quarta-feira, 5 de março de 2014

CARAÍBAS VIVENDO SUA BODAS DE PRATA - MATURIDADE ANTES TARDE DO QUE NUNCA!

Passados 25 anos de sua emancipação política, Caraíbas comemorou oficialmente, pela Primeira Vez, seu aniversário. Foi uma festa em que viveu-se naquele dia as Bodas de Prata do Bom Relacionamento entre o Município e seus Cidadãos:
 


 
Vídeo dos 25 anos de Caraíbas!
 
MATURIDADE ANTES TARDE DO QUE NUNCA!
 
 
As Comemorações iniciaram no dia 21 nas escolas municipais. E, na segunda feira às 6 da manhã ocorreu a alvorada com fogos de artifícios. Às 8 horas teve hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado da Bahia e a de Caraíbas em frente a Prefeitura Municipal de Caraíbas.
 

 
 


Igreja lotada para a Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de Emancipação Política de Caraíbas - A Igreja Matriz já está pequena ao número de Católicos de Caraíbas!

Na Homilia, o Padre Francisco fez referência detalhada às chuvas que encheu a barragem tão rápido. Fez suas inferências na responsabilidade das lideranças políticas de conduzirem a vida administrativa do município.

O Padre Francisco aproveitou o momento para revelar o Grupo de Cidadãos Católicos que estão à frente dos trabalhos e organização da Igreja Católica em Caraíbas, faltando aí apenas, Adair Ribeiro, que teve de ausentar, mas que junto de João Tigre, Damião e Vivaildo Barbosa - CPP Conselho Pastoral Paroquial!

Responsável pelo Poder Político de Caraíbas, o Prefeito Luiz com sua esposa Emanuela, e o Vereador Flávio Meira recebeu as bênçãos como energia para que Caraíbas cumpra com seu papel à sua sociedade!

Alunas de nossa escola, Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, em Coral formado pelo Projeto Educacional Federal do Mais Educação, apresentou uma canção em homenagem a Caraíbas de Autoria da Professora Maria Aparecida Amaral.




A Professora Cida até menciona sua canção como Hino de Caraíbas, mas ainda não é oficial e poderá até ser, depende de Projeto de Lei a passar pela Câmara de Vereadores. No entanto um projeto dessa natureza, deverá abrir um concurso oficial para que outros compositores participem de igual para igual, mas a iniciativa da Professora demonstra o carinho dela para com o município e merece aplausos!

O Brasil é um país de Liberdade de Culto garantida da Constituição Federal de 1988, portanto o Estado Brasileiro é Laico - dentro dessa ótica, o Prefeito Luizinho recebeu as orações e rezas, do Comandante Domingos, pelas Igrejas Evangélicas...
 ...e do Padre Francisco pela Igreja Católica, durante o evento oficial do Aniversário de Caraíbas, realizado no Espaço de Eventos.

E, ainda teve mais uma apresentação dos alunos do Mais Educação do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, que contou a história de Caraíbas em Versos de Cordel!
 Depois vieram as falas das Autoridades da Mesa Diretora, onde, nesse momento, falou o Secretário Municipal de Agricultura e Presidente do Partido dos Trabalhadores Sr. Adenilson Costa dos Santos.
 A fala do ocupante da Pasta Municipal responsável pelo Transporte - Sr. Telvino!
 Fala do Vereador pelo PT e Líder do Prefeito na Câmara de Vereadores - Professor Flávio Meira.
 Fala do Secretário Municipal do Meio Ambiente - Sr. Vicente Viana.
Espaço de Eventos estava lotado de cidadãos que prestavam atenção plena às falas.
 Dona Luzia Luz de Lima, Vice-Prefeita pelo PC do B.
 Atentos, em pé, Nailson (Cantor), Adair Ribeiro (Tributarista da Prefeitura Municipal), assentados, o Patriarca, Sr. Alcides, o Vereador Nem, o Sr. Márcio Patez, Secretário Municipal de Saúde, e o Vereador Flávio Meira.
 O Vereador Dourivaldo Joaquim dos Santos, em sua fala, comenta sobre seus projetos, em especial sobre o Projeto de Turismo.
 A Vereadora Emília também mostrou a força feminina na política de Caraíbas.

 E, consolidando todas as falas, nosso Prefeito Luizinho fez mostrou estar satisfeito com todo o evento!
 Cantou-se parabéns a Caraíbas e finalmente todos foram ao ataque ao Grande Bolo de 25 metros.















Foi e foi até o bolo acabar...



Aí, uai né, também fui comer do bolo que estava uma delícia!










Muitas foram as críticas sobre a não comemoração oficial do Carnaval de Caraíbas, mas o Prefeito foi até muito lúcido em arcar com as consequências da não realização do Carnaval. Entendo que o Prefeito queria possibilitar um carnaval à beira d'água aos turistas foliões, mas as plantas aquáticas neste ano inviabilizaram pelo excesso, e entendo também que seria necessário uns dois barcos de porte para arrastar e retirar as plantas, equipamentos caros que a Prefeitura não possui.


Muitas plantas aquáticas infestaram as águas da barragem bem no perímetro da orla da barragem em Caraíbas.
 Muito se tentou conter o avanço dessas plantas, mas a força da natureza foi maior.
Por outro lado, essas plantas são usadas para filtrar águas de barragens e tanques. Certamente estavam em várias barragens menores e com as chuvas desceram para a Barragem Maior.

Isto é, são plantas que ajudam e beneficiam a qualidade da água da barragem.






Como se pode observar, a água da cascata está bem alva.

Vejam como a água estava antes dessas plantas:

Embora alguns comerciantes não gostaram da ausência do Carnaval, Grande parte dos cidadãos, muitos que até são também comerciantes, pelo contrário, gostaram muito da paz que está transcorrendo em Caraíbas.

Particularmente, eu, Francisco Carlos de Mattos, entendo ser possível fazer o Carnaval e ao mesmo tempo preservar a Paz, mas é necessário organizar bem, para que o lucro de alguns não se traduza em problema para a maioria dos cidadãos de Caraíbas.

 De qualquer forma o Carnaval de Caraíbas aconteceu, com os Shows trazidos pela K-Trupya Eventos de DEMA e ARRAIÁ PRODUÇÕES de Damião e Adair, no sábado dia 1º de Fevereiro e no mais os dias à Beira da Barragem propiciaram momentos de descontração a quem veio visitar Caraíbas.
 As Plantas Aquáticas, garantiram a Qualidade da água...
...e o movimento na praia razoável  e muito tranquilo.

 
PLANTAS AQUÁTICAS GARANTEM
QUALIDADE A ÁGUA

Certa vez fui entrevistado à Beira da Barragem, pela TV Globo da Bahia. Anos atrás, lá por volta de 2004 mais ou menos. E, naquela época a barragem estava cheia de Plantas Aquáticas, conforme está hoje, que aqui em Caraíbas chamam-nas de lodo.
 
 
 
Na verdade são plantas flutuantes, denominadas Salvínias (Salvinia natans) - As flutuantes não precisam ser plantadas no solo ou em qualquer substrato. Reduzem a incidência solar direta na água, ajudando no controle de algas. Algumas vezes precisam ser removidas para evitar uma quantidade indesejada de exemplares. Precisam de ambientes com águas calmas.
 
Na entrevista apenas falei que não bebo água da barragem por que é meio salobra.  Essas plantas acima são até úteis na purificação da água, entendo que deva reduzir a evaporação. E, também, o vento, logo, logo, levarão essas plantas rio acima como sempre faz toda vez que elas aparecem. No entanto devemos controlar a quantidade delas via da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o DENOCS, pois a quantidade delas já passou de indesejada.

Planejar o melhor a fazer é coisa de Povo realmente Emancipado - Parabéns Caraíbas, vamos construir juntos uma Caraíbas em que todos participem e possamos fornecer uma produção agrícola sustentável e um atendimento turístico de Qualidade.

Quem sabe, somar ao Projeto do Vereador Dourival Joaquim dos Santos - DORA - a viabilização da construção de um Parque Aquático Temático, ampliando assim o sistema tal qual é hoje a Cascata?!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado