quarta-feira, 27 de agosto de 2014

UMBU - O SEMI-ÁRIDO É UM BIOMA PRODUTIVO A PARTIR DO MOMENTO QUE SE PRODUZ APRIMORANDO SUAS RIQUEZAS! PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÍBAS VIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA EM PARCERIA COM A UESB ESTÃO DESENVOLVENDO O PROJETO UMBU GIGANTE NA ASSOCIAÇÃO SANTA MARIA QUE ESTÁ DEVIDAMENTE ORGANIZADA!

Até Fábrica de Vassoura eu já vi alguém sugerindo que deveria ser instalada em Caraíbas para gerar emprego e renda. No Governo de Paulo Souto inventaram trazer uma multinacional para Itapetinga e nos municípios circunvizinhos criaram as cooperativas para abastecer a empresa principal AZALÉIA - fechou tudo, não deu certo, pois não passava de invenção de moda e exploração de mão-de-obra sem o ônus dos encargos sociais.

O UMBU É UM PRODUTO DA CAATINGA!

ORGANIZAÇÃO e UNIÃO são palavras que sintetizam o porque a Associação de Santa Maria está recebendo o Projeto UMBU GIGANTE.
 UESB, via do Professores Miro e Eduardo, e a Prefeitura de Caraíbas, via do Secretário Municipal de Agricultura, Sr. Adenilson Costa dos Santos iniciaram nesta Terça Feira dia 26 de Agosto de 2014, no STR de Caraíbas o Projeto Umbu Gigante.
Professor Eduardo e Adenilson enfrente ao STR de Caraíbas.
Professor Ademilton e Eu sempre pregamos que Caraíbas tem que investir em sua capacidade agrícola, em especial, com espécies nativas da região. A maior parte do território municipal é seco com vegetação típica do semiárido - caatinga, onde o umbu ou imbu reina!

 Um umbuzeiro adulto armazena 3000 litros de água, daí a origem etimológica do Tupi-guarani de seu nome - água que dá de beber.

A Caatinga vem sendo dizimada, pois no período da seca, a mata de caatinga tem aparência de estar morta e com a caatinga reduzindo, está para ser extinta os umbuzeiros.

 Parente da Manga e da Cajá-manga, o UMBU só existe aqui no nordeste e com maior incidência na caatinga.

 A Água do umbuzeiro ficam armazenadas em suas batatas!
 O UMBU que está sendo desenvolvido nesse Projeto é o Umbu Gigante!
Nesse projeto será desenvolvida a técnica da enxertia, onde os produtores serão treinados a produzirem mudas via do processo da enxertia. Serão enxertadas espécies de UMBU de árvores que produzam umbus de tamanho gigante, ou seja, não se trata de intervenção genética, não serão frutos geneticamente modificados - serão frutos que naturalmente são maiores que os demais!

Nossos Produtores Rurais se mostraram muito interessados em aprender, até mesmo para ensinar a outros.


O Professor Miro da UESB enfatizou a questão da organização, as Associações precisam se organizarem para desenvolverem seus projetos.

Sr. Terêncio é um entusiasta da produção agrícola ecologicamente correta, isso porque ele já esteve mal de saúde por já ter usado produtos químicos na agricultura - hoje é um defensor da Agricultura Orgânica!

O momento virou um seminário de boas falas visando o crescimento agrícola de Caraíbas - Geração de Emprego e Renda sem inventar opções caras, inviáveis e sonhadoras!



Terêncio, Sr. Gercy Viana, Katia Dias e Vereador Flávio atentos a tudo que se falou e que se apresentou!
Com a fala, Gercy Viana mostrou-se muito otimista com o que viu e ouviu e colocou sua experiência!


A fala de Gercy Viana empolgou mais ainda o Professor Eduardo que vez questão de ser fotografado junto do Sr. Gersy Viana Rocha!



Professor Miro e Professor Eduardo falou da importância de a Prefeitura de Caraíbas oferecer o trabalho de suas ex-aluna Kátia Dias Carvalho que é formada Agrônoma!

Professor Eduardo mostrou que já conhece Vicente Viana de longas datas.












Estudou-se tudo, desde o desenvolvimento do projeto até as perspectivas de mercado, inclusive o Mercado Internacional. Traçou-se os próximos passos e estratégias - o Projeto Umbu Gigante foi instalado em Caraíbas!


O Agricultor Manoel Messias de Anagé mostrou-se empolgado e desenvolver o projeto, pois tem espaço e acredita no sucesso!

Oportunamente divulgarei um vídeo editado sobre este Seminário do Umbu Gigante em Caraíbas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado