sábado, 15 de junho de 2013

CENTRO EDUCACIONAL DE CARAÍBAS - GESTÃO 2013 - QUEBRANDO PARADIGMAS E ESTABELECENDO UMA GESTÃO PARTICIPATIVA DA COMUNIDADE ESCOLAR!

Quebrando Paradigmas é o que se viu e se vê em nossa Gestão Escolar 2013, embora muitos tentem tecer falácias ao contrário e poderão até fazer piada de que o que está quebrando mesmo é a escola - Queremos resolver mesmo a indisciplina, porque até hoje, as Gestões anteriores não o conseguiram, tanto que tem aluno filho de ex-gestor escolar indisciplinado. Sim a indisciplina dos alunos tem causado danos ao Patrimônio Público, porque as portas de algumas salas que recebemos quebradas e que arrumamos no início do ano estão novamente quebradas. As Gestões anteriores chegaram a culpar a Oposição Política de serem os responsáveis pelos transtornos causados pela indisciplina, mas a Gestão mudou e a indisciplina continua a mesma. A indisciplina não tem nada haver com a política partidária, mas é um problema social de todos os envolvidos, ou seja, é problema de todos!
Essa reunião aí, reunião de pais, que contou com uma participação maciça das mães e pais de alunos, dos professores, de nós diretor e vice diretora, e do Conselho Tutelar foi um importante e fundamental passo nesse sentido de buscar resolver o problema da indisciplina. Foi uma verdadeira Oficina de Trabalho, onde tiramos definiu-se ações e diretrizes. Oficina que esperava ter ocorrido na Conferência Municipal da Educação e que não ocorreu.
Os Pais cobraram os uniformes, pois estamos no meio do ano e ainda não temos os uniformes. Respondemos aos pais que a Secretaria Municipal de Educação estaria promovendo o Processo Licitatório, embora o responsável pelas licitações ainda não esteja de posse do referido processo, mas de qualquer forma a Vice-Direção está buscando um fornecedor para que os alunos tenham onde comprar os uniformes - aliás a necessidade é imediata! No entanto o desejo da Secretária Municipal de Educação é que o uniforme seja dado Gratuitamente aos alunos tal como é feito pela Secretaria Estadual de Educação.
Das decisões colegiadas definidas nessa reunião, que será institucionalizada em Portaria da Direção na próxima semana é que:
  • Proibição do uso de celular e caixinhas de som dentro do espaço escolar;
  • Proibição da entrada de alunos à escola após o horário correto do início das aulas, com exceção as devidamente justificadas dentro do amparo da lei;
  • Incrementar a participação da psicóloga do CRAS no acompanhamento e assessoramento aos alunos e pais de alunos indisciplinados;
  • Usar inclusive a alternativa de cancelamento de matrícula (expulsão) do aluno(a) indisciplinado(a) e/ou encaminhamento à Justiça da Infância e Juventude, via do Conselho Tutelar, para providências cabíveis, isto no intuito de preservar o clima educacional aos demais estudantes.
Enquanto a reunião transcorria, na quadra de futsal do CEC, ocorria o campeonato inter-classe de Futsal 2013.
  


Nossa Gestão Escolar recebeu a escola em meados de Janeiro de 2013 sem que a Gestão Anterior escolar nos passasse a devida Prestação de Contas da Associação de Pais e Mestres do Centro Educacional de Caraíbas, e posicionamento do Patrimônio Escolar.

Em Abril de 2013, tomamos a iniciativa de realizar a reunião para definir a Executiva da Associação de Pais e Mestres, para corrermos atrás das verbas destinadas a escola, publicamos na conformidade da Lei o Edital e realizamos a reunião de eleição e posse no dia 12 de abril de 2013.

No dia 29 de abril de 2013, a ex-gestora da instituição escolar Centro Educacional de Caraíbas apresentou a Vice Direção a prestação de contas de duas contas bancárias, quase zeradas, com livro de atas que estava com a mesma em sua vida privada, envelopes com Notas Fiscais e documentação de Compras e do uso do dinheiro do PDDE, que ao apagar das luzes da Gestão de Norma Suely foram realmente usados na instituição, coisa que nunca acontecera segundo relatam ex-funcionários da ex-gestora, ou seja, foi mesmo somente ao apagar das luzes, e um livro de inventário patrimonial novo, recém elaborado, onde constam inúmeros bens, muitos realmente estavam e estão ainda na escola. No entanto, saltou-nos aos olhos a derradeira aquisição de 22 ventiladores de parede, uma TV LCD de 32", 2 Ar Condicionado Eletrolux, 1 Microondas Eletrolux de 18 litros, 1 Tela de Projeção 18, que não estavam presentes na escola, principalmente na vistosa derradeira super compra.

Na reunião com os Professores no dia 13 de maio de 2013, fiz questão de comentar esse fato aos Professores, pois pretendíamos comprar tais ventiladores. Fui enfático de que o Fato é muito grave e que teria eu de tomar providencias de denunciar o caso ao Ministério Público Federal, pois trata-se de Verba Pública Federal. Fiz isso no intuito de provocar indiretamente as pessoas que naturalmente responderiam legalmente por essa falha, dando-lhes a oportunidade de se manifestar.

Esta manifestação ocorreu junto a vice direção, Professora Rosana, que recebeu um comunicado que a Ex-gestora escolar estava movimentando no sentido de resolver a pendência.

Nessa semana do dia 13 de junho de 2013, recebemos a entrega de parte dos bens faltantes.



Estamos aguardando a entrega de mais itens, como por exemplo uma Tela de Projeção, que segundo a pessoa que entregou, tudo foi um erro do fornecedor que não entregou os equipamentos em tempo, ou seja, seis meses depois.

CONCLUSÃO

Administrar uma instituição escolar não é difícil, desde que tenhamos parceria dos envolvidos, nós da administração, professores, alunos, pais de alunos, Secretária Municipal de Educação, Prefeito e Vereadores. Educação é um patrimônio de toda a sociedade, pois é da educação que se constrói de fato e de direito um futuro promissor. Educação não é sorte e nem bilhete de loteria, educação é um caminho real ao sucesso.

Na semana passada fui propositalmente de avião levar meus filhos ao casamento da irmã mais velha deles, da Dra. Fabíola, que é uma bem sucedida Advogada do Vale do Jequitinhonha.

 
A Viagem foi de avião de forma a radicalizar tudo de bom que se consegue via da educação.

Meu propósito nessa viagem foi mostrar o sucesso que a irmã de meus filhos teve via da educação, para eles perseguirem o mesmo caminho. Minha filha iniciou seus estudos na escola pública municipal de Pedra Azul - MG. Na época eu e meus colegas de empresa bancamos melhorias na escola com o propósito de darmos aos nossos filhos uma educação de cidade grande. E, o sucesso disso brilhou anos mais tarde.

Meu filho Iago Correia de Mattos estuda na mesma escola onde sou Diretor. E, se quero o melhor para o meu filho nessa escola, é o mesmo que quero para todos os filhos dos cidadãos de Caraíbas que estudam junto com ele na mesma escola.

Podemos chegar lá, porque os recursos que o Governo Federal dedica a educação são muito melhores do que eu e meus colegas demos a escola de Pedra Azul. Minha filha não nasceu em Berço de Ouro, nasceu da mesma forma que muitos em Caraíbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado