segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR NO CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR EMANUEL COELHO FERRAZ EM CARAÍBAS

Comemoramos o Dia do Professor no Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, na sexta feira dia 18 de Outubro de 2013. Contamos com a participação do Excelentíssimo Prefeito Municipal Luiz Carlos de Souza Patez que nos presenteou com a apresentação musical de Xavan. Estiverem presentes a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Sra. Emanuela Amaral Dutra, do Vereador Flávio Meira e de amigos do Prefeito.


A Mesa Principal estava com enfeites e presentes aos Professores além de Bolos Confeitados pela Professora Cristiane Silva Santos que tem se destacado na arte de confeitar bolos, que inclusive aceita encomendas para aniversários, casamentos e comemorações diversas - Fone: (077) 8852.1929 - Vale a Pena, garantimos!
Antes do almoço porém, ocorreu a reunião com os Professores com a seguinte Pauta:
  • Informações e orientações Administrativas;
  • Planejamento Pedagógico do quarto e último bimestre onde estaremos desenvolvendo o Projeto de Consciência Humana ampliando a visão e entendimento da Consciência Negra com Culminância no dia 20/11;
  • Conselho de Classe da IIIª Unidade. 
A Professora Rosa providenciou junto com sua sobrinha Aline uma sequência de fotos dos Professores em uma homenagem personalizada.

Nosso auditório recebeu cortinas para possibilitar melhor qualidade nas projeções e dois aparelhos de ar condicionado, tudo visando não só o trabalho educacional interno, como atender a comunidade e reuniões da Gestão Municipal.
A Reunião ocorreu assim de forma bastante produtiva, onde debatemos alguns problemas ocorridos, onde a direção sob o argumento de que devamos conviver pacificamente e harmoniosamente como exemplo aos alunos, que ninguém é melhor que nós e nem que somos melhores que ninguém e que portanto devamos acertar qualquer problema que surja em local apropriado e que dessa forma deva haver respeito entre todos e principalmente com os alunos.
Desejamos ser referência não em tamanho predial, nem em número de alunos e nem por estarmos na sede, mas como uma solução entre os profissionais que nesse espaço educacional laboram.

Infelizmente passamos há um mês por uma difícil experiência de sermos criticados duramente por colegas que pareciam querer um tratamento que não fosse comungar conosco na mesma mesa e fomos agredidos com reclamações infundadas e discriminatórias. 

Verificarão adiante que nossa escola e equipe está bem organizada. O Clima educacional não é o mesmo de quando iniciamos o ano letivo. Não estamos ótimos, mas somos referência nos Programas Governamentais e atendemos com urbanidade sertaneja a quem necessita de nosso espaço desde que relacionando conosco da mesma forma. Não somos empresa voltada na obrigação de atender bem porque pagaram pelo serviço, somos uma instituição pública educacional onde temos o princípio de acolher bem em nosso convívio todos que da mesma forma acolhedora nos procurarem.

Minha forma de Trabalhar com a equipe escolar é a mesma adotada em empresas de Prestação de Serviço, porque tenho experiência profissional para isso - Valorização das Relações Pessoais trabalhando principalmente COMPORTAMENTO. Tratar bem a equipe para que ela trate bem aos nossos Clientes - Alunos e Família dos Alunos!
A minha equipe de trabalho apesar de a maioria não ser concursada, pessoas da comunidade contratadas pela atual Gestão Municipal, apenas alguns foram substituições que transcorreram com alguma participação minha - não entrei em conflito com ninguém, no máximo ocorreu algum remanejamento em uma situação recente que estava gerando conflitos internos.

Não maltrato, mas também não bajulo e nem paparico ninguém, em nome da escola e da direção, presenteei os Professores com uma agenda 2014, além do almoço de confraternização. A agenda é um instrumento particular de trabalho, algo útil a organização pessoal do Professor e serviu de interação entre os Professores que passaram a trocar dedicatórias.

No CELEM também nos sentimos o mesmo tipo de tratamento, ganhamos este ano uma bolsa útil ao dia-a-dia. Lá em Barra Nova a Diretora Cida promove momentos festivos equivalentes e que fortalecem o GRUPO.

Bom comportamento gera bom comportamento de forma simples e efetivamente natural. Não é necessário bajular, apenas ser cordial e respeitar.

Pode parecer infantil, e causar risos de ironia em muitos, mas grandes gestos tem como base a simplicidade e a cordialidade - Fica a Dica!
 

Claro, a parte feminina da Diretoria deu um presente mais carinhoso às Professoras e Professores.

Respeito e harmonia são fatores comportamentais que venho priorizando à frente da escola. Aliás, esta deve ser a máxima na educação e pretendo aprimorar esta linha de conduta. Afinal são todos pessoas adultas e profissionais capazes de direcionar ou redirecionar nossos alunos, então além de confiar devemos propiciar meios que desenvolvam seus trabalhos a iniciar pelo bom e adequado ambiente.
Evidentemente parte da equipe administrativa carece de aperfeiçoar com treinamento, mas são detalhes tais como: operação dos sistemas informatizados, elaboração de correspondências e textos, que no dia-a-dia serão resolvidos, porquanto é necessário a convivência sem atritos. Não adianta estressar porque não vamos mudar de uma para outra hora - de vagar e sempre com muito respeito e paz!

A Cozinha virou um ambiente mais tranquilo, o fogão conseguimos um profissional para reorganizá-lo, trocando algumas peças defeituosas, desentupindo outras e adotando uma válvula adequada ao botijão de gás. Tudo isso demanda ações administrativas adequadas, tempo e logística.
Servimos no cardápio nesse dia dos Professores Peixe fornecido pelo PAA, entre outras verduras.

Servimos ainda, Mousse de Palmito e Atum, e Estrogonofe, que são pratos de uma culinária não tradicional na região. Poderia levar estes pratos já elaborados, mas resolvi fazê-los junto às merendeiras para que elas pudessem aprender.
Então, comprei os Gêneros Alimentícios específicos e levei para cozinha e só fui orientando a preparação. Para se ter uma ideia da diferença de culinária, pedi a elas para ralar uma cebola, quando vi estavam picando a cebola em pedaços bem pequenos, aí tive de reclamar, é para ralar. Depois vieram me dizer, Professor a cebola ralada está virando água, aí falei é assim mesmo para misturar aos ingredientes, uma cebola para cada fôrma de Mousse.
Tenho certeza que aprenderam porque fizemos três fôrmas de Mousse. No estrogonofe eu não deixei usarem os temperos tradicionais, apenas peito de frango picado, temperado com alho, sal e tabletes de caldo de galinha, além do ketchup, creme de leite e vinho. As cozinheiras presenciaram e vivenciaram a confecção de alimentos fora ao costume regional - TREINAMENTO!
Sem muito esforço dei conta de presidir a reunião e ainda orientar as merendeiras no preparo dos alimentos.

O Estrogonofe servido foi um pedido de minha filha Michelle, ao meu lado nessa foto, que queria comer um estrogonofe feito por mim - ficou satisfeita porque ela reconheceu o gosto de minha receita. Minha filha veio de Brasília passar o fim de semana comigo e meus outros dois filhos, Iago e Allann.
Os Sorrisos da Professoras Zuleide e Maria Rocha evidenciam a boa receptividade.



Professor Alisson além de exímio Professor de Matemática das Sétimas e Oitavas Séries, tem se destacado no desenvolvimento musical dos alunos. Sempre animado tem sido importante suporte a administração.


Professora Cida Amaral tem trabalhado no desenvolvimento de Coro Musical formado por alunos. E, Professor Geraldo tem se destacado no enfrentamento indisciplinares de alguns alunos.


  
O Cantor e Compositor Didi Patez e a Primeira Dama Emanuela nos honraram com a presença e apoio.

Nossa mesa é formada pela junção de carteiras dos alunos, portanto é modular, quantos chegarem, serão bem recebidos.
Daria para vir mais amigos, como verão mais a frente que vieram junto ao Prefeito.
Essa escola é um espaço educacional que acolhe a todos sem distinção, restrição ou discriminação.


Roberta e Ravanildo. Ravanildo, estudante de Serviço Social, tem se destacado na arte de estilismo e desenvolvimento de artes teatrais da cultura regional.

Roberta, minha ex-aluna, hoje Colega Profissional, Administradora de Empresas, que está dando aula. Poderá vir a ser uma excelente executiva escolar - Diretora Escolar. O Primeiro passo está sendo dado, dando aula, ela está vivenciando o dia-a-dia da Produção escolar, que equivale conhecer o chão da fábrica em termos operacionais, na linguagem gerencial.

Vereador Flávio Meira do PT, sempre presente e nos apoiando.


Professora Cristiane, concursada, excelente profissional e que tem colaborado de forma significativa dentro do que tem dado certo nesse ano letivo de 2013.

E, então tivemos a Honra de recebermos o Senhor Prefeito Luizinho que trouxe uma surpresa ao nosso evento de confraternização entre Professores, que nos presenteou com...
... Xavan no Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz - foi uma excelente surpresa.


 Os Professores curtiram a apresentação de Xavan.
 A Vice Diretora, Professora Rosana, puxou a dança com seu marido Ronaldo Amaral Dutra.

 E, aí vimos que haviam mais pé de valsa no salão, como sempre o Professor Allysson.






 Xavan, Prefeito Luizinho e Professora Rosana (Vice Diretora).
 O Prefeito Luizinho faz sua fala homenageando os Professores!

 Vereador Flávio Meira, Prefeito Luizinho, Xavan e EU, Francisco Carlos.
 Embalado pela música, Didi Patez, faz sua participação!
Xavan faz nova apresentação.
 E, a Secretária do Turno Vespertino, Silvani pede uma foto com Xavan.
 O Vereador e Professor Flávio Meira do PT, também faz uso da palavra homenageando os Professores.
 Vereador Flávio.


 O Prefeito Luizinho sempre bem acompanhado de bons amigos.

 Professora Emanuela, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social presta sua homenagem com sinceras palavras aos Professores.
 A deferência do cuidado feminino, com um saboroso bolo, a Professora Rosana, coordenou esta parte carinhosa da festa aos Professores.
 Foram momentos tranquilos, de respeito e de harmonia!
 Parabéns a nós todos!

REALMENTE COMO VISTO ESSE AMBIENTE É ACOLHEDOR, MAS TIVEMOS MOMENTOS EM QUE ESSE ACOLHIMENTO FOI MAIS CALOROSO - VEJAM:

Durante a Gincana Cultural, tivemos a noite cultural com o Reizado que é tradicional em nossa região, que foi um momento envolvente e muito caloroso!

 Essa roda ao som da viola, na mesma noite cultural foi até além do horário de término da aula - Educação de Valores!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado