quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CORRUPÇÃO - A SAÚVA DO SÉCULO XXI !


Por Saul Quadros/Presidente da OAB – Bahia
Talvez seja difícil determinar quem foi o autor da frase: “ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil”.

A saúva tanto corta folhas em árvores gigantescas, como arbustos, ervas e gramas. Quando ela ataca, sabe ser tremendamente eficiente.
Ela tem, também, uma fantástica capacidade de reprodução. Uma colônia de formigas cortadeiras, a não ser que seja exterminada pelo homem, tem longevidade indefinida, enfraquece, mas se recupera. A saúva já não tem inimigos naturais. O tamanduá está em extinção e os tatus não vão muito atrás.
A formiga prefere plantas enfraquecidas. O mal do Brasil deixou de ser a saúva dos tempos do Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, para se revelar nos furtos à fazenda pública, permitidos pelo desgoverno e pela cumplicidade dos gestores governamentais.
No Brasil de ontem, a praga era a saúva. Hoje, é a corrupção. O País, sob o aspecto ético, está sendo “quebrado em pedaços”.
A corrupção é crime que precisa ser punido. Ela está presente no mundo inteiro, com maior evidência, nos países não democráticos e do terceiro mundo.
Sacrifica a sociedade como um todo, especialmente a camada mais pobre, que depende mais dos serviços públicos para suprir necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência etc.).
Em recente pesquisa feita entre cerca de 20 mil brasileiros, dos entrevistados, 71,97% acreditam que a corrupção aumentou muito nos últimos cinco anos.
Igual ou pior do que o corrupto é o corruptor, aquele que oferece presentes, dinheiro, vantagens (jatinhos para viagem), ao corrupto, que vende a honra, mas sabe que pode “honrar o compromisso assumido“.
É isto que vemos às escancaras no Brasil. Uma vergonha! Essas pessoas não podem ficar impunes.
A corrupção é tão eficiente quanto à saúva.
O “loteamento de cargos públicos”, praga institucionalizada no Brasil, em nome da “governabilidade”, não passa de um patético “jogo de acomodação”, que tem prestado enormes desserviços ao nosso povo e à nação.
Tal como as “plantas enfraquecidas”, como preferem as saúvas para destruí-las, a democracia do “jogo de acomodações” torna-se presa fácil da corrupção.
Tão eficiente como a saúva, a corrupção atinge todos os níveis de poder. Está presente no Legislativo, Executivo e Judiciário.
Antes de completar um ano de governo, a marca deixada pela Presidente da República é a do combate “à corrupção nos mais altos níveis de governo”, mas nenhum ministro foi exonerado ou demitido. Seis pediram para sair, acusados de corrupção!
“Lambança” e “corrupção” não são fundamentos para a sustentabilidade governamental.
Com o devido respeito às ONGs sérias, muitas organizações não governamentais são verdadeiras “colônias de corrupção”. Têm sido usadas para burlar o fisco e a fiscalização, “partilhar” recursos com partidos políticos, e enganar o cidadão que trabalha duro e sonha com uma gestão honesta para o dinheiro que recebe como paga de seu trabalho, e compartilha com o Estado!
Se os tamanduás e os tatus estão desaparecendo e não dão conta no combate às saúvas, a Imprensa Livre, a OAB, e algumas Organizações da Sociedade Civil têm identificado “as colônias” de corruptos e corruptores, que existiam e existem, e que não tínhamos conhecimento.
Quando são eles presos pela Polícia Federal ou Estadual, elas não os prendem por iniciativa própria, mas em cumprimento de MANDADO JUDICIAL e, se os “solta” posteriormente, assim também agem por ordem judicial.
Cabe, portanto, ao Poder Judiciário, observando o direito de defesa, fazer a sua parte para que se efetive a “faxina ética” neste País, no combate vigoroso à corrupção, até mesmo “cortando na própria carne”.
Honrado é o lixeiro que recolhe o nosso lixo doméstico e ganha a vida com honestidade, e não muitos dos nossos administradores públicos e privados, que absorvem e incorporam o lixo da corrupção e se tornam arautos da moralidade pública ou empresarial.
O lixeiro é muito “mais limpo” do que o corrupto engravatado que incorpora e absorve o lixo da falta de ética e mergulha no lodaçal da corrupção.
(Blog da Resenha Geral - Herzem Gusmão - 

Publicado por Editor | Colocado em ArtigosBahia | Data: 17 jan 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado