terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CARAÍBAS 26 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA! CARAÍBAS RUMO AO CENTENÁRIO 2020, CENTENÁRIO DA PRIMEIRA FEIRA LIVRE! UMBU GIGANTE CARAÍBAS 2020!

Hoje Caraíbas comemora 26 anos de sua emancipação política. É uma data importantíssima porque foi a partir de então que a comunidade ganhou identidade administrativa e pode participar da vida brasileira de fato e de direito. De fato porque a comunidade aqui ganhou maturidade para caminhar independentemente de Condeúba e de Tremedal. De Direito porque passou a ter direito nas verbas destinadas a sistematizar o crescimento da região.

Nessa sistematização destacou-se a educação e a saúde. A Educação porque, apesar de algumas problemáticas, cristalizou-se o amadurecimento e permeou a transformação. E, a Saúde porque foi evoluindo o acesso dos cidadãos, que ficaram acolhidos e isso tende a ampliar e a melhorar.

Politicamente os cidadãos de Caraíbas estão entendendo que podem cada vez mais. Surgem então os espaços para cada um de se alocar no crescimento que em Caraíbas ainda é bem virgem. A palavra virgem está sendo usada porque em algumas áreas nada havia sendo feito e em muitas existem ainda o vazio.

Todo esse vazio poderá ser ocupado com a Sustentabilidade. E, a Sustentabilidade é o desenvolvimento natural sem agredir ao meio, ou seja, a convivência recíproca com o todo: possibilidades naturais, necessidade de produzir e desenvolvimento tecnológico específico.


Caraíbas, após a barragem construída em 1989, estruturou sua capacidade produtiva no entorno da barragem com espécies frutíferas não nativas e que necessitam de irrigação. Até aí tudo beleza, a barragem tem capacidade de irrigar, mas e se a água da barragem acabar - RISCO!?

De 2009 a 2013 a barragem quase que secou, chegou a menos de 30% de sua capacidade. Fenômeno idêntico ocorre atualmente no Sudeste Brasileiro. Em Caraíbas, muita gente perdeu lavouras inteiras de Manga. Com o Governo Petista o Dólar começou a cair e com isso a margem de lucro do mercado especulativo no comércio de magas de alguns produtores de Caraíbas caiu. O negócio de manga deixou de ser muito atrativo a quem gosta de ganhar muito gastando pouco. Para ganhar com a lavoura de manga atualmente precisa de trabalho, otimização da produção e acompanhamento de mercado para não perder dinheiro e nem prejudicar terceiros.

Em meio a Roça de Manga, fazendo sombra ao trabalho do acondicionamento de mangas para vender, está o Umbuzeiro que ali já estava antes da Lavoura de Manga.
Longe dali, no meio da caatinga, em um local bem perdido e seco, está um projeto de Umbu Gigante do Pró Gavião. São 33 Umbuzeiros que ali, como todo pé de umbu, resistindo ao semiárido bravo. Trinta e Três pés de Umbu com uns 8 anos de idade e que já estão rendendo, produção vendida antecipadamente por R$ 3.000,00.
Tecnologia em cima de tecnologia. A Tecnologia Natural que é o próprio pé de Umbu, resistente a seca com suas batatas, com a tecnologia de operar a natureza via do enxerto. Vejam o umbu enxertado no pé de seriguela. A Técnica da enxertia de plantas da mesma família sempre existiu, mas sempre esteve guardada por quem domina a técnica, guardada contra quem poderia aprender com facilidade.
O Secretário Municipal de Agricultura de Caraíbas, Sr. Adenilson Costa dos Santos e o Professor Eduardo Gemen da UESB, além de muitos outros entusiasmados, como Katia Dias Carvalho e Terêncio, estão junto da Comunidade de Santa Maria desenvolvendo o Projeto do UMBU GIGANTE em Caraíbas.
Todos que estão envolvidos no projeto estão aprendendo na prática e na teoria a desenvolver o Umbu Gigante, desde a muda nativa para a enxertia até a execução da enxertia em si - o trabalho é lento e trabalhoso, mas o resultado é óbvio!
As estudantes da UESB nos ajudaram e foram momentos de socialização e trabalho que jamais serão esquecidos!








Todos colaboram e a Prefeitura de Caraíbas tem dado todo suporte. São momentos como afirmei, de trabalho, socialização que jamais serão esquecidos.
Esse canteirinho aí deu maior e melhor produção do que os outros que foram atacados pelas raízes da cerca de quiabento próxima.
Professor Eduardo da UESB instrui passo a passo todo o processo, dando dicas, discutindo possibilidades e, principalmente, incentivando as possibilidades.

Vê-se que a atividade não é coisa do outro mundo não, é algo acessível a todos, desde que tenham força de vontade, terra para plantar mesmo na caatinga e vontade de mudar de vida de forma sustentável.
Estimulado pelo Professor Eduardo e por Adenilson, pedi a Dhoni, irmão de Simone, que colhessem umbus nativos para vender para uma fábrica de polpa na Marreca. Uma renda agora já ajuda. No entanto a fábrica da Marreca estava fechada e ficamos com 4 sacos de umbu colhidos. Então resolvi fazer polpas de umbu para aproveitar a colheita. E, do que sobrou da massa após passar pela peneira, fizemos doce de umbu. Deu uma produção razoável e deliciosa.
A minha imaginação é que Caraíbas venha a ter uma Fábrica igual a que foi inaugurada em Manoel Vitorino. Sim, não basta termos somente a produção, mas também a fábrica para não ficarmos a mercê dos preços do mercado "in natura". Afinal, grandes produtores já estão de olho nesse nicho de mercado.

A Fábrica de Polpa que falei fica junto das instalações industriais do Sr. Clovis, produtor de manga - tem gente de olho na produção de Umbu Gigante!


Caraíbas pode muito mais! O Turismo é uma fonte de renda que mudou pouco a vida dos Caraibenses. Sim é uma opção. No entanto, considerando o tamanho do município, vê-se que a Sustentabilidade do Projeto do Umbu Gigante como o de muitas outras atividades rurais sustentáveis possuem mais pé no chão de trazer renda ao comércio, do que trabalhar somente o Turismo que seria lucro de poucos.

Quanto mais gente estiver ganhando em Caraíbas é mais dinheiro no comércio. Aliás, a Produção de Peixe em Caraíbas é uma atividade rentável e que merece ser fortalecida industrialmente.

O Umbuzeiro da Vovó lá da Lagoa Seca, com seus mais de 200 anos é uma evidência indiscutível que o Projeto do Umbu é muito além de Sustentável - "Tomba mais não Cai!"








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado