domingo, 4 de agosto de 2013

CARAÍBAS LIVRE - FAZ VALER A LEI APROVADA PELA CÂMARA DE VEREADORES - CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR EMANUEL COELHO FERRAZ!


A escola municipal construída no bairro novo de Caraíbas foi alvo de batalhas judiciais, pois o Ex-prefeito Lourival se entendia dono suficiente para fazer o que bem queria, batizou a escola que construiu, após destruir a que seu antecessor, Antônio Silva Lima, tinha construído, com o nome da então sua esposa, Norma Suley, que depois também veio a ser Prefeita.

A batalha judicial travada com o Ministério Público forçou a Câmara de Vereadores a instituir outro nome. Aprovaram então o nome do primeiro Professor ligado a educação que faleceu em pleno exercício do cargo - Professor Emanuel Coelho Ferraz - Professor Manuel como era mais conhecido.

Professor Emanuel lecionava matemática, gostava muito de futebol, tanto de jogar como de ouvir os jogos via de um radinho de pilha. Sempre sorridente, sempre animado, Professor Manuel era sempre muito amigo e dedicado com sua família.

Professor Emanuel era primo da ex-prefeita, mas o orgulho dela não a deixou acatar a Lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Ela colocou o nome de Caraíbas na escola para poder excluir no futuro - tinham planos para dela passar a outro tonto e depois ao filho até acontecer dela ter direito a ter seu nome na escola - ela estava guardando a escola como uma caprichosa lápide.

Felizmente o Povo de Caraíbas acordou da mandinga, deu a Prefeitura a Luizinho, que nos cobrou providência quanto ao nome da escola. Luizinho nos cobrava sempre.


E, após analise do que era possível, fui autorizado pela Secretária Municipal de Educação, Professora Suleny Nunes Ribeiro, a proceder a mudança no nome da escola...


...a partir de agora o nome oficial é "Centro Educacional Professor Emanoel Coelho Ferraz" situado à Rua 2 de Julho, 191, Bairro Bela Vista, Caraíbas - BA.

Essa rê-institucionalização do nome implicará certamente em um momento cívico assemelhado a inauguração, novo brasão institucional, possíveis novas cores de uniformes, pois se trata de uma situação inusitada onde a Lei vence a Truculência.

Esta situação de mudança de nome foi necessária, porque a escola estava com dois nomes, nas relações com algumas instituições estava o irregular nome da ex-prefeita, e com outras estava o nome provisório de Centro Educacional de Caraíbas - provisório porque não foi aprovado pela Câmara de Vereadores, foi um ajeito da ex-prefeita para empurrar a situação até ela ter direito, ou seja quando partir para o além (só pode, não há outra explicação).

Então - A Escola tem que ter um nome só, daí ou coloca-se o nome do Saudoso Joaquim, ex-prefeito, ou coloca-se o nome aprovado pela Câmara de Vereadores. Eles fizeram tanta tramoia que sumiu a tal lei aprovada pela Câmara de Vereadores, tanto que chegou-se a se pensar que a prefeita havia vetado a lei nos bastidores.

Se vocês observarem em algumas contas de energia elétrica do bairro novo, aparecem Rua Lourival Silveira Dias e até Bairro Lourival Silveira Dias - totalmente ilegal, totalmente irresponsável, alguns alunos usaram em seus endereços Rua Lourival Silveira Dias, melhor seria, Rua Papagaio, 171 - Cara de Pau!

Respeitamos a Lei aprovada pelos Vereadores, que por sinal é uma Justa, Digna, Respeitosa, Apropriada e Merecida Homenagem ao Professor Emanuel Coelho Ferraz. E, tenho a honra de editar o primeiro documento oficial da escola com Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz:


Instituímos junto aos alunos, ex-alunos, professores, ex-alunos do Professor Manuel, professores amigos do Professor Manuel e a comunidade escolar, uma página na internet, via do Facebook, da instituição:



O E-mail do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, passou a ser: ce.prof.emanuel@gmail.com . E, é claro, durante algum tempo estaremos operando com os dois e-mails e nomes, pois a mudança definitiva se dará ao longo de um a dois meses.

Fora isso, programamos muitas coisas para a escola, via do Mais Cultura e via do Mais Educação. Embora estamos elevando o muro da escola, mas a escola operará além de seus muros junto a comunidade e também abrirá suas portas à comunidade. A elevação dos muros é uma adequação para proteção do patrimônio público e preservar o ambiente escolar.

Queremos ofertar cursos de fim de semana, cursos profissionalizantes e de extensão curricular, além de pré-vestibular, esportes, etc... Queremos transformar o prédio do CEASA em espaço cultural.

 A Creche já vai mudar daí...
...Culturalmente o Prédio já abriga a Biblioteca Municipal. É um Prédio Imponente e situado em uma área Nobre do Município de Caraíbas.

Possui alguns ângulos externos que carecem de uma melhorada.


É um prédio bonito e imponente e bem arrumado em meio aos jardins no entorno. No entanto poderá ser melhorado em muito.

E, no interior existe espaços subutilizados, cheios ajuntamentos de materiais refugados ou guardados ali para uma possível e futura utilização. Vejam:

Nesse enorme espaço, dá para abrigar com facilidade, depois de organizado é claro, um Cine Teatro. Esta primeira foto do interior é no sentido do meio para o lado da saída de Caraíbas e a segunda foto abaixo é do meio para cima da creche.


O Prefeito Luizinho, a Secretária de Educação Professora Suleny, bem como toda a equipe, desejam o melhor para Caraíbas e seus cidadãos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado