segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

LEI DA FICHA LIMPA VALE PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO!

A Lei da Ficha Limpa parece que é só lembrada para ser votada às vésperas das eleições, mas o STF finalmente deu sua aprovação final definindo que valerá para as eleições de 2012.


A Lei da Ficha Limpa é uma vitória do movimento popular, nasceu de um empenho popular, pois o Sistema Judiciário Brasileiro é tão moroso e complexo que tem facultado aos políticos corruptos a saírem impunes.

O impacto da Lei da Ficha Limpa em Caraíbas limita as possibilidades da Prefeita Norma Suely Dias Coelho que está sob a mira do Judiciário Federal. Se a Prefeita renunciar, não poderá se candidatar nos próximos 8 anos e se continuar e for cassada, será da mesma forma, pois ela tem foro privilegiado e estará sendo julgada em segunda instância o que já cai na malha da Lei da Ficha Limpa.

A Prefeita está sim se defendendo no Processo Federal, pois solicitou auditoria e as contas serão auditadas por um perito nomeado pelo Juiz Federal, mas não é só esta auditoria que livrará ou não, porque o Processo Federal é muito complexo.

A CGU flagrou falhas incontestáveis em sua administração, especialmente quanto a nomeação das Comissões de Licitações, as Comissões de Licitação até então eram formadas sem qualquer preocupação com a seriedade do processo, tanto que a formalização era precária e as vezes inexistentes. A CGU pediu as provas das nomeações de cada ano, e foi lhes apresentadas as nomeações, segundo consta do Processo Federal, Comissões Diferentes, para o mesmo exercício. Isto aconteceu, não tem como mudar e é uma falha administrativa grave, pois a comissão de licitação é quem bate o martelo na definição de quem executará a obra ou quem venderá para a prefeitura, ou seja, esta falha deixa claro o porque por exemplo a Capital sempre foi a vencedora das licitações.

Depois da CGU em 2009, a Prefeita Norma cuidou mais deste compromisso legal, mas não mudou muita coisa, tanto que o Povo e EU temos visto que alguns atores capitais são os mesmos. Surgiu a novidade do ex-Prefeito Orlando aparecer como empreiteiro, mas entendo que ele está se envolvendo demais onde ele já comprovadamente se deu mal.

A Lei da Ficha Limpa poderá ter mais impactos nas eleições de Caraíbas, e provavelmente mais pessoas não poderão se candidatar. O Ex Prefeito Lourival, por exemplo, só servirá de Cabo Eleitoral, porque tão cedo não poderá se candidatar em razão dos Processos já julgados e muitos outros a serem julgados. O maior problema é que Lourival arrastou com ele muita gente que entrou de gaiato confiando no poder de fogo financeiro dele. Ainda que estas pessoas envolvidas não sejam tão culpadas assim, não são dignas de cuidar da coisa pública pois se deixam levar. 

Se o Povo de Caraíbas quer que o município desenvolva e saia das páginas da Justiça, devem escolher melhor seus candidatos nas eleições deste ano, independentemente da Lei da Ficha Limpa, porque o Povo sabe quem é quem. Não adianta ficar com raiva de Chico não, porque o que Chico apontou, a CGU veio e confirmou e achou foi muito mais coisas. O Povo de Caraíbas tem de aproveitar a deixa e tomar conta.

Tem muita gente boa aí que já é filiado a algum partido político, que tem escolaridade boa, mora em Caraíbas, sabe dos problemas e poderá fazer um bom trabalho tanto na Câmara de Vereadores como na Prefeitura. Vejo que é muito importante a escolaridade e morar na cidade. Quem não tem escolaridade terá dificuldade de lidar com a documentação e quem não mora em Caraíbas não vai se preocupar com o município de corpo e alma da forma que precisa.

3 comentários:

  1. E o carnaval, que vergonha hen? Eles(da prefeitura) esperavam muitas pessoas, mas estas não vinheram. Esta festa só aconteceu porque estamos num ano eleitoral e, estão tentando reverter o que o povo já decidiu. Caraíbas quer mudança de verdade. Chega de roubalheira, tapiação e arrogância.

    ResponderExcluir
  2. O carnaval de Caraíbas foi composto por desorganização, palco na areia virado para o sol escaldante da tarde (bronzeamento forçado dos artistas), atropelamentos e etc.
    No circuito da festa só podia entrar os carros dos puxa sacos. Não que eu quisesse por o meu veículo lá dentro, más a proibição deveria ser para todos. Abusos foram cometidos, a nova guarda municipal começou mal.

    ResponderExcluir
  3. claudio s s moc mg caraibas precisa de candidatos novos do estilo de Luizinho.

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado