segunda-feira, 15 de abril de 2013

No Quilombo do Bomba, em Belo Campo, Luiz Alberto reforça importância da luta quilombola

DSC_4493

No Quilombo do Bomba, em Belo Campo, Luiz Alberto reforça importância da luta quilombola

Postado em 15/04/2013| 17:10

“Nunca pensamos ter um deputado aqui em nossa comunidade… Nelson prometeu e trouxe nosso grande deputado Luiz Alberto, que é nossa voz, o único que nos representa lá na Câmara dos Deputados e luta por nossos direitos”!
DSC_4470
A fala, entusiasmada, de José Nunes, presidente da Associação dos Quilombolas do Bomba, no município de Belo Campo, no Oeste baiano, deu à tônica de como foi a visita do parlamentar à comunidade quilombola, no último sábado, 12 de abril.
DSC_4433
O deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) visitou o local para a entrega da carta de auto-reconhecimento do Quilombo do Bomba, emitida pela Fundação Palmares, do governo federal.
DSC_4419
Lideranças da comunidade quilombola, vereadores e demais autoridades do município, além dos moradores do lugar “tiraram o chapéu” para o parlamentar pelo compromisso de ir até a comunidade.
DSC_4446
“É preciso caminhar na luta, mas nunca se esquecer da nossa origem, como a ave africana Sankofa, que caminha, mas sempre vira a cabeça para trás, para não perder seu rumo”, disse Luiz Alberto, ao ressaltar que também é quilombola.
DSC_4458
O parlamentar baiano disse à comunidade que o certificado que eles receberam representa o reconhecimento do Estado brasileiro da importância que os quilombolas têm: “É como se o Estado estivesse se desculpando por ter negado, historicamente, nossos direitos”.
DSC_4459
Luiz Alberto disse ainda que os direitos de uma cidadania ativa estão chegando à comunidade. “Vocês não deveriam se orgulhar de pela primeira vez um deputado vir aqui, esta é uma obrigação de todos os parlamentares. Sei que ‘uma andorinha só não faz verão’, mas luta até o verão chegar. O ‘verão’ pode até chegar, mas vamos continuar lutando”, aludiu o deputado.
DSC_4412
“Mas, se orgulhem pelas conquistas de vocês, por tudo que estão alcançando. O próximo passo agora é ir ao Incra para receber a titulação, com a demarcação do território pertencente ao quilombo, e continuar lutando, pois a bancada ruralista no Congresso quer acabar com nossos direitos, não podemos esmorecer”, destacou.
DSC_4398
O deputado ainda caminhou e almoçou na comunidade quilombola, onde ouviu outras demandas e histórias de conquista do povo local.
DSC_4385 - Cópia
Confira abaixo mais fotos da visita:
DSC_4468
DSC_4466
DSC_4455
DSC_4454
DSC_4451
DSC_4443
DSC_4428
DSC_4425
DSC_4401
DSC_4477
DSC_4485
DSC_4487
DSC_4490
DSC_4493

Fotos: Carlos Eduardo Freitas/Ascom do Mandato
{facebook-share}

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado