terça-feira, 24 de junho de 2014

CARAÍBAS DO RIO GAVIÃO - IIª CAVALGADA DA LIBERDADE! ABENÇOADO SANTO ANTÔNIO EM CARAÍBAS - ACONCHEGO, DIVERSÃO E CONFRATERNIZAÇÃO, TUDO HAVER COM QUEM FOI FERNANDO MARTINS ou FERNANDO DE BULHÕES ou ANTÔNIO DE LISBOA ou ANTÔNIO DE PÁDUA - ABENÇOADO SANTO ANTÔNIO! ATÉ CHOVEU E ATÉ FAZ SENTIDO EM SANTO ANTÔNIO - VEJAM!

DEMOROU PARA SAIR ESTA PUBLICAÇÃO, MAS...
...FORAM MUITOS ACONTECIMENTOS PARA EDITAR E O MEU BLOG TEM O DIFERENCIAL DOS VÍDEOS QUE GASTA ALGUM TEMPO PARA EDITAR E MUITO TEMPO PARA MANDAR PARA O YOU TUBE - FICARAM LEGAIS!
Vejam o Make Off das Edições dos Vídeos abrindo esta matéria:

Isso é para verem que embora seja até divertido fazer o vídeo, gasta algum tempo e a internet nesses dias está lenta além do normal em função da Copa do Mundo.

A Festa começou na quarta feira dia 11 de Junho com o Iº Festival de Quadrilha:




Depois teve Bandas Forró Pé de Serra Regionais tocando na Praça para animar a festa de Santo Antônio nos dias 11 ao dia 13. Dia 14 Teve o Mega Show com Sela Rasgada e Forró da Arapuca.

O dia 15, Domingo teve a Grande IIª Cavalgada da Liberdade:

A IIª CAVALGADA DA LIBERDADE FOI, SEM DÚVIDA, O TOP DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM CARAÍBAS! 











Estratificando este momento da Benção dos Cavaleiros com as águas pelo Padre Francisco e seus Ministros Leigos, Zé Maria e João Tigre, foi um dos momentos significativos de fé. O Rótulo de Rude do Vaqueiro, aqui cavaleiros e amazonas, amantes da Cavalgada, em uma paixão que aproxima o Homem Moderno ao CAMPO, tem nesse momento, em que se Curvar a Deus, uma Extrema Paixão ao Sagrado, onde a água transcende ao Batismo de Cristo - A Água é Vida, Limpa, Lava, Transporta, principalmente nesse momento, transporta o fluído da limpeza espiritual diante do curvar ao Sagrado.
Padre Chico e Prefeito Luizinho!

Padre Francisco, Vereadora Emília, Dona Maria, Primeira Dama Dona Emanuela, Secretária Municipal de Educação Prof. Suleny e o Prefeito Luizinho!

FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM CARAÍBAS - SOCIALIZAÇÃO ABENÇOADA PELA CHUVA!


Santo Antônio de Pádua, Doutor da Igreja, um franciscano chamado de “O Martelo dos Hereges” e o “Trabalhador Maravilhoso” e a “Arte Viva do Covenant”.

Ele nasceu Fernando Martin de Bulhom, em 15 de agosto 1195 em Lisboa, Portugal filho de um cavalheiro corte de do Rei Alfonso II, Martinho Bulhões e Maria Teresa Taveira. Em 1212 ele tornou-se um membro regular da Ordem de Santo Agostinho e foi educado em Coimbra em 1220. A chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos de Marrocos em 1221 levou Santo Antônio a entrar para a ordem dos franciscanos. Ele foi em uma missão a Marrocos e ao voltar foi designado para atender a Capítulo Geral da Ordem de Assis em 1221. Tronando-se conhecido como um grande pregador com grande zelo e eloquência, Santo Antônio viajou pela Itália pela sua Ordem e assumiu varias posições administrativas.


De 1222 a 1224 Santo Antônio pregou contra os Catares, de 1224 a 1227 ele confrontou com os hereges Albigensianos .O Papa Gregório IX , deu a ele ordem para por de lado todas os seus outros deveres, e continuar a sua prega ção. Santo Antônio se fixou em Pádua, reformou a cidade, acabou com a prisão de devedores e ajudou os pobres. Em 1231 ele sofreu de exaustão e foi se recuperar em Campossanpietro. No seu retorno a Pádua ele não agüentou e acabou morrendo no convento das “Clarissas Pobres” em Arcella, em 13 de junho de 1231. Santo Antônio foi chamado o “Trabalhador Maravilha” pelos seus muitos milagres. Ele pregava para multidões na chuva e a sua audiência ficava seca a despeito do forte aguaceiro. Ele foi saudado como um traumatologista após ter curado a perna de um homem que tinha sido seccionada e fez outro homem voltar a vida, para testemunhar em uma audiência de assassinato onde um inocente estava sendo considerado culpado.

Perto da morte de S. António aparece-lhe o Menino Jesus na cela de Camposampiero. Esta passagem é que se justifica sua tradicional imagem com o Menino Jesus no colo.

Matéria compilada de: http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/casamenteiro

Santo Antônio fora chamado pelo próprio São Francisco à Ordem Franciscana, que deu-lhe a missão de Afrontar os Cátaros e essa passagem da aparição do Menino Jesus que ficou eternizado em sua imagem popular assemelha-se  ao Consolamentum - Os sacerdotes cátaros, ou bons homens e boas mulheres, como se autodenominavam, eram assim chamados a partir do momento em que recebiam o consolamentum. Consolamentum representa simbolicamente a morte com relação ao mundo corrompido. Os crentes (croyants) simpatizantes da doutrina cátara, somente recebiam o consolamentum nos momentos que antecediam sua morte.


Padre Vicente foi quem Ministrou a Missa do Dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio, onde ocorreu a benção dos Pães que foram oferecidos à Comunidade Católica.

Outro fato que nos chama atenção é que Santo Antônio pregava debaixo de um temporal e isto nos transcende a um peculiar fato coincidente ou não, mas no ano de 2013 choveu na festa após a cavalgada de Santo Antônio e nesse ano a mesma coisa aconteceu:


Esta foto acima relembra a festa da Cavalgada de Santo Antônio de 2013, observem o chão molhado da chuva que caíra durante o evento, que eu deixei de filmar pois não tinha espaço de gravação de vídeo na câmera e a bateria estava descarregada, mas Chuva na Caatinga é sempre bem vinda. E, em função disso eu até tinha me esquecido e Adair Ribeiro foi quem me chamou atenção para esse fato e então fui buscar em meus arquivos e encontrei essa foto.

Ontem, dia 15, dia da Cavalgada de Santo Antônio de 2014, o Show de Rege de Anagé contou com a participação de Ilustre e Bem Vinda Convidada de Honra - a Chuva!


As Águas, as águas das chuvas em Caraíbas, sempre elas, estão dando uma configuração sublimar nos últimos tempos e que continuem nos abençoando com sua presença - chuvas em Caraíbas é convidada de honra!

Tanto é verdade essa afirmação, que mesmo debaixo de chuva, os forrozeiros permaneceram dançando ao som de Rege de Anagé. O Grande Show de Rege em Caraíbas está imortalizado nas mentes de quem viveu o momento e aqui nesse humilde trabalho de registrar.

A Cavalgada superou a do ano de 2013 e a cada ano ficará melhor, pois sempre pode ser melhorada. Faço aqui apelo aos comerciantes de acreditar para abrilhantar o evento e no próximo ano termos barracas com mesas e cadeiras, pois uma das reivindicações das pessoas que estiveram presentes ao evento foi da dificuldade de acomodações.



A Boa Receptividade do Trabalho do Prefeito Luizinho que está completando Um Ano e Meio de Mandato é sentida na popularidade de seus eventos - sempre lotado! Indo a fundo no que está por trás de tudo isso, Trabalho, muito Trabalho da Equipe, vejam o vídeo:



Luizinho não está só - tem uma equipe! Muito bem falou o Comerciante José Maria Meirelles ao elogiar agradecendo o Prefeito Luizinho e sua equipe ao final da Festa em Homenagem a Santo Antônio. Também o fez, da mesma forma, o Locutor do Evento ao final da Cavalgada.

Neste ano as Festividades ficaram mais coesas, as escolas municipais e a estadual uniram-se em uma festa na sede do município, onde a Secretaria Municipal de Educação, na Gestão da Secretária Professora Suleny Nunes Ribeiro, organizou via do Professor Ademilton Santos Silva, o Primeiro Festival Caraibense de Quadrilhas Juninas.


A Quadrilha Junina Vitoriosa foi a do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, que apresentou a História de Lampião e Maria Bonita na Versão Orientada pelo Professor de Artes Ravanildo Matos.






Independente do julgamento pela regra, a apresentação do Centro Educacional Francisco Melvino foi excelente.

Em Segunda Colocação ficou o Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães que desfilou na coordenação do aluno Abimael da turma 2º A Vespertino.








A Professora Marisa marcou a Quadrilha Junina do Centro Educacional Silveira Dias, da Jibóia - A Escola fez uma apresentação elegante e valorizou um recital muito popular - Melô do Preguiçoso!







Os Alunos do Centro Educacional Jesuíno Flores, também fizeram bonito em uma apresentação impecável de Quadrilha Junina Tradicional.

Mariana lá de Vila Mariana, representou o CELEM no concurso da Mais Bela Caipira - Linda Gata!


Foi uma festa maravilhosa que emocionou todos os Caraibenses que vieram prestigiar o evento. Todas as apresentações das quadrilhas juninas brilharam - "Caraíbas renasceu", afirmou Sr. Ernesto todo emocionado com as apresentações. Estão de Parabéns todas as equipes, o Professor Ademilton quem desenvolveu o Projeto e a Professora Suleny Patrona da Organização bem sucedida!

Galeria de Fotos:


























































































































































































































































































Eufrásio Almeida, popular Flávio de Detive de chapéu verde e amarelo todo sorridente já desfilando sua Pré-Candidatura a Deputado Estadual pelo PMDB da Bahia no Sudoeste Baiano, candidato "FORTE" de Paulo Souto em Caraíbas e região - PS deve ta forte mesmo!



CREINNDUSPAI - Flávio com esse chapéu e óculos escuro!









































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado