Barulho de Escapamento de Gases Gástricos. Não possui equipe, apenas um monte de abestados incompetentes, muitos de Gestões Passadas, que não possuem o mínimo de traquejo administrativo, pessoas que ficavam nas esquinas barulhando de inveja do Sucesso Administrativo que Foi o PT em Vitória da Conquista e no Brasil, em uma incansável obsessão antipetista. Não sabiam o que, nem argumento tinham, apenas e unicamente antipetistas! Vitória da Conquista, podemos chamar de Derrota do Anti-Petismo - tudo não passou disso! Uma turma incompetente, que ficavam resmungando aqui e ali contra o PT, pois queriam voltar, e voltaram, mas como no Governo Federal, voltaram pra quê? Tudo ficou muito pior do que era antes, seja em Conquista, seja no Brasil.

Não possuíam propostas, apenas o anti-petismo, ficavam ruminando o anti-petismo nas esquinas, mas não tinham proposta para fazer melhor.

A Direita sempre ficou na obsessão ao Poder sem contudo apresentar proposta melhor, apenas ficaram, reclamando e reclamando. Não aceitavam pobre dividindo acento no avião e vaga nas universidades - pura dor de corno! Não possuem proposta que supere. 

NÃO ACEITAM O POBRE E ATÉ BAJULAM GEDDEL, TEMER E AÉCIO - COMPROVADAMENTE BANDIDOS COM PROVAS ROBUSTAS!!!

E o discurso obsessivo sempre foi o mesmo, que o PT trouxe o comunismo, mas o PT apenas trouxe a Prática que se faz na Europa, como na França - se falam tanto esnobando a França e não querem viver a França aqui no Brasil!

Nós Brasileiros perdemos direitos históricos! Aqueles 40% sobre o FGTS que o Caraibense contava sempre nos acertos trabalhistas em São Paulo para voltar de carro e investir em Caraíbas - ACABOU MEU VELHO! 

SIM, SIM, ACABOU, AQUELE NEGÓCIO DE TRABALHAR PACAS POR DOIS ANOS E VOLTAR CHEIO DA GRANA - TEMER E SEUS LARÁPIOS CONCLUÍRAM QUE VOCÊS ESTAVAM GANHANDO MUITO!

E, saibam que ARTUR MAIA tem profunda culpa nisso, e ZÉ ROCHA, que é o tipo de político flutuante! E, certamente vai dar aval a Temer nessa arruaça de Destruição dos Direitos Celetistas e Previdenciários - ABSURDO!

Zé Rocha estava aí com Temer, e no dia 9 de outubro com Rui Costa em Itabuna, quando Rui Costa assinou a Ordem de Serviço da Duplicação da Rodovia Itabuna Ilhéus - O Rui Costa Garante esta Rodovia e o PT faz mesmo!

Preocupado, Gusmão e Temer, dias depois afirmam que vão duplicar a Rio Bahia, coisa que Dilma já havia anunciado. E, se não fosse o Golpe já estaria em plena execussão, mas Temer... Temer não dá conta nem dele!

Na cangaia de Zé Rocha está o Prefeito de Caraíbas! É como se o Prefeito de Caraíbas, junto a Zé Rocha estivessem, e na realidade estão, apoiando Temer em suas demandas contra o POVO TRABALHADOR! Contra você, nordestino de São Paulo!

Iguais, são apenas iguais - apenas isso! Temer na perseguição aos trabalhadores e aos pobres, Jones nas chicotadas e perseguições aos seus antipatizados, são coerentes!

Política tem que haver coerência com quem você trabalha, essa flutuação, daqui para lá e de lá para cá, não dá para confiar. Zé Rocha não apoiou o Golpe contra Dilma, está indo a Temer e votou a favor de Temer, mesmo sabendo o que todos sabem sobre o Envolvimento Comprovado em escândalo de Corrupção por temer - totalmente incoerente, E TODO MUNDO SABE QUE ZÉ ROCHA, JONES, LOURIVAL, NORMA, CLÓVIS FERRAZ e muitos outros são contra Lula, Dilma e contra o PT, todos gostam de Grana Fácil e farta, ninguém gosta de trabalhar com Projetos igual o PT trabalha - falam que a forma do PT trabalhar, ENGESSA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA! Ninguém de Direita gosta de prestar contas do que gastou e do como gastou, diferente do PT que priva pela Transparência.

Na realidade, os iguais, são apenas iguais, não há o que se discutir mesmo!

Este perdão de Dívida, podem ter certeza, aí tem maracutaia! Possivelmente o propinoduto funcionou!!!

Tudo isso que está acontecendo no Brasil é em função da transparência implantada por Lula e Dilma, antigamente ficava tudo escondido, na moita, e o Sistema Administrativo Petista fez com esse tipo de atitude não ficasse na moita - Se o Governo Temer está perdoando dívidas de empresários, certamente é com medo, extremo medo das delações que abalaram o Governo dele, TEMER, e continuam se avolumando via desses outros empresários que estão com as Dívidas sendo Perdoadas - PODEM TER CERTEZA, ESSE PERDÃO DE DÍVIDAS AÍ NÃO É DE GRAÇA NÃO! Temer que sofreu com Joesley da JBS, certamente não quer passar por outra situação assemelhada!!!

No entanto, a Grande Diferença, está em acompanhar políticos dentro de uma coerência, LULA JÁ PROVOU QUE É BOM E QUE RESOLVE! E, se tem alguém capaz de consertar tudo que está ruim para os brasileiros de maneira geral, esse alguém se chama: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA!



Olha que diferença, olha onde Waldenor estava, com Lula e principalmente com o POVÃO! Isso é COERÊNCIA!

As maiores verbas que vem para os municípios são para a educação, vamos falar de educação então - falam muito em educação de qualidade! O que se pode falar em educação de qualidade?

As verbas da Educação bancam muitas Prefeituras por aí - até tem Prefeito que curte carro de Luxo às custas de verbas da Educação!
________________________________________________________________________________________
VAMOS FALAR DA EDUCAÇÃO PÚBLICA MAIOR VERBA QUE VEM PARA CIDADE
________________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO DEVE TRANSMITIR VALORES A PARTIR DE ATITUDES EXEMPLARES, DEVE ACIMA DE TUDO FORMAR CIDADÃOS TRANQUILOS E SENHORES DE SUAS VIDAS - O EDUCADOR DEVE TER PAZ E MULTIPLICAR ESSA PAZ, DE FORMA COERENTE, TRANQUILA E DE BEM COM A VIDA!

Sob essa ótica que a Gestão da Educação deveria permear e conduzir seu trabalho e o perfil do quadro de educadores...

QUANDO A EDUCAÇÃO NÃO É LIBERTADORA, O SONHO DO OPRIMIDO É SER OPRESSOR! Paulo Freire

O que dizem? Que não brigo, que não sou linha dura, ... deveriam ler primeiro Paulo Freire!

Como enfrentar alunos indisciplinados? Cada um enfrenta a seu jeito, eu procuro estudar a situação, aprender quem é quem, dar bom exemplo de ser educado, pois quem educado deve, acima de tudo, mostrar que recebeu boa educação!

Gradativamente, os alunos perceberão quem é quem, e que estou ali para ajudá-los.

Temos que agradecer por termos salas cheias, do jeito que vieram, para passar por nós e melhorá-los, para que saiam melhor do que chegaram - temos que transformar o mundo por eles! Ainda bem que eles vieram e que são nossos alunos.

Reclamar que deveriam ter trago educação de casa é sair pela tangente e caçar briga com a família. Quem somos nós para irmos resolver os problemas familiares que não são poucos, mas podemos redirecionar seus filhos a tornar pessoas melhores, a se tornarem cidadãos aptos a se apropriarem de um destino melhor!

Não me envergonho de ser calmo, porque vi muita gente Brava e até Estúpida na educação em atitudes opressoras, ou seja, perdidos e distantes da educação, distantes de Paulo Freire, deveriam ir trabalhar na polícia! Também não é deixar a coisa solta, mas tratar cada caso a cada caso.

O Centro Educacional de Itacaré, possui o Serviço de Orientação Educacional - SOE para justamente tratar, entre quatro paredes, alunos que precisam de orientação por questões de indisciplina. Tem alunos que não querem de forma alguma respeitar o ambiente escolar, e para casos extremos, existem ações legalmente extremas - são casos isolados!

No meu primeiro dia de aula em uma turma, procuro conhecer cada aluno naquele momento inicial, e pergunto a cada um: qual seu nome, onde mora e o que pretende ser na vida. Em Itacaré, ocorreu que um aluno falou abertamente que queria ser "Matador de Aluguel!"

Um dos problemas sociais de Itacaré, é que dois bairros se alto conclamaram como sendo FAVELAS, e neles, em cada um, já surgiu um chefe de comando! O fato de possuírem casas irregulares não lhes auferiria a distinção de favela, na Itália tem vários bairros assim, mas não possuem a denominação favela. Na realidade estão cooptando essa problemática social, porque favela é na realidade algo descontrolado, que não é o caso, pois bastou o Prefeito Antônio Mário fazer duas pontes e instalar um Posto da Polícia Militar e liquidou o que seria favela.

Se formos valorizar alunos que falam que querem ser matadores de aluguel, que ameaçam matar, estamos dando na realidade, assimilando algo que ainda não existe, mas que poderemos, com exemplos, e outras atividades, dar novos rumos. Nesse sentido, destaco o trabalho da Associação de Canoagem e dos Grupos de Capoeira!

Temos que convencer ao aluno a se dedicar, não há uma regra geral de tratamento - desrespeitar o aluno acaba fazendo com que ele desista da escola e não é o correto. Não é para isso que existe a educação!

A Educação é para direcionar cidadãos a viver em nossa sociedade, não exatamente em padrões pré-definidos, mas que sigam suas vidas com base no respeito, na urbanidade, na paz e na harmonia!

Em Caraíbas um Diretor, no passado, fez com que um aluno desistisse de estudar pois exigia que o aluno tirasse o Boné, sendo que o Boné fazia com ele se sentisse melhor diante dos colegas, porque tinha vergonha de seu cabelo - resultado, abandonou a escola! Equivalentes a esse, tiveram muitos casos! 

Por problemas banais, de falta de compreensão de "educadores", muitos alunos abandonaram precocemente a escola - isso não poderia ter acontecido! Uma nação só se solidifica como Nação com base na formação educacional de seus cidadãos! A Coréia do Sul é exemplo disso!


Terminei meu mandato de Diretor respeitando o espaço escolar - Jamais discuti e jamais discutirei minhas interpretações políticas no uso de meu domínio profissional na escola. Faço aqui no blog baseado em fatos, quando não posso fazê-lo diretamente.


O Vereador Carlos foi boca aberta, em 2016, para falar dos Professores que faltaram, por motivo justo junto a Justiça Eleitoral, e o tal Vereador, junto a outros deixou a Câmara de Vereadores Vazia várias vezes! O Vereador Carlos, junto ao seu grupo faltaram aos poucos compromissos que tinham de 15 em 15 dias com a Câmara de Vereadores - Onde estava seu compromisso Vereador?! Falar dos outros Tu é bom!!!

O Vereador Antônio Carlos Lenares, no ano passado, conseguiu a façanha de atirar contra a Lei e entender que ainda está cheio de Razão. Ocorreram folgas de Professores referente aos dias trabalhados nas eleições, isso é Direito, não se trata de desídia funcional, aliás sempre ocorreu isso. A Justiça eleitoral visando prover o Processo Eleitoral de pessoas capacitadas, sempre recorre aos Servidores da Educação, logicamente esses servidores trabalham e passam a ter direito a dois dias de folga por conta de cada dia dedicado à Justiça Eleitoral. Aí sai, esse Vereador, criticando e atacando a Excelentíssima Representante do Ministério Público - queimou seu filme com a Representante do Ministério Público. No entanto, essas folgas são tiradas e o Professor deixava uma atividade que é ministrada por algum Auxiliar da Secretaria, não fica perdido o tempo do aluno.

E, 2017 começou com mais aulas vagas do que todo o mandato de Luizinho teve - não se ouviu dizer que o Vereador, hoje Vice Prefeito tenha dado seus chiliques! O Prefeito Jones foi lá na Câmara, todo nervoso, reclamar para que o deixassem trabalhar!


Esse é o Grupo Político que retoma o Poder em Caraíbas!



O que entendia estar errado na administração de Luiz o falei diretamente com ele, o Prefeito Luizinho, pois seria anti-ético estar exercendo cargo de confiança e vir aqui no blog criticar a quem confiou em mim um cargo de confiança. Ainda que tenho certeza que eu faria diferente, que Luizinho não estaria nas dificuldades que está, se eu tivesse exercido outros cargos, mas não exerci e devo, no momento, devo me limitar ao que fiz muitas vezes, ou seja me manifestei formalmente e diretamente! 

Quando, nós do PT, nos reunimos com Luizinho em 2010 para que ele fosse nosso candidato a Prefeito, não barganhamos cargos, ele ficou livre perante a nós nesse sentido, ao tomar posse ele elencou as pessoas que ao longo da vida pública dele, ele entendeu serem as melhores para ocuparem os cargos que ocuparam e lhes deu liberdade para trabalhar. Se alguém do grupo barganhou, não posso afirmar, eu não presenciei nenhuma barganha!

Sempre atuei assim, mesmo na Gestão de Lourival eu dava sugestões por escrito, como ocorreu após um mês de trabalho em Caraíbas em maio de 2001:


Nesta época eu lecionava no Jesuíno Flores, e os Professores trabalhavam arduamente e com efêmero medo de terem seus dias descontados por faltas - isso não mudou nada! Presenciei uma Professora que trabalhou com ferimento causado em um acidente com motocicletas, trabalhando com medo de ser demitida ou seu dias descontados. No meu mandato de Diretor da Escola jamais desrespeitei os Professores quanto a direitos! Tinha apenas dois anos do último concurso em 1999 e estava cheio de Professores Contratados - entre eles, estava EU!

Se vocês verem na carta, verão que sugeri a instalação de quadros brancos para as salas de aula do Jesuíno Flores lá nos idos do ano 2001. Construíram uma escola nova e não instalaram os tais quadros brancos. Aliás, o Centro Educacional Principal de Caraíbas que teve até o nome da "Primeiríssima" Dama em vida, além de não ter quadros brancos, pereceu por 10 anos sem sofrer melhoramentos. Na minha Gestão como Diretor: Colocamos o nome aprovado pela Câmara de Vereadores após o falecimento do Saudoso Professor Emanuel Coelho Ferraz no então Centro Educacional, mas dizem que voltarão com o nome Centro Educacional de Caraíbas - estranho, e são parentes do Professor Emanuel! Imaginem se não fossem parentes - será a escola uma preservação, tipo lápide futura, por quem ainda está viva?! Sinistro, cavernoso esse povo viu!



Não só mudamos o nome da escola, como instalamos os tais quadros brancos, semelhantes ao do CELEM, aparelhando didaticamente a escola, aumentamos também os muros, instalamos três aparelhos de Ar Condicionado e Cortinas Plásticas Blackout,...





...que permitiu ambiente mais agradável às atividades didáticas com vídeos e até ao Curso Superior de Pedagogia da UNEB...



A escola, todos os educadores, precisam entender, que a escola é um espaço social para formação salutar de amizades. Eu já apelidei o Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães em Caraíbas, apelidei de SHOPPING CENTER, pois funciona como se fosse, não na questão comercial, mas como ponto de encontro!

Falam muito em rolezinho, seria lúdico tratar o ambiente escolar com o mesmo nível de atratividade social - adequando tratamentos aos educandos! Não há como fugir das novidades e sim usá-las!

Há pouco tempo, observei uma educadora antiga, reclamando que os alunos de hoje, que não querem ter atenção, que não respeitam os professores como ocorria antigamente, ELA, ANTI-PETISTA QUE É, ROTULOU OS ALUNOS DE GERAÇÃO LULA!


Esta é a tal Geração Lula! Nós da Educação devemos nos orgulhar deles!


Isso porque Lula quem implantou coisas do tipo os ônibus amarelos do caminho da escola! Ampliou a oferta de vagas para atender ao que preceitua a Constituição Federal - toda criança e adolescente na escola! Pergunto - isso é ruim???






















Pensei em postar aqui tudo que fizemos, nesses 4 anos na escola, quantas coisas boas e legais com a Geração Lula!

As Caixa Acústicas que já haviam, afixamos no Pátio Coberto para servir de comunicação aos alunos, uso em eventos e até Rádio Escola igual ao CELEM, pois instalamos a mesa de Controle de Som na Secretaria. Se observarem na parede do fundo do Pátio, tem instalado um telão e pretendíamos deixar um Data show fixo no teto para TV Escola, mas infelizmente as verbas deixaram de vir em 2014.



Criança e Adolescente nessa faixa etária do ensino fundamental, faixa etária da rebeldia, quebram mesmo, quebram vidraças, batem as portas, muita revolta difícil de compreender!

Também é complicado de debater sobre isso, quem é quem, pois a sociedade não colabora, basta pegarmos Caraíbas, como exemplo - cidadãos de bem, não fecham a cara para pedir que lhes deem móveis usados, carteiras de sala de aula para usarem, não possuem a menor cerimônia em pedir, quando não profanam, é difícil ter uma casa em Caraíbas que não tenha uma peça que veio do mobiliário escolar!

Já teve casos de eu ir buscar material esportivo que compramos, e o motorista praticamente me exigir que eu desse pelo menos uma bola para ele dar ao filho - esse tipo de abordagem é comum quando se lida com a coisa pública, infelizmente!!!

Sim, muita gente carente, as vezes ganharam ao longo dos anos, móveis quebrados ou depreciados! No entanto uma quantidade razoável não ocorreu dessa forma salutar. Então fica difícil debater ética com todos!



Haviam 99 cadeiras plásticas e aí tivemos a ideia de comprar mesas plásticas para possibilitar um ambiente e condições mais agradáveis para os alunos merendarem. Infelizmente não resistiram ao uso pelos alunos e sociedade, foram frágeis, mas serviram muito bem enquanto duraram.

Administrativamente, fizemos algumas melhorias:



Melhoramos o arquivamento para facilitar o manuseio das pastas dos alunos.





Adquirimos esses dois equipamentos, que são simples, mas muito úteis didaticamente, uma guilhotina de cortar papel e uma máquina de encadernar apostilas, além de impressoras de melhor porte de Jato de Tinta Recarregável, de impressão colorida, uma delas capaz de imprimir cartazes em tamanho A3. Colocamos quadro de chaves para tentar organizar as chaves que não é fácil em se tratando de muitos servidores acessando as mesmas.


Muitos criticaram o fechamento dos COMUNGOLs dos muros e o aumento dos mesmos, mas foram muito úteis e deram maior privacidade aos alunos, principalmente na prática de Educação Física.

Sim, lastimo a não cobertura da quadra e principalmente na não instalação dos alambrados para evitar que as bolas caiam nas propriedade privadas vizinhas. Isso sempre causou transtornos, aliás muito transtornos. O Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz era e é a que mais carecia e ainda carece de alambrado, infelizmente isso não ocorreu. No entanto, a escola ficou 10 anos e mais quatro sem esses alambrados. O Ideal Mesmo é a Quadra Coberta. Teve alguém que veio me falar, seu eu colocar alambrado na sua escola, quantos votos você me arruma?! Nem respondi!!! Complicado discutir ética!!!

De qualquer forma, depois de 10 anos na mesmice, demos uma repaginada no Centro Educacional, que de Direito, respeitando a Lei, sem fazer política a ninguém, demos o nome do Saudoso Professor Emanuel. E, jamais fizemos politica, nem com o nome da escola e tão pouco no exercício de nosso trabalho. Um Professor desavisado, que fez política lá, dentro de sala de aula, acabou remanejado!

Pois então, fiz tudo isso, e só viram as portas danificadas, pelo entra e sai de alunos adolescentes do Fundamental II, portas piores eu encontrei em Janeiro de 2013, mas isso, isso é passado!

Ser Diretor não foi uma boa experiência, nem financeira e nem como bagagem profissional. Pelo contrário foi complicado, no Primeiro ano foi ótimo, tanto que fizemos e melhoramos muito a escola. No Segundo ano, em 2014, meus superiores hierárquicos mandou-me e-mail afirmando que entraria uma boa verba, algo em torno de 85.000,00 e outras de 50.000,00 , e esse dinheiro dado como certo não apareceu nas contas e isso causou transtorno financeiro a escola! As contas da Educação, FNDE, são interligadas entre todas as escolas do município e a Secretaria de Educação - se alguma falhar, complica a vida financeira de todas! Não sabemos o que ocorreu, mas as verbas não vieram e a escola que vinha melhorando, ficou estagnada de 2014 até 2016! Já pensou se todas as verbas estivessem vindo corretamente, era capaz de ter colocado ar condicionado em todas as salas! Me seguraram na verba!


POSICIONAMENTO POLÍTICO - PAPO RETO!


Na discussão sobre a candidatura de Renatinho, o posicionamento do PT ao nome de Renatinho, também foi sem exigências de cargos, apenas conjugamos política e capacidade de gestão. Jamais faríamos composição com o passado, no máximo, se a decisão da maioria prevalecesse, apoiaríamos o nome de Luizinho para reeleição com um nome de um Petista para compor na vice dele, nesse caso queríamos também que fosse refeito a composição administrativa.


VAMOS FALAR EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NUM PAPO RETO!


Símbolo criado por um Aluno!

A Educação para mim é Sagrada, trabalha-se na escola a formação de pessoas para o futuro e respeitando a individualidade de cada uma dessas pessoas, dos valores de cada uma e nesse contexto o debate ético é louvável.

Não se enganem, tudo que ocorre na escola, chega ao diz--que-me-diz nas ruas. Sobre o dinheiro acima, muitas vezes, justifiquei aos alunos que o Prefeito estava bancando a escola com Recursos Próprios. Isto é, com recursos de sua administração para suprir o dinheiro que não estava vindo para a escola pelo FNDE. Jamais falamos que o Prefeito estava bancando a escola com dinheiro do próprio bolso, igual entendeu algum Pai de Aluno na postagem que fez nas redes sociais. Falamos que o Prefeito estava dando recursos para escola retirando de outra conta da educação mesmo!

Parte da manifestação de um Pai de aluno nas páginas sociais no final do ano letivo de 2016, ficou notório que alguns Professores manifestam aos alunos, diretamente, suas insatisfações manipulando a consciência dos alunos e indiretamente a dos pais. Ora, se os alunos interpretam errado o que a direção afirma, o que não farão com a fala do professor. Alguns Professores ameaçaram reter as notas dos alunos para forçar acerto de salários e a Direção da Escola foi contrária a isso por ser ilegal, o aluno não pode, de forma alguma, ser usado como refém.

Então falar que a educação desse ou daquele Prefeito é boa ou ruim, que essa é melhor ou pior é muito relativo. Quem está aprendendo, pode até acreditar no seu educador, mas educação de qualidade depende principalmente da segurança do educador de poder falar com sentimento real a verdade.

Falam-se muito em Educação de Qualidade, Professor com a devida licenciatura para exercer a respectiva licenciatura - ninguém discorda disso, pessoalmente eu não discordo. No entanto, tem que haver além da formação, logicamente a habilidade e capacidade técnica para tanto - isso só é garantido, teoricamente e tecnicamente via de concurso público. Se a maioria dos Professores não é concursada, qualidade da educação fica comprometida!

Falei "teoricamente", porque já ouvi falarem de professor concursado do estado da Bahia, que não foi em Caraíbas, Professor concursado prender aluna em sala de aula por intenções românticas contra a vontade da mesma - então, concurso não garante totalmente, nem a qualidade e nem idoneidade! Loucos estão soltos fazendo-se de santos!

A realidade é que Caraíbas precisa de Concurso Público, onde através de seleção específica se buscará profissionais realmente capacitados. Sem concurso, dificilmente conseguirá atrair Profissionais realmente preparados para se falar em Educação de Qualidade

São pouquíssimos Professores Concursados em Caraíbas para estarem ocupando cargos que realmente concorreram para exercer na educação. Tem Professor "concursado", dando aula sem saber gramática, cometendo erros absurdos nas redes sociais e ainda ficam com raiva quando são corrigidos - vergonhoso para Caraíbas!

Muitos concursados na educação entraram via concurso para outras áreas e que estão lecionando por terem feito cursos superior na educação, e passaram a partir de então a ocupar cargos de Professor na educação, mas na realidade existem vacância reais em muitos cargos de Professor. Muitos estão ocupando Cargo de Professor Ilegitimamente, mesmo sendo concursados!

Eu, por exemplo, estou na educação desde 2000, por possuir Formação Superior em Administração de Empresas. Desde 2000 venho trabalhando como Professor de Matemática, Ciências, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 

Não sou concursado e nem licenciado, mas estou na educação desde o ano 2000, muitos Professores Formados de hoje, foram meus alunos, como Engenheiros Agrônomos, Zootecnistas e até Engenheiros Civis - minha não licenciatura não atrapalhou caminho de ninguém, talvez até ajudou, porque sempre estimulei que todos poderiam chegar onde quisessem via da educação, 

Hoje possuo Formação em PEI-I e PEI-II que é uma formação pedagógica, mas não me dá licenciatura. Antes nem isso eu tinha!

Sim, concordo que desde 2000 a educação na Bahia, que não é diferente em todo o Brasil, está longe do ideal e por assim ser, sempre tive espaço para atuar, e Caraíbas não seria diferente por possuir menos bala na agulha que o Estado da Bahia para resolver o problema como se deve e carece!

Aliás, por pagar pouco e mal, Caraíbas vai continuar assim por muito tempo - O Governo Petista tentou redirecionar, mas não dependeu exclusivamente do Governo Federal!

O Governo Temer está trucidando Professores e a Educação! Nesse barulho de formatação dos direitos trabalhistas e da aposentadoria dos trabalhadores, em silêncio, Temer modificou a LDB!

Tudo de bom que o Partido dos Trabalhadores, via de Lula e Dilma, fizeram pelos Trabalhadores, principalmente pelos Trabalhadores da Educação, Temer está destruindo!

Lula fez muito e Dilma mais, mas tem que haver quem execute nas bases, principalmente nas bases municipais. E, quando falo PAGAR POUCO E MAL, sublinhando o MAL, me refiro que não são pagos os direitos previdenciários e legais - nesses 16 anos na educação, testemunhei várias prefeituras pagando incorretamente e ilegalmente o contrato de trabalho com os Professores Contratados. E, no entanto, toda a documentação para formalizar a documentação de formação educacional dos alunos tiveram como segurança a assinatura de todos os Professores Contratados e Efetivos - nós Professores Contratados asseguramos a formação dos alunos! Será que poderemos, nós contratados contar o tempo despendido a educação como tempo de serviço??? Os tribunais cobram das Prefeituras, mas não acertam nossas pendências! Se alguém contratado quiser aposentar como Professor vai ter dificuldade, que tornará impossível!

O Professor forma alunos, que vão para São Paulo depois, trabalhar, muitos até de Pedreiro ou Garson, e voltam com Carro e com dinheiro para investir em propriedades, dinheiro oriundo do tempo de serviço - os Professores Contratados que ficaram, mal possuem condições de manter as vestes, pois não logram tais direitos! E, Temer está colocando todos trabalhadores do Brasil nessa mesma condição, sem direitos!

No entanto, melhorou muito, antigamente, quando comecei a trabalhar no ano de 2000 em Caetanos e depois em Caraíbas, os professores recebiam o salário em espécie e muitas vezes via de uma fila e nas mãos do próprio prefeito. Aqui em Caraíbas quem pagava era Dona Zildi, irmã de Dona Helena. As escolas estaduais da Bahia, antes do Governo Petista, eram administradas com imposição do Prefeito, mas hoje, após vários concursos, as escolas estaduais funcionam politicamente independente das Prefeituras. Assim que deve ser, assim que é o correto e é assim que a educação caminhará rumo ao ideal!

Ser Diretor em uma escola municipal, não é muito complicado. Temos que trabalhar para que todo aluno avance e possa se tornar um cidadão emancipado preparado a tomar, da melhor forma possível, posse de seu lugar no mundo. E, no decorrer disso tudo, a vida política e social transcorre. Nos últimos seis meses de 2016, por exemplo, em que ocorreu a política, a Justiça Eleitoral utilizou um grande número de profissionais da educação para compor em cada sessão eleitoral, a função de mesários. Eles passaram por treinamento e trabalharam no dia das eleições, por tanto adquiriram o direito de folgas. Muitos questionaram essas folgas, mas foi direito dos professores.

O Povo de Caraíbas reelegeu Lourival via do filho, Lourival que responde a vários processos federais, Lourival que envolveu pessoas boas nesses processos Federais, Lourival que já teve 18 dias de prisão preventiva federal, Lourival que possui bens indisponíveis. E, mesmo assim, Caraíbas dá ouvido ainda a Lourival e o reelege via de seu filho - posso fazer o quê?!

Provado que ocorreu Improbidades Administrativas nas Gestões de Lourival à Norma ficou e até condenação em Primeira Instância ocorreu!!! Ninguém é leso que não saibam disso e que até ocorreu uma Prisão Preventiva!

Desde o início do ano de 2017 as Chicotadas já começaram, lá na Taboa dos Alves, cidadãos que há mais de 14 anos utilizavam da energia e água das Instalações Municipais de Educação e Saúde, tiveram a energia e água cortada por terem manifestado apoio a política contrária do Prefeito Eleito - isso é chicote! O Prefeito manifestou a intenção de cortar da Sala de Aula da Faculdade Pública da UNEB por ter estudantes que não votaram nele - chicote também! Luizinho não fez este tipo de perseguição política.

Luizinho recebeu a Prefeitura sem nenhuma equipamento de Terraplanagem funcionando e entregou vários equipamentos novos recebidos pelo Governo Petista. Faltando pneus? E, Jones esquece sua Genitora deixou toda a frota com pneus em precárias condições. Não tinha nada nos computadores das escolas, da saúde, do CRAS e da Administração, tudo apagado, e ele reclama o mesmo, mas do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, não apagamos arquivo algum.

Nesse primeiro mês de Governo, o tal tapete prometido, é o mesmo que Luizinho fez no início de mandato, nada de diferente. Além do chicote acima dito, teve a chicotada nos servidores públicos que haviam recebido Licença Prêmio e Jones já entrou cortando o benefício - chicotada. Isso sem falar no atraso do pagamento do servidores concursados - prometeu assiduidade e está fazendo pior!

Jones está pesando mão nos Decretos, inclusive decretou que não faria Licitação, pelo fato das condições dos veículos, pela problemática dos computadores vazios, assim os vários CONSIDERANDOS. No entanto, nada justifica não ter Licitação para pagar o Mel de Coruja nos tapas buracos e nem na Prestação de Serviço dos Tapas Buracos, não ha nenhuma situação de risco para justificar a não licitação. Isso só se justificaria em situação de calamidade pública, quando quebra uma importante ponte de acesso, quando ocorre inundações de áreas urbanas, ou seja, quando ocorre calamidades graves.

O Atraso nos salários dos efetivos foram de encontro a campanha que fizeram. E, o Show Pirotécnico do acordo com o SIND'BARRACO, contextualiza o que é a Nova História, pois apenas reescreveram os benefícios pela primeira vez concedidos aos servidores públicos de Caraíbas pela Gestão Luizinho com sustentação técnica da Professora Suleny. Trata-se de uma Gestão que, como disse, pesa na caneta dos decretos e agora, conforme os últimos editais, pesa na complexidade de seus Editais, copia Decretos, conforme copiou o Decreto Cidade Limpa de ACM Neto, mas incrementado na turbidez de um perseguidor político, e por aí vai!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado