domingo, 2 de novembro de 2014

BARRAGEM - SOLTAR A ÁGUA DE NOVO??? REUNIÃO DA BARRAGEM DO RIO GAVIÃO! AQUI PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHOS SOCIAIS - CRUZADAS DAS ÁGUAS - NÃO, NÃO É BRIGA, TRATA-SE DE UM CRUZAMENTO DE IDEIAS, INTERESSES E CONSENSOS AO BEM COMUM - A ÁGUA É UM BEM PÚBLICO FEDERAL! EMBORA FEDERAL, SUA DISCUSSÃO COM A SOCIEDADE LOCAL É MAIS LEGÍTIMA DO QUE EM BRASÍLIA!

A participação social, a consulta direta à comunidade envolvida evita problemas como o da foto imediatamente abaixo, publicada por mim no Facebook. Enfrentamos de 2010 a 2012 a redução brusca e rápida do nível da barragem do Rio Gavião, onde o ponto mais baixo fez com que os carros pipas fossem buscar água no antigo leito do rio, conforme se vê na foto dessa matéria que publiquei no blog e está na matéria deste blog que vocês podem acessar pelo link logo abaixo da matéria.



Entendo que, o mesmo ou equivalente ocorreu em São Paulo, pura falta de controle pela comunidade com o que ocorre. Evidentemente para nós oi mais visível, porque Caraíbas está na margem final da Barragem do Rio Gavião. Somos os primeiros a sentir o desnível e somos os primeiros a sentir o impacto desta queda de nível da barragem.

Em função disso, estamos alerta com relação ao assunto de barragem, pois não queremos passar pelo ocorrido novamente.

E, foi em função disso que Caraíbas foi em peso participar da reunião na Câmara de Vereadores em Anagé, sobre um pedido de ABERTURA DA COMPORTA DA BARRAGEM DO RIO GAVIÃO!

Vejam nesse vídeo a argumentação do pedido de abertura da Comporta do Rio Gavião para atender a comunidade de Barra da Estiva lá na beira do Rio de Contas.

Nos vídeos abaixo é possível ver e ouvir o que aconteceu na íntegra esta última reunião sobre a barragem do Rio Gavião, mas o desenho a seguir ilustra bem o que estão pedindo:


Este traço vermelho é para ter uma ideia aproximada o que realmente estão solicitando ao pessoal da ANA (Agência Nacional da Água). A população ribeirinha lá de Barra da Estiva, que residem às margens do Rio de Contas, está solicitando que seja aumentada a vasão na comporta, para que tenha mais água no Rio de Contas para consumo humano.


Observem o tamanho da Barragem do Rio Gavião e a distância até a população ribeirinha que quer que o rio fique cheio com as águas da nossa barragem - dá para imaginar o que vai ocorrer!!!

Na realidade, esta comunidade precisa ser atendida por água encanada pela Barragem da Pedra, Barragem de Jequié, que fica bem mais perto da comunidade de Barra da Estiva.

Acontece que, na realidade, dessa água toda, eles aproveitarão muito pouco e a maior parte descerá rio abaixo. É uma comunidade sem recursos, que estão cavando o leito do rio para retirar água da areia. Segundo os líderes dessa comunidade, todos possuem cisternas de 16 mil litros, mas alegam que estão todas vazias, que são insuficientes a cada família usuária.

Os técnicos da ANA, em suas explanações afirmaram que a Barragem oi construída pela união e sua vasão é de controle da ANA. É a ANA quem libera ou não o aumento da vasão.

AS CONVERSAS E DISCUSSÕES SOBRE ÁGUAS ESTÃO FICANDO CADA VEZ MAIS RECORRENTES - NA CAATINGA, DEIXOU DE SER PAPO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA ASA (ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO) PARA GANHAR REPERCUSSÃO ATÉ NA RICA SÃO PAULO, QUE VIVE ESTA PROBLEMÁTICA!!!

O interessante na reunião desta quinta-feira dia 30 de outubro de 2014, foi a explanação, afinal estávamos ali acompanhados de Autoridades de vários municípios. Ninguém estava ali por curiosidade, havia ali representações das comunidades de Rio Abaixo (Jusante) e do entorno da Barragem e Rio Acima (Montante).

VEJAM NA ÍNTEGRA O QUE OCORREU NA REUNIÃO:

Primeira Parte da Reunião - Abertura!

Explanação da ANA sobre a Barragem do Rio Gavião!
O interessante dessa explanação é que não nos apresentaram o Gráfico de 2011 da Vasão da Barragem que foi o ano em que ocorreu o maior abismo desta vasão!

Parte Final da Reunião - Finalmente quem pediu, e o debate final sobre abertura ou não da Comporta da Barragem!

Os representantes de Anagé e Caraíbas reclamaram muito à falta de comunicação a respeito da reunião. Caraíbas não foi convidada. O Comitê de Bacia da Barragem do Rio Gavião não foi convidado. Disseram ter convidado Caetanos, mas eles também não estavam presentes.

A Professora Suleny Nunes Ribeiro, Secretária de Educação de Caraíbas, ao se apresentar, foi a primeira a denunciar a alta de convite e de comunicação, sendo seguida por todos os presentes.

Estavam praticamente todos os Secretários Municipais de Caraíbas.


Antônio Amâncio, Secretário Municipal de Administração de Caraíbas, que também é produtor rural, jogou pesado com a falta de comunicação!

O Popular Clóvis da Comveima, também produtor rural em Caraíbas também se fez presente a essa importante reunião.

Entendo que os Técnicos da ANA não esperavam tanta pressão, mas se saíram bem e souberam contornar o momento.





Os Técnicos queriam estampar uma tranquilidade com os gráficos, mas omitiram a apresentação do Gráfico de 2011, onde certamente ficaria aparente a falta de controle que culminou com a excessiva baixa do nível da barragem.

No final de agosto de 2013, a Barragem do Rio Gavião em Caraíbas ficou restrita ao leito antigo do Rio Gavião. A barragem estava com menos de 30% de sua capacidade.

Os caminhões tinham que adentrar no leito da barragem para abastecer de água - vejam no detalhe!

Simplesmente a barragem desapareceu em Caraíbas. É uma visão desta que assusta e nos levou a elevar o tom com os representantes da ANA, pois embora sejam eles os responsáveis, somos nós quem conviveu com a barragem e seus altos e baixos. Exigimos seriedade com relação a manipulação da comporta, pois não serão eles que conviverão com uma cena dessa, caso ocorra o que ocorreu em 2011.






Estavam e estiveram Vereadores de Caraíbas e de Anagé, bem como Secretários de Caraíbas e de Anagé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado