terça-feira, 17 de setembro de 2013

CARAÍBAS, NO CLIMA DA LIBERDADE CONQUISTADA PELA VONTADE DE SEU HEROICO POVO ÀS PLÁCIDAS MARGENS DO RIO GAVIÃO SAÚDA A TODOS NA RETOMADA DO DESFILE CÍVICO NA PAZ DA DIGNIDADE!

O Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, no clima da Liberdade conquistada pela vontade de seu Heroico POVO às Plácidas Margens do Rio Gavião saúda a todos na retomada do Desfile Cívico na Paz da Dignidade!

Observem um detalhe que nos remete ao passado...
...agora vejam essa outra foto...
...filha de Peixa, peixinha é...
 ...agora, outra foto e comparem o ambiente...
Sim, de certa forma a Tecnologia Chegou e revolucionou Caraíbas...O Prédio ao fundo...é o mesmo prédio!


Professor Emanuel, Tinéu, ou Neném como a esposa dele o chamava, Dona Adriana Brasil, foi um importante colaborador da educação de Caraíbas. A Escola receber o nome dele é de certa forma uma homenagem a todos nós Professores que nos empenhamos por Caraíbas.

Tinéu, certa vez me confidenciou que não gostava das ações do Grupo liderado por Lourival, mas que ele acreditava que Jones seria diferente. Nessa época, eu já tinha sofrido as perseguições e ele não concordava com o que tinha acontecido comigo. Infelizmente ele se enganou com respeito a Jones.

Tinéu falou que queria ser Vereador e que não iria usar o salário para si, mas que iria usar todo o seu salário de Vereador para ajudar aos mais carentes de Caraíbas, principalmente para que os estudantes pudessem dar continuidade aos estudos em Vitória da Conquista.

Nesses termos desfilou a escola municipal, Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, que trouxemos em conversão ao sentimento que impera em Caraíbas. Embora existam ainda reinando vícios constituídos no passado de pessoas que quando contrariadas ainda esbravejam em tom ameaçador de que vá se unir ao Ditador, aos poucos a mudança vai contagiando a todos de forma que a liberdade veio para ficar.

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia do desfile, a cidade amanheceu com panfletos anônimos criticando a administração de Luiz. Estranhamos o anonimato porque Luiz até hoje não tirou ninguém de sua equipe por críticas. O anonimato só se explica pela falsidade das informações ali existentes - ou seja, o autor não queria assumir as mentiras do que diz e afirma.

No mais o desfile prosseguiu de forma serena e bem tranquila.

Nossa escola se preparou muito para o desfile, alunos, alunas, professores e professoras estavam trabalhando com MUITA GARRA...



...o resultado do trabalho e da dedicação de todos foi um Honroso Desfile Cívico Cultural...


Teve até Iemanjá interpretada pela Aluna Riquelmi!

DESFILE DE FOTOS:...Vamos ver algumas fotos...umas 300 mais ou menos...


Primeiro fotos da preparação do Desfile - Trabalho de dedicação e muita garra de alunos, alunas, professores e professoras...
A Aluna Taís Pereira liderou bem estas dançarinas...
Sonoplasta, Guilherme, aí, Garantindo o Som para a dança das meninas.
Fernanda com seu noivo Joaci trabalharam muito!
Eric deu Show no desfile, Cristiane de Dema também nos deu algumas ajudas, Allyson se dedicou muito, Rosana quase pirou de tanta preocupação e Ravanildo saltou tudo que tem de estilista na ornamentação das alas.
Tifany de Chuteirinha também esbanjou dedicação.
Ornamentação bem original para o pátio na Semana da Pátria!





Allyson se soltou! kkkk




Até o Secretário de Agricultura, Sr. Adenilson Costa, colaborou, junto a sua filha Tainá e esposa Lucimar Teles, trouxeram um pouco da Produção da Agricultura Familias que tem sofrido muito com a falta de chuvas.
Santo Antônio visitou nossa Secretaria...será que vamos ter casamento?! ou Casamentos?!
Afinal ele foi muito bem lembrado em nosso desfile, foi destaque!?!
Cida Amaral e Iara não ficaram muito boas comigo por ter feito estas fotos, mas apenas a intenção é registrar a dedicação.
Eu apelidaria este carro de Zé Maria nessa situação Barrancas Ambulantes do Rio Gavião!

Amanheceu e a Professoras de Vila Mariana, chegaram todas animadíssimas e foram vestindo o carro de Vitorinho com as alegorias já prontas antecipadamente.
O Ar Refrigerado da Sala da Direção serviu para que a produção agrícola não murchasse de um dia para o outro.
Vitorinho entrou na dança e começou a ajudar as Professoras.
O Pátio virou um salão de beleza!


Thalia e Zuína foram fundamentais, junto a muitas outras ajudaram como cabeleireiras para preparar nossas lindas alunas para o desfile!
 Aos poucos foram surgindo as personagens do desfile!





A Fisionomia de todos é contagiante a alegria e satisfação!
Tive a Honra de Ter a representação da Iemanjá em frente a sala onde trabalho, a Aluna Riquelmi representou muito bem a Orixá Iemanjá!
Cabocla Jurema
Linda representação da Irmã Dulce!
Falcão estava muito bem acompanhado!

Será que é o Padre Zé - Italiano?!



Aluno Edinho, Autor do Brasão da Escola, assinando sua Autoria!








Edinho e sua criação - escudo do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz.
O Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz com Edinho em frente segurando o escudo da escola!



Pai Allyson! Com esse monte colares coloridos. Sei não viu?!




Essa Turma aí é uma parte dos mais de 60 funcionários da escola!
Estamos de Parabéns!
Este Grupo do Pote foi um Destaque a parte, o Garoto riscando o facão no chão ia marcando o tempo de cada movimento - excelente criatividade, Ravanildo está de Parabéns bem como todos os atores desta peça!


Carro Voo da Asa Branca - Tema da Música de Luiz Gonzaga!




O Nordeste é um campo de manifestações culturais; em meio a tanto sofrimento e açoites da seca, os nove estados trazem no brasão os encantos e desencantos de um POVO que é referência na alegria brasileira. Cada fita que sai do Pote faz referência a um dos nove estados; nove fitas e o facão arrastado no chão são traços da alegria e da valentia!
Esse Grupo aí deu um show no desfile!
Nossa típica Baiana com seus traje branco e os colares coloridos (Guias dos Orixás).


Tributo ao Professor Emanuel Coelho Ferraz - Nome da Escola.
Os Nove Estados Nordestinos e suas bandeiras oficiais!



Queridas Alunas do CELEM!



Nossas Porta Bandeiras Principais com a Bandeira de Caraíbas, a do Brasil e a do Estado da Bahia.


Os Nove Estados Nordestinos!




O Carro Voo da Asa Branca enfatiza a vida nordestina no enfrentamento da Seca, a mãe cheia de filhos apática ao que vive, o Jegue símbolo Nordestino e até um cachorrinho.

A Cultura Afro que junto a Cultura Portuguesa deixou profundas marcas culturais, festivas e religiosas.
A Capoeira...

Yemanjá
O Preto Velho!



Representações Culturais Nordestinas!





























Yemanjá Dançou em frente ao Palco Oficial e ao mesmo tempo em frente a Igreja de Santo Antônio - Integração Religiosa - Salve Santo Antônio & Aduduiá Yemanjá!
No Sincretismo religioso, Santo Antônio, pela sua história de vida, pela sua caminhada e obstinação religiosa é equiparado ao Orixá Ogum, que representa a força de trabalho do Homem.
E a Yemanjá representa a força feminina da fecundidade, representa as águas, especialmente as salgadas que espalha vida sobre a Terra. Sua representação no Sincretismo seria Nossa Senhora das Candeias, no entanto Nossa Senhora seria a Mamãe Oxum e não Yemanjá.
Aliás para Caraíbas ter Trabalho precisamos das águas!




Santo Antônio e a Procissão.















Show do Frevo na Praça da Matriz - Muito Bom!

























Orgulhosamente e Sabiamente o Prefeito fechou o evento com um discurso apropriado e conciso!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado