Hoje, dia 20 de Janeiro de 2014, Caraíbas completa 94 anos de sua fundação e nessa Data Histórica faremos esta edição com um pouco de História e um pouco dos fatos.
Esse é um ano atípico em relação aos demais anos. O Réveillon que abriu esse ano foi bem diferente dos anteriores, novo sentimento paira nos corações.
Fotos do Réveillon fornecidas por Oliveira - Anagé - 77.9963.7077
Abram alas, que Caraíbas de um Povo Livre, Abençoado e Seguro de Suas Possibilidades está apoderando de seu espaço social, político e produtivo na Região Sudoeste, na Bahia e no Brasil. A Caraíbas de 94 anos de Fundação e 25 anos de Emancipação tomou as rédeas de seu futuro, quer crescer com os pés fincados no chão.
No Timão dessa Nave Municipal, que é Caraíbas, está o Prefeito Luizinho, que teve um primeiro ano de gestão municipal exercidos com coragem, dedicação, pé no chão e pensamento firme no propósito de valorizar sua gente e sua terra. Foi assim o ano inteiro tal qual esse Réveillon com artistas da Terra.
Um deles, com certeza o mais empolgado e dedicado, Didi Patez, que nessa imagem embala o Forró aos casais caraibenses - muita animação.
Temos vários, mas Nailson, Carlos Lopes, Guiu (Tecladista), Rubens (Sanfoneiro), presentes ao evento vem trabalhando bastante embalando os Forrós Pé de Serra do Sertão de Caraíbas.
Esqueminha, filho de Vavá Esquema...e...
O Ambiente estava rico de calor humano entre os amigos caraibenses...
Esse Réveillon da virada de 2013 para 2014, tinha um sabor especial...
...SABOR DE VIDA, nas águas da Barragem que está cheia novamente - Graças a Deus!
A Barragem foi e é a Grande Estrela do momento, e nessa noite do dia 31 de Dezembro de 2013 para o dia 1º de Janeiro de 2014, comemorou-se bem nesse ponto aí, junto da Cruz - a Virada do Ano!
O que as Dores de Cotovelos chamam de PUXAS, essa foto aí comprova o que é que é na verdade - EQUIPE DE TRABALHO DE LUIZINHO!
Esta sequência de fotos, elucidam o Ponto Forte do Governo de Luiz Carlos Souza Patez - EQUIPE BEM ENGAJADA, É COMPROMETIDA COM CARAÍBAS LIVRE!
Sim, também comecei bem 2014 em um Relacionamento Sério com Simone Silva Santos! Eu e Simone já cogitávamos dessa possibilidade já há algum tempo, desde uma viagem que estivemos juntos a Olivença, em uma excursão com alunos do CELEM.
Liobino e o Prefeito Luizinho - amizade segura.
Luizinho é um sertanejo que foi abençoado não só pelo voto, mas com a indiscutível benção das águas renovadas da barragem. Catingueiro assumido com honra, Luizinho, fortalece seu carisma com Gestos simples de estar sempre próximo de seus conterrâneos, desde o mais importante ao mais simples, como se observa nessa foto aí com Sr. Miguel.
CARAÍBAS COMPLETA HOJE 94 ANOS DE FUNDAÇÃO - HÁ 94 ANOS ATRÁS, O Sr. FLORINDO LIMA - 20/01/1920 ORGANIZOU A PRIMEIRA FEIRA LIVRE DE CARAÍBAS!
Segundo depoimentos do Sr. Gersy Viana, do Sr. Alcides, que são Patriarcas que guardam viva a memória da formação municipal, e do Sr. Antenor Carrilho, que possui dados e registros documentais, conclui-se que a Primeira Feira de Caraíbas foi Organizada pelo Fazendeiro Florindo Lima e realizada em 20 de Janeiro de 1920. Foi esse o Primeiro Ato Administrativo Organizacional de Caraíbas.
Com o avanço e
sucesso da Feira Livre, foi aprimorada a organização social criando o Distrito
de Paz em Primeiro de Janeiro de 1923, com o Sr. Rodrigo Antônio de Lima, filho
de Florindo Lima, como o Primeiro Juiz de Paz. 1º Escrivão de Paz – Sr.
Laurindo Cordeiro Loro. 1º Subdelegado de Polícia – Sr. Salustiano Rodrigues de
Lima.
Talvez por isso,
Rodrigo também é tido como Fundador de Caraíbas. O Primeiro Registro de
Nascimento foi de Ernesto Silveira Lima em 18 de janeiro de 1923. E Casamento em
16 de março de 1923 – Francisco Melvino da Sila com Crescência Rosa de Jesus.
Joaquim de Terêncio (Pai de Jorge, Geraldo e Beto de
Maria Rocha), Gerscy Viana Rocha, Antônio Roseira (Fundador do Café Bahia em
Vitória da Conquista), Eliezer Silveira Dias (Vulgo Lié), Antônio e Diassis
Inácio Patez.
Gerscy Viana, Antônio e Tercílio Costa
Viana.
Gerscy Viana, Antônio e Tercílio Costa
Viana.
Mercado municipal
construído sob a coordenação de Gersy Viana Rocha em 1946.
Vê-se que a
importância da feira é tamanha, da mesma forma o local da feira.
Caraíbas, antes mesmo de emancipar, teve vários Vereadores, um deles, Gersy Viana Rocha, Diploma acima, bem como teve outros.
A Igreja Matriz de Caraíbas - ainda falta verificar se ela data de antes da Primeira Feira ou depois.
Este é o Prédio Sede da Fazenda de Florindo Lima, onde funcionou por um bom tempo a Delegacia Municipal.
Este material foi possível com a Colaboração de alunos, familiares de alunos do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães e com informações baseadas em documentos do Sr. Antenor Carrilho, além é claro de Gersy Viana Rocha e Sr. Alcides.
Agradeço a todos Colaboradores e estamos abertos a novas colaborações fotográficas e informativas para crescermos e enriquecermos a História de Caraíbas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado