segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BLOGOSFERA - A FORÇA DO BLOG NA DEMOCRACIA!

A interatividade social via páginas de relacionamento via internet, por si só, modernizou e franqueou a comunicação entre as pessoas, povos, nações, tribos, etc...

Não é exatamente a substituição da televisão e do telefone, mas a evolução e conjunção otimizada dos dois. A ideia televisiva da televisão e a comunicatividade interativa do telefone se juntaram e evoluíram, via da máquina inteligente que é o microcomputador, culminando na internet.

Para acompanhar o telefone evoluiu para móvel e com acesso a internet. E, a televisão evoluiu para a TV digital. No fim, todos os três: celular, televisão e computador serão um só aparelho, fixo ou móvel.

Os Jornais e Revistas, que não cobriam todos, veio a perder feio para a comunicação via internet. Primeiro os sites, que ainda assim pertenciam às corporações. Atualmente são os blogs que multiplicaram-se dominando e, principalmente, democratizando a comunicação. Dificilmente algo fica escondido dos blogueiros e de suas câmeras digitais de alta e perfeita resolução.


E os Blogueiros do Mundo estão organizados - Vejam:

1º Encontro Mundial de Blogueiros aprova Carta de Foz de Iguaçu

468 pessoas de 23 países e 17 estados brasileiros participaram do evento, que debateu o papel da internet, com a presença de Kristinn Hrafnsson , porta-voz do WikiLeaks, e ativistas da chamada Primavera Árabe

Por Redação [31.10.2011 21h00]
Leia abaixo a Carta aprovada no encontro:
O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia.
Como principais consensos do encontro – que buscou pontos de unidade, mas preservando e valorizando a diversidade –, os participantes reafirmaram como prioridades:
- A luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa. O direito humano à comunicação é hoje uma questão estratégica;
- A luta contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor. Neste sentido, os participantes condenam o processo de judicialização da censura e se solidarizam com os atingidos. Na atualidade, o WikiLeaks é um caso exemplar da perseguição imposta pelo governo dos EUA e pelas corporações financeiras e empresariais;
- A luta por novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários; impulsionem a diversidade e os veículos alternativos; coíbam os monopólios, a propriedade cruzada e o uso indevido de concessões públicas; e garantam o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural. Com estes mesmos objetivos, os Estados nacionais devem ter o papel indutor com suas políticas públicas.
- A luta pelo acesso universal à banda larga de qualidade. A internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para enfrentar os problemas sociais e para a democratização da informação. O Estado deve garantir a universalização deste direito. A internet não pode ficar ao sabor dos monopólios privados.
- A luta contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Pela neutralidade na rede e pelo incentivo aos telecentros e outras mecanismos de inclusão digital. Pelo desenvolvimento independente de tecnologias de informação e incentivo ao software livre. Contra qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA  no seu processo de bloqueio à Cuba.
Com o objetivo de aprofundar estas reflexões, reforçar o intercâmbio de experiências e fortalecer as novas mídias sociais, os participantes também aprovaram a realização do II Encontro Mundial de Blogueiros, em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso, foi constituída uma comissão internacional para enraizar ainda mais este movimento, preservando sua diversidade, e para organizar o próximo encontro.
(Matéria publicada na revista Fórum)
Tenho certeza absoluta que estou contribuindo para a democracia em Caraíbas com esse blog. É um meio limpo de combater a tirania aqui instalada.
Nesse contexto eu assumi uma responsabilidade grande, de forma que não tenho mais a pessoalidade minha, mas de todos que estão do lado da democracia e da legalidade.
Existem comentários que tentam vincular o que faço a algo de cunho pessoal, mas alguém tinha de ser mais que a força do poder financeiro e da truculência. Não é uma luta só minha. É uma luta em nome da Justiça até, porque a Justiça está, dentro do direito ao contraditório, também na mesma luta contra a Tirania. É uma luta em nome de todos aqueles que sofrem, mas não podem se expor contra, e de todos aqueles que não sabem e nem possuem o que possuo para fazer e acontecer o que está acontecendo, inclusive a existência desse blog.

Na realidade o Blog não tem só esse objetivo de afrontar o Poder Tirano de LSD e NSDC. O objetivo é mais amplo no sentido social, mas os fatos mais comentados, não só no meu Blog, mas em todos meios de comunicação regionais é a situação política de Caraíbas. Consequentemente eu que moro aqui e sou um dos atores desse levante, veiculo no meu Blog esses fatos que certamente não agradam a cúpula tirana de Caraíbas e nem aos seus cegos seguidores.
Como Blogueiro não estou sozinho, como militante politico eu também não estou sozinho, como oposição contra a tirania eu também não estou sozinho e como cidadão insatisfeito e que quer e espera mudança aí é que não estou sozinho mesmo - 
Então eu não estou em nenhuma luta pessoal!
Somos muitos, mas muito mesmo, dentro e fora de Caraíbas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado