segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CARAÍBAS 95 ANOS DE EXISTÊNCIA - QUASE UM CENTENÁRIO - A PARTIR DE UMA FEIRA LIVRE JUNTO A UM PÉ DE AMBURANA, FRENTE A CASA MAIS ANTIGA!

Em 1919 foi construída a casa do Sr. Florindo Lima pelo Pai do Sr. Alcides Pereira, que nascera em 1921, mas foi ali organizada uma feira no dia 20 de janeiro de 1920. Dia de São Sebastião. Anteriormente a feira acontecia no lugar denominado de Cachoeira.


Quem tomou as iniciativas para a Primeira Feira foi o Sr. Florindo Lima, segundo se convergem a história narrada por Gercy Viana Rocha que nasceu em 1926 e por Alcides Pereira.

Dessa forma, ganha força o Reizado de São Sebastião que coincide sua culminância a essa data relevante para Caraíbas.

Juventude de Caraíbas, quando Caraíbas tinha de Fundação a idade que tem hoje de Emancipada - Mais ou Menos 1945!



Estou, desde a Gincana de 2013, fazendo um levantamento da história de Caraíbas. Trata-se de um Projeto Cultural da Escola onde sou Diretor - Projeto Mais Cultura.

Nesse levantamento, além de fotos e documentos, o depoimento pessoal de pessoas mais velhas é bastante importante. Tudo é registrado em vídeo, para não se perder dados e para ficar registrado para sempre a contribuição.

As histórias se fecham com outras regionais, como por exemplo a passagem da Coluna Prestes em 1926 pela região, que ficou conhecida como "Os Revoltosos". Os Revoltosos eram temidos como o Bando de Lampião. Lampião não esteve na região, mas os Revoltosos estiveram e as pessoas abandonavam as casas em fuga como se estivessem fugindo do Bando de Lampião. 

Sim, fizemos a correção do nome, que não é tão relevante assim, mas os colonos não viram essa coluna como uma passeata, a notícia que se tem dos cidadãos que viveram esse passado era de saques de Ouro e Prata. Chegaram os revoltosos a fazer um prisioneiro, Prenderam Henrique Italiano que foi libertado por ação do Tenente Rocha, Pai do Sr. Gersy Viana Rocha>

Estamos preparando um livro que contará esta história. Possuímos muitos colaboradores, principalmente nossos Anciôes que constituem um arquivo vivo de nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado