sábado, 13 de julho de 2013

COM APOIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO O CENTRO EDUCACIONAL DE CARAÍBAS ESTÁ PASSANDO POR UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO PARA FAZER FRENTE AO VANDALISMO!

Estavam fazendo do CEC um brinquedo de subir, coisa infantil igual se encontra em algumas praças públicas, igual dessa Praça de Barra do Choça aí da foto:
Comparem, os buracos nos muros, parece que incentivam os jovens a subir no muro:

Estes furados possibilitam a escalada até a parte superior da escola. E, quando assumimos a escola tinha aproximadamente umas cinquenta telhas quebradas por estarem subindo por aí. Isto é, não são somente o subir no muro, mas até o subir na escola e provocar danos. E, os jovens não se intimidam, abusam na frente de quem quer que seja.

A Escola estava sendo como um brinquedo "trepa-trepa" aos adolescentes.

Então ficou muito óbvio a necessidade de resolver este problema, cortar esses espaços, cortar estas facilidades - o jeito for cobrir os buracos nos muros. É o que está se fazendo, vejam:


Algumas pessoas até criticam, da mesma forma que culpavam a direção pelo desrespeito de pessoas pulando o muro para invadir a escola, hora para usar a quadra e hora para puro vandalismo mesmo. Não tinha como segurar a falta de respeito que vem desde há muito tempo. Está aí a solução que está sendo muito bem acolhida pela comunidade escolar do Centro Educacional de Caraíbas.

OUTRAS PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS ESTÃO EM ANDAMENTO PARA APURAR AS RESPONSABILIDADES NOS DANOS CAUSADOS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO NA QUEBRA DOS VIDROS DAS JANELAS E NA DANIFICAÇÃO DAS PORTAS

Embora pareça uma situação difícil e complicada. A apuração jurídica dos fatos é importante na formação do jovem que passa a ver de forma amenizada as consequências de seus atos. Se o jovem não conseguiu assimilar os seus limites no contexto do lar, vai aprender no contexto social.

A Gestão passada preferiu arguir que danos similares tenham sido causados pela invasão do prédio pela oposição política. Acontece que a escola foi reformada e os mesmos danos vieram novamente a ocorrer, estando os que eram oposicionistas agora na administração - ou seja não deram atenção devida a solução do problema e o problema continuou.

ALGUNS DANOS CAUSADOS EVIDENCIARAM FALHAS NA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO PELA GESTÃO ANTERIOR.

No banheiro masculino do andar térreo, foi identificado um dano na parede divisória do banheiro que revelou uma falha grosseira na construção do prédio. A paredinha apareceu arrastada de sua posição inicial em dois centímetros mais ou menos - isso mesmo, arrastaram a parede de lugar! Isso só ocorreu porque o construtor do prédio edificou a parede a partir de cima da cerâmica, sem qualquer base de fixação da parede no chão.
Aí, para que a referida parede não caísse sobre alunos, tivemos que nesse sábado, hoje, acabar de derrubar e construir outra rapidamente.

Futuramente certamente teremos que fazer o mesmo nas demais paredes divisórias deste e dos demais banheiros, pois ao que tudo indica foram construídas da mesma forma.

ESTES SÃO SERVIÇOS DE ADEQUAÇÃO - ESTAMOS
AGUARDANDO A MELHORIA DA ESTRUTURA
ESTÁ PREVISTO A COBERTURA DA QUADRA COM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL - QUE TAMBÉM OCORRERÃO NAS QUADRAS DAS DEMAIS ESCOLAS MUNICIPAIS SEGUNDO A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO.

Bastante preocupada, a Senhora Secretária de Educação deu bastante atenção ao Centro Educacional de Caraíbas, mandando fazer o serviço no muro e reforçando o quadro de direção da instituição, promovendo o Professor Geraldo Rocha à Vice Direção no turno Matutino, permanecendo a Professora Rosana Dias no turno Vespertino e a minha pessoa na Direção da Escola.

A demanda de indisciplina é que provocou toda essa movimentação, além é claro de algumas cutucadas de cobranças no intuito de buscar a solução para a indisciplina e provocar ações revolucionárias junto ao Governo Federal. Como visto a estrutura física da escola, dava muito espaço a libertinagem, somados a descontrolada libertinagem de um grupo de alunos, estava difícil dentro da vigente legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente redirecionar tais alunos a respeitarem e desenvolverem uma conduta socialmente aceitável.

Atitudes mais fortes estavam sendo necessárias e estão sendo tomadas e sempre respeitando o Direito da Criança e do Adolescente. Estamos tendo o apoio do CRAS, via do apoio da Psicóloga e Assistente Social, do Conselho Tutelar e da Polícia Civil. Este reforço dado pela Professora Suleny veio em excelente momento.

Alguns comerciantes da circunvizinhança estão reclamando que com o fechamento dos buracos do muro irão prejudicar seus negócios, mas foi necessário e urgente. Estávamos sozinhos tendo que suportar tudo sem ajuda, sabemos que não era de outras pessoas se não nossa a responsabilidade de resolver o problema, e é dessa forma que tem de ser resolvido, já que ninguém nos ajudou coibindo os excessos de quem pulava o muro. Muitos se limitaram a apenas assistir e ajudar nas críticas.

Coisas boas estão programadas para vir, temos a pretensão e já estamos caminhando nesse sentido com apoio do Governo Federal, teremos cursos profissionalizantes nos finais de semana: Curso de Manutenção de Computador, Curso de Informática e Curso Preparatório Pré-vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado