domingo, 14 de outubro de 2012

AS SERRAS DO PERIPERI AO LESTE E AS SERRAS MINEIRAS AO SUL IMPEDEM QUE AS FRENTES FRIAS DO SUL TRAGAM CHUVAS A NOSSA REGIÃO - FENÔMENO DO SEMI-ÁRIDO!


Quase ninguém percebe, mas esta formação de nuvens sobre Vitória da Conquista, onde claramente o Céu está dividido - Céu azul de Conquista para caatinga e Céu encoberto de nuvens carregadas de chuva de Conquista para o litoral. Lá no fundo da foto, na serra, está a estrada para a Barra do Choça, onde estava chovendo desde sexta feira.


Vitória da Conquista fica na encosta da Serra do Periperi e no Planalto da Conquista - esta foto revela o impacto dessa formação geográfica que impede que as frentes frias vindas do hemisfério sul tragam chuva para a caatinga baiana.

Quando cheguei em Caraíbas, vi moradores antigo comentar que a formação de nuvens que vem do sul ou da região leste, não trazem boa chuva, ou seja, é chuva passageira, tipo apaga pó. O Sr. Gersi Viana Rocha é um dos cidadãos que possuem esta experiência, segundo ele, chuva boa é a quem vem lá de trás da montanha na entrada de Caraíbas, ou seja que vem do Norte e/ou Noroeste. Sempre fiquei cabreiro com essas coisas, então fui analisar.

As chuvas que vem da região leste, vem do litoral e normalmente já descarregaram no planalto da Conquista ou no Litoral, o que sobra é fraca. E, as chuvas que vem do sul, são nuvens perdidas e fracas que já descarregaram em minas.

Somente chove na caatinga, quando o sol está alinhado em solstício para abaixo do Paralelo 16 - dessa forma ocorre as frentes que vem do norte e noroeste, trazendo a umidade que vêm da Amazônia - são verdadeiros rios aéreos...



 ...mas que ultimamente tem se desviado da região onde está localizado Caraíbas, Anagé, Caetanos, ou seja o Vale do Rio Gavião.

Este fenômeno tem castigado nossa região:

SECA CASTIGA CARAÍBAS E ANAGÉ!

CISTERNAS - CONVIVÊNCIA COM A SECA!

Dessa forma, a opção é a busca da convivência com a seca, via de métodos de não só economizar água, mas como armazenar de forma eficiente: Barragens de Grande, médio e pequeno porte, Barragens subterrâneas e cisternas.

Em Caraíbas, como em toda região do Semi-árido, estão sendo construídas várias cisternas, cerca de 300 cisternas, vejam o vídeo de parte da implementação deste Projeto em Caraíbas, na região da Lagoa Seca sob a coordenação de Adair Ribeiro:


O Curioso desse Projeto é que ele é desenvolvido sem aquelas parafernálias, carros, salas com ar condicionado aos coordenadores, prédios, etc..., o dinheiro vai para onde tem que chegar e sem exagero, de forma enxuta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado