quinta-feira, 4 de abril de 2013

PARABÉNS ANAGÉ - BA (por Girlei Almeida)

Parabéns Anagé-BA

Anagé, que fica a 560 KM da capital do estado, e localizada na região sudoeste da Bahia, e com uma população de aproximadamente 26.000 habitantes, segundo IBGE/2010, tendo as cidades de Caetanos, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Serra, Planalto, Belo Campo e Caraíbas como municípios limítrofes. De clima semiárido, Anagé possui uma das maiores barragens do estado, a barragem do rio Gavião, que é fruto de lazer e renda para a população da cidade e das demais cidades ao seu entorno, Caraíbas e Belo Campo.
Anagé foi fundada pelo bandeirante João Gonçalves da Costa, no ano de 1784, quando abria a estrada ligando o Arraial da Conquista a Caetité e ao rio São Francisco, a região era habitada anteriormente pelos índios imborés e mongoiós. Em 1920 é elevado a vila, com o nome de São João da Vila Nova, e a município, em 5 de Abril de 1962 pela lei estadual nº 1656. Sendo assim desmembrada de Vitória da Conquista, sua antiga sede.
A economia da cidade é movimentada pelas aposentadorias, o Bolsa-Família e a agricultura de subsistência, vale ressaltar, que mais de 80% da população do município vive na zona rural.
Na história politica do município, já passaram pela prefeitura os ex-prefeitos, Antônio José de Oliveira, Henrique Ribeiro, Rosalvo Borges de Avelar, Elbson Dias Soares, este detentor de cinco mandatos, Augusto Vieira Sobrinho, Valdete Sousa Lopes, Rubens Oliveira Dias. Em 2012 quebrando essa hegemonia masculina que durou 50 anos, uma mulher chega ao poder com uma aceitação popular incrível. Eleita com 60,64% dos votos validos, Andrea Oliveira, do Partido dos Trabalhadores, assume a prefeitura de Anagé com o objetivo de trabalhar pela valorização do funcionalismo público, melhorar a capacidade de atendimento na saúde, na educação, melhorar as estradas rurais e a condição de vida do homem do campo e da cidade.
Anagé, que cresce a cada dia, vive um momento ímpar em sua história, chega aos 51 anos de emancipação politico administrativa. A cidade conta com uma agencia do INSS, Correios, Fórum da Justiça Estadual, Banco do Brasil, escritório da ADAB, Loterias da Caixa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delegacia de Policia, etc. Na iniciativa privada se destacam o grupo Teixeira e o Aliança.
Portanto, parabenizo, a todos cidadãos e cidadãs anageenses, pelos seus 51 anos de emancipação político-administrativa, comemorado neste 05 de Abril de 2012.


Girlei Almeida de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado