segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

BASTIDORES - SEMPRE HÁ BASTIDORES! PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE CARAÍBAS!

"Há um ano atrás tive um caso com uma mulher, que depois descobri ser amigada. Ela traiu o companheiro, porque ele teria sido surpreendido na cama com a prima dela. E, como ela entendia que a prima dela fosse minha ficante, que não era verdade, ela resolveu vingar os dois ao mesmo tempo comigo - mulher não trai, mulher se vinga (como diz a música). O cara parece que a perdoou..."

DEPOIS ENTENDAM, COMO QUISEREM...

Quero inicialmente saudar a Locutor Cesar Vieira, que saudou o Blog do Chico, nas festividades de Posse de Luiz Carlos Souza Patez - Agradeço ao termo usado de POLÊMICO! Sendo assim, muita coisa mudou para melhor!

______________________________________________________________________________

A Presidência da Câmara de Vereadores de Caraíbas, tem sido cargo disputado, pelo menos desde quando a política de Caraíbas começou a ter novas diretrizes de oposição. Basta dizermos que o atual Prefeito Municipal de Caraíbas, Luiz Carlos de Souza Patez, já ocupou este cargo. Na época, a Prof. Suleny Nunes Ribeiro era a Secretária da Câmara, cargo que ocupou até ser injustamente, no início de 2006, injustamente expulsa da Câmara de Vereadores, com escolta policial e por puxões de cabelos das Jagunças fiéis ao então Vereador Jones e seus Pais. Hoje, Suleny volta de cabeça erguida por ter dado a volta por cima e aquelas Jagunças, por não serem efetivas - que pena né?!

Até a Gestão de Edson Lenares, a Presidência da Câmara foi ocupada por decisão da maioria sem influência Feudal de Lourival, mas como Edison Lenares se atreveu a trabalhar direito, elaborou a Nova Lei Orgãnica de Caraíbas, onde até EU, Francisco Carlos de Mattos, participei com contribuições, e queria implementar o Novo Regimento Interno, causou ciúmes no filho do Ditador. Então, foi negociada a Próxima Gestão a Jones. Prefeitura na mão do Submiço Orlando e Câmara na mão do filho. Foram então seis anos, eles com todo esquema na mão e no comando de tudo.

Outro episódio que merece nosso enfoque, foi quando, via de negociatas de bastidores, assumiu a Presidência da Casa o Sr. Eufrásio Almeida, mais conhecido como Flávio. Na época estava Eu e Prof. Ademilton, e alunos do CELEM, em um ônibus fretado, saindo para uma excursão a Praia de Olivença, e, quando, na saída da cidade fomos surpreendidos por um homem que mandou que o ônibus parasse. Ele estava no meio da pista com posicionamento de Autoridade, era o então Presidente da Câmara, Sr. Eufrásio, querendo saber se o motorista tinha autorização para estar com aquele ônibus ali, se era de linha, o que estava fazendo - O Poder da Presidência da Câmara subiu à cabeça de Eufrásio!

Já nesse ano de 2013, o ano inicia com Negociatas anômalas que fez o Vereador Estrages Chaves Barbosa que destruiu 20 anos de sua história, tudo pela Presidência da Câmara.

  

Em sua fala o Presidente e Vereador Estrages (Jeso) chama de Teatro os ataques do Vereador Flávio e da Vereadora Emília à fala de Jones - assumiu uma postura de defesa ao Vereador Jones e sua Mãe, ou que tipo de Teatro ele se referiu?


Os filmes editados acima mostram o que a população presenciou e suas reações - Triste, mais foi real, aconteceu!

Eu, inclusive enfatizo para reverem o momento que Lourival sai de cena e deixa Jeso lá, a cara de felicidade de ter a certeza de ter acabado com Jeso, ele sabia que o povo iria fazer o que fez e aposto que ele deva ter entendido que foi até muito pouco.

Outros populares também filmaram o aperto que o Presidente da Câmara de Vereadores de Caraíbas, Sr. Estrages Chaves Barbosa, o popular JESO CHAVES passou diante do povão - Jeso não saiu correndo, tentou sair a francesa, mas...vejam a situação:

Se fosse somente o votar em Jeso, acredito que os Vereadores aliados a Luizinho fariam, mas não foi só isso de forma isolada. Trata-se de uma consequência já previsível pelos direcionamentos de Estrages ao longo destes últimos dois anos.

Estrages acredita realmente que foi ele o maior e único causador do Processo Federal contra Lourival e seu grupo mais aliado - coisa que as provas do Processo impetrado apontam que não, quando muito, fatos que lhe envolvem, foram usados na peça principal de denúncia, como foi o fato do Problema entre Lourival e Estrages na Rádio de Herzen Gusmão em abril de 2004, que está na peça de denúncia à CGU e ao MPF, mas não foi Jeso que colocou isso no processo.

Assim acreditando, Jeso passou a se movimentar como Ator principal. Certamente queria ser o Candidato a Prefeito apoiado por toda a oposição. No entanto surgiu Luizinho que rompeu com o Grupo de Lourival e estava com toda a popularidade. Nesse contexto, ficaram ameaçadas as pretensões de Estrages e outros logicamente, como Antônio de Messias.

O PT como partido de Lula, Dilma e Jaques Wagner, tomou a frente e acolheu Luizinho. Flávio Meira foi o Grande Maestro desse acolhimento. Com o PT mesmo, de fato, aconteceu em uma reunião na casa de Adair Ribeiro, junto ao Presidente do PT, Adenilson Costa dos Santos, logicamente os pais de Adair, estavam ainda, Flávio Meira, Professor Ademilton Santos Silva, EU, Francisco Carlos de Mattos, Luiz Carlos de Souza Patez e Dourivaldo Joaquim dos Santos - Os dois foram convidados a virem para o Partido dos Trabalhadores! Ficaram de refletir e pensar, pois o PT é um Partido Seguro aos filiados e suas pretensões. E, o que transcorreu a seguir provou que o PT seria até melhor que o PDT.

Muitos declaravam no início de 2011 contra o PT, falavam, se Luiz fosse para o PT ficaria engessado, sem ação. E, Antônio de Messias que amargava uma discussão comigo, Francisco Carlos de Mattos, no final de 2007 se posicionou contra a filiação de Luizinho ao PT; Jeso não posicionou a respeito disso nessa época. Isso são negociações há dois anos, antes de Lourival ser preso pela Polícia Federal.

Seis de Setembro de 2011, Lourival foi preso pela Polícia Federal e lá ficou até dia 23 de setembro. Essa Prisão, nesse período foi crucial para a queda de Lourival, pois foi justamente no período da configuração politico partidária para o pleito de 2012. Lourival perdeu o Democratas, perdeu o PTB, e o PMDB, e o crédito politico em Salvador - isso quebrou Lourival Politicamente. Fora a desmoralização!

Em uma reunião de bastidores com Marcelo Nilo, na reunião itinerante da Assembleia Legislativa em Vitória da Conquista, Luizinho firmou sua ida para o PDT, passando a Presidência do PDT para Renatinho, filho de Dona Helena e Joaquim. Também migrou para o PDT, Jeso Chaves, pois seu Deputado Estadual Paulo Câmara também está no PDT. É importante salientar que Luiz Carlos Souza Patez foi para o PDT em nome da União com o PC do B de Luzia e Antônio de Messias, nós do PT tivemos que aceitar calados. Aliás, foi literalmente nos bastidores do Teatro do Centro de Cultura!

Já nesse ano, as negociações da união ainda não estavam decididas, apenas Luizinho mostrou que estava querendo a união dos membros da oposição. Também filiaram ao PT, Silvana de Dora e Mana de Luiz.

Já em 2012, quando todos pareciam estar devidamente acomodados em seus partidos políticos, eis que Estrages, nosso mui amigo Jeso, aproveita de sua aproximação com o Deputado Paulo Câmara e toma a Presidência do PDT de Renatinho de Dona Helena e assume posturas estranhas de poder no partido. Observem o perigo que Luiz correu!

Havia até o risco de Jeso ameaçar a candidatura de Luiz, não confirmaram, mas sabe que ocorreram exigências para o apoio. É essas circunstâncias que tornam o PT um partido diferente, sem caciques. O único que se movimentava como Cacique no PT de Caraíbas, perdeu espaço e foi para o lado de Lourival Silveira Dias. Os Ditadores se entendem! Só falta Jeso ir para lá.

Foi fundamentado nessa tomada de partido e nessas posturas estranhas, que talvez tenham motivado aos Vereadores aliados a Luiz Carlos Patez a negarem apoio a Sr. Estrages à Presidência da Câmara de Vereadores. E, fechando, tudo isso está por trás a negociata que fez de Jeso Presidente da Câmara de Vereadores - vejam composição abaixo:

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caraíbas para o biênio 2013/2014:



Presidente: Estrages Chaves Barbosa (PDT);

Vice-presidente: Vilson Portugal da Silva (PP);

1º Secretário: Antônio Carlos Santos Lenares (PP) e
2º Secretário: Juraci Ferreira Damasceno (PSD).
(Dados copiados do Blog Cotidiano do Professor Damião)

Ao final da sessão, Jeso ainda teve um desfecho inusitado, o abraço do Cobra Piton, para que o mesmo ficasse, como ficou de fato, nem precisamos falar sobre. Aconteceu o que Piton queria!

Na internet, via do Facebook, o clima esteve quente:









Esta aí a confirmação de que realmente ocorreu, nas palavras da filha! Aliás, Karina deve ter sofrido muito com tudo isso, tanto que tentou defender o indefendível. Ela e até Regina a irmã de Jeso que tentou interceder pela sobrinha, em uma das falas dela para comigo.

Esse assunto já rendeu várias discussões, e vamos aproveitar o baixar da poeira para consolidar o entendimento.

Vocês já devem ter visto os dois vídeos e viram que Jeso não saiu correndo. Sim, muito apressado, mas se saísse no meio do povo só iria ouvir o que ouviu. Também ocorreram muitos boatos dizendo que se vendeu, entendo que isso foi excesso de quem está de olho no espólio político de Jeso, ouvi gente dizer que foi 50 mil e depois disse: "Falem que foi Cem MIl!" Pior que foi somente para estar na cadeira mesmo, entendo que foi EGO, somente EGO. Queria ser Prefeito, ou VICE, ficou então de Presidente da Câmara!

Então, esperamos que Jeso reveja todas essas atitudes, reveja como deverá reaproximar. Nós do PT não somos contra Jeso, mas estamos sentidos, pois além de tudo o que aconteceu ainda tenha surgidos boatos, que o mesmo tenha falado em alto e bom som que não quer ver o povo do PT na Rádio Águia FM. Isto não foi agora, foi há mais dias, mas já que Jeso acirrou mais sua conduta, será bom esclarecer e abertamente se posicionar.

Jeso e esposa devem os mandatos aos votos do PT, tanto é verdade, que ele insistiu na coligação com o PT, foi irredutível e os números mostram de que se o PT tivesse coligado com o PV e PMDB, como queríamos, teríamos elegido não só Flávio, mas Damião também, e talvez algum do PMDB ou do PV, ou seja, esta coligação foi prejudicial ao PT, elegeu Jeso e NEM, pois o PT foi o partido mais votado dos partidos de oposição. Então, em nome dessa coligação, vantajosa a ele, Jeso, está na hora e, moralmente, tem a obrigação de conversar.

Entendo que cabe a Jeso a busca de uma reaproximação por tudo que ele afirma ser nesses 20 anos de história - Jeso tem e precisa se retratar e esse blog está aberto a ele!

Não acredito que seja uma traição, mais parece vingança, talvez, estamos dispostos a rever inclusive nossas atitudes, mas é preciso conversar - lavar a roupa suja, afinal é uma união política. A moral de ninguém ficará irremediavelmente abalada - União e Paz!

Eu poderia ter dado o título nessa matéria de Missa de Sétimo dia do falecimento político por suicídio de Jeso, mas não, até comecei a matéria dando um ar de zuação para quebrar o clima, fiz outros ataques para desviar, ou quebrar, o foco popular a Jeso - Afinal há muita roupa suja a lavar!

A Técnica que uso, aprendi em um Treinamento de Qualidade Total, na Nacional de Grafite Ltda. em Itapecerica - MG, há 30 anos atrás. Trata-se de uma técnica de grupo, joga-se o assunto à discussão do Grupo, que é a Polêmica em Si! É um recurso para resolver assuntos difíceis de resolver diretamente e muitas vezes nem é preciso citar nomes - quem precisa de ser atingido será atingido. Nem tudo vai ao ar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado