sexta-feira, 19 de maio de 2023

UMBU É VALENTE IGUAL QUALQUER SERTANEJO NORDESTINO, PORQUE NEM SECA O DERRUBA! ELE CRESCE E FRUTIFICA NA SECA E AGORA É POSSÍVEL PRODUZIR OS MELHORES UMBUS DELES! APENAS FAZENDO CLONAGEM DOS MELHORES UMBUS DISPONÍVEIS NO BIOMA BRASILEIRO, QUE, POR ENQUANTO, É EXCLUSIVO DO BRASIL, SÓ EXISTE UMBU NO BIOMA CAATINGA DO BRASIL! SERINGUEIRA QUE PRODUZ BORRACHA, ERA EXCLUSIVA DO BRASIL, GRINGOS VIERAM LEVARAM E PRODUZIRAM MAIOR QUANTIDADE, ROUBARAM NOSSO PATRIMÔNIO BIOLÓGICO CONCORRENDO! A MAIOR EXTENSÃO RURAL DE CARAÍBAS É CAATINGA, PERFEITA EM CONDIÇÕES DE PRODUZIR UMBU DE ALTA QUALIDADE E JÁ PARTIMOS NA FRENTE - TEMOS QUE DÁ SEQUÊNCIA AO QUE O PT INICIOU!

 IMAGINEM ESSE CAMINHÃO, ENTRE OUTROS, TRANSPORTANDO A PRODUÇÃO DE UMBU GIGANTE?!

MATEUS VIANA, carregado com caixas de Manga de Caraíbas/Belo Campo-BA, para SEAGESP no início de Junho de 2019 - eu peguei uma carona até Belo Horizonte para visitar minha filha! Inicio o papo por aqui, mas de início, quero abordar duas situações:

1ª. - Histórica - Mateus segue uma das profissões do Avô Gercy Viana, que transportava Trabalhadoras e Trabalhadores para São Paulo, e Suínos também. Na mesma época Sr. Edgar da hoje Viação Novo Horizonte, transportava gente da forma que Gercy Viana, nos Caminhões Pau de Arara - hoje, Mateus transporta produção agrícola de Caraíbas. Sr. Edgar, do Pau de Arara empreendeu a Novo Horizonte a partir do Primeiro ônibus que comprou com a venda do caminhão.


2ª. LOGÍSTICA - A Produção de Manga é vendida para SEAGESP, que depois distribui em todo o Brasil, até para os SEASAS do Litoral Brasileiro! Tem muita empresa ganhando dinheiro às nossas custas, vendendo para a própria Bahia!

Em caixas, iguais as das Mangas, o Umbu Gigante, correrá menos riscos de perder qualidade no transporte, atendendo melhor nossos clientes. As caixas acondicionam melhor, tanto o Umbu Gigante, quanto o umbu comum do sistema extrativista - a colheita feita nos umbuzeiros existentes na caatinga, conhecidos como "pé-francos". Devemos estar sempre preocupados em atender muito bem nossos Clientes, sejam Tupiniquins igual a nós, Ermanos do Portunhol, Gringos dos States, Europeus, Africanos, Asiáticos, Russos, etc..., essa fruta e seus derivados são desconhecidos do Mundo!


Professor Eduardo Ganem com o então Secretário de Agricultura Adenilson Costa do Santos, na época Presidia o DM do PT de Caraíbas. Nilson do Lago Azul, nome que popularizou Adenilson Costa dos Santos em Caraíbas, é um ferrenho incentivador de Umbu Gigante em Caraíbas, ele possui mudas plantadas em sua propriedade à beira d'Água na Beirada da Barragem ali vizinho ao Povoado da Extrema II, e outro lote de mudas plantadas em meio ao ambiente natural de caatinga próximo a Barragem da Comunidade de Santa Maria. Essa foto acima foi feita no dia da divulgação do projeto em Agosto de 2014.

Então, em Agosto de 2014, no SINTRAF de Caraíbas, Caraíbas recebia o Projeto do Umbu Gigante!


Nas palavras do Patriarca Emancipador de Caraíbas, "se fosse mais jovem, iria plantar muito Umbu Gigante, pois é plantar e depois esperar a época da colheita!"

Sim, Sr. Gercy Viana, mas para isso, tem que investir, no mínimo com esforço pessoal e de uma frenética equipe, tal qual ocorreu de Dezembro de 2014 a Janeiro de 2016! Professor Eduardo Ganem e seus alunos da UESB colaboraram para junto aos Produtores da Associação da Comunidade da Santa Maria que participaram do Projeto, desenvolverem passo a passo do como preparar cada muda clonada - a todos foi ensinado o como clonar. Teve principalmente apoio com material genético da EMBRAPA DE  PETROLINA!

Material Genético??? Sim, a EMBRAPA de PETROLINA, possui Matrizes de Vários Umbuzeiros do Bioma Caatinga do Nordeste Brasileiro. Por exemplo o Umbu Lontra tem esse nome, pois derivou da Planta que existe na Cidade de Lontra, próxima a Januária, vejam no mapa abaixo:


CLONAR UMBU É UM PROCEDIMENTO NATURAL, DE CERTA FORMA, POIS A PRÓPRIA NATUREZA FAZ!

Clonar significa copiar, fazer igual, e para fazer igual precisa de plantas matrizes. O Processo de fazer mudas de Manga é da mesma forma! 

Diferente do Termo "GENETICAMENTE MODIFICADO", que não é o caso, Geneticamente Modificado, ocorre a intervenção humana nos CROMOSSOMAS QUE EXISTEM NOS GENS DE PLANTAS E ANIMAIS, o Milho Transgênico é um exemplo, ou seja, é uma adulteração genética da planta. Não se consegue copiar, apenas as empresas produtoras, tal qual a Monsanto fazem industrialmente esse processo, mas não é o caso da Clonagem do Umbu Gigante!




Luiz e Vagner, a valentia desses dois está na paciência,  perseverança e boa vontade! A caatinga não precisa de Brutalidade, mas de dedicação e crença para alcançar resultado! Dá para ser Produtor da Agricultura Familiar de Umbu, entre outros produtos e ao mesmo tempo estar sintonizado a vida Jovem ou Adulta, campo real ou virtual na internet!

Em Caraíbas, os Produtores Rurais da Agricultura Familiar, Luiz Gonzaga, popular Luiz Ceará, e Vagner Lopes desfilam com fotos de suas Lavouras de Umbu Gigante. O Trabalho está muito próximo do resultado esperado e já investem em expansão. Vagner Lopes, esteve trabalhando em São Paulo, mas voltou e investe no projeto enquanto trabalha no SINTRAF de Caraíbas. Produz mudas para vender e para expansão do projeto.

Quanto mais Produtores Produzirem em Caraíbas, mais forte seremos no contexto, pois, logisticamente, por estarmos próximos a VITÓRIA DA CONQUISTA e da FIOL, nos beneficiaremos da logística de transporte instalada e instalando-se!


Se em casa é possível produzir iguarias de umbu além dele "in natura", com uma fábrica de Polpa, conseguiremos industrializar polpas, doces e demais derivados de Umbu, Manga, maracujás, entre outros frutos. São inúmeras possibilidades, mas devemos primeiro centrar na Produção In Natura igual se produz manga atualmente, e é claro, dentro do possível ir maturando o viés da produção de doces e polpas. 

O Futuro de Caraíbas está na juventude, em sua capacidade e Fé de conviver com a realidade, respeitando-a e interagindo com ela, unidos na certeza que VENCEREMOS!

No Projeto de Fruticultura, o produtor pode ter capital e ele pagar/comprar a instalação do Projeto, no caso do Projeto do Umbu Gigante da Santa Maria, foi oferecido em contrapartida do Produtor dedicar parte da sua propriedade a essa finalidade, dedicar em desenvolver o projeto em parceria à comunidade, dedicar a aprender executando o projeto para si e para cada um da comunidade, na época o Poder Público Municipal, Prefeito Luizinho, dentro do possível, deu condições logísticas do Sr. Adenilson Costa dos Santos, Secretário da Agricultura, popular Nilsinho do Lago Azul, desenvolver o Projeto do Umbu Gigante com a Comunidade da Santa Maria - TEM QUE ACREDITAR E DEDICAR-SE!

Adenilson tinha conseguido o mesmo Projeto para a Comunidade da Lagoa Seca, e conseguiu ainda o Projeto de Fruticultura de Sequeiro, mas ambos os Projetos não tiveram como dar continuidade porque o Gestor Jones não teve interesse em dar continuidade, mas são Projetos Possíveis e que gerarão emprego e renda aos Agricultores Familiares da Caatinga de Caraíbas!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado