terça-feira, 19 de junho de 2018

SR. RENATO DÁ A RECEITA - DE TUDO UM POUCO EM UMA SIMBIOSE SÓCIO-SUSTENTÁVEL! É A CAATINGA CATIVANDO-NOS EM SEUS OÁSIS PLANEJADAMENTE SUSTENTÁVEIS! UM PARAÍSO BLINDADO CONTRA O NEOLIBERALISMO E SUAS CRISES DE DESABASTECIMENTO! CÉLULAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DA AGRICULTURA FAMILIAR QUE GARANTE ALIMENTO AQUI, ALI E ACOLA!

Esse carro é Histórico, mas ele pode estar por traz do desmatamento da caatinga, não só ele, mas foi com ele que Henry Ford lançou a produção em série automobilística, uma das aplicações do aço produzido a partir do Carvão da Caatinga!



POLÊMICO O ASSUNTO!
O USO E ABUSO QUE OS ESTADOS UNIDOS FAZ DO BRASIL NÃO INICIOU NA PETROBRÁS E NEM VAI PARAR NELA!

VAMOS ENTÃO COMEÇAR NO QUE HÁ DE BOM!
AFINAL A CAATINGA É REFÚGIO!

O Sr. Renato, Paranaense descendente de imigrantes italianos, a visita talvez não tenha nos dado tempo de firmarmos amizade, mas como Mineiro, me identifiquei com ele aqui na Caatinga do Sudoeste Baiano, por sermos forasteiros. Viemos somar, aprender e ensinar. O nome Renato significa aquele que renasceu, talvez bem a propósito ao fato da mudança radical do Paraná para a Caatinga Baiana!



No vídeo o Sr. Renato abre-nos o seu Sítio, localizado junto ao Povoado Baraúna, também conhecido como Lagoa do Arroz, no município de Aracatu-BA!

A Casa Sede do Sítio foi construída pelo Pai da Esposa do Sr. Renato, mas foi totalmente melhorada pelo casal, que conta sua história em uma Linha do Tempo que aparece no Vídeo.

Como é que fui parar ali, bem, minha Sogra, Dona Marlene Mercedes Vieira dos Santos, nos idos dos anos 90 havia ganho, via Padre JB, uma Cisterna construída pelo pessoal da Igreja Católica São Pedro de Aracatu. E, com o tempo, essa caixa d'água estava merejando e perdendo água. Minha sogra tentou conseguir outra caixa com o pessoal de Caraíbas, mas não conseguiu. E, foi justamente com o pessoal da Igreja Católica São Pedro de Aracatu que Graças a Deus minha Sogra, Dona Marlene conseguiu outra caixa cisterna. Juiz de Fora, minha Terra Natal, a melhor água é a que vinha da Barragem de São Pedro. Queiram ou não, tenham Fé ou não, foi a Comunidade de São Pedro que resolveu o problema de água de minha sogra!

Então, nesse espaço, passamos a acompanhar os trabalhos do Grupo de Maetinga. Eu já conhecia alguns integrantes. Conheço Robélio e Niva, líderes da Comunidade, já há mais de 13 anos, mas foi dessa vez que vim acompanhar os trabalhos dele de perto. São vários Sítios, dessa vez conhecemos apenas 3.

Saí de Juiz de Fora em 1985 para trabalhar em Belo Horizonte! E, na sequência, ainda em 1985, no dia da Assunção de Nossa Senhora, 15 de Agosto de 1985, que pela Primeira Vez senti o Sabor do Coentro e a Pimenta Nordestina, em um auspicioso Almoço na Casa Grande da Nacional de Grafite Ltda., no município de Pedra Azul, nordeste de Minas Gerais, Boca da Caatinga!

Curiosamente, assisti o vídeo abaixo de: 

Monja Coen e Leandro Karnal: O inferno somos nós | Lançamento do livro



Nesse Vídeo, o Filósofo Leandro Karnal, brinca justamente com o Coentro, é um vídeo, para mim importante e tem haver, no contexto, com o alvo do meu texto! Vale a pena assistir para abrir-se ao contexto.

Leandro Carnal, afirma, nesse vídeo, não gostar do Coentro, também custei a acostumar com esse tempero regional, quando cheguei em Pedra Azul, para mim, Portal do Nordeste! Também não sou chegado a muita comida nordestina, tais como: Buchada de Bode, Viúva, Teiú, aliás, para mim, Buchada de Jeito Nenhum, nem de Gado, não gosto nem de passar perto!

Peculiarmente, já, ali em Pedra Azul, que se sente o ardor da caatinga. Terra da Cachaça Gameleira, do Boi de Janeiro e de Maria Tereza, da Cova do Sabino e do Bicho da Carneira. Aí vão me dizer e perguntar: E, Saulo Laranjeira e Paulinho Pedra Azul? Respondo: são jóias de Pedra Azul ao mundo, mas lá tem muito mais e isso outro dia eu lhes conto!!! kkkkkkk

Fato é, que de Pedra Azul até Caraíbas, hummm, conheci e firmei amizade com muita gente boa. Nossa! Só Deus na causa para me lembrar de tanta Gente Boa! É muita gente viu?! Vamos ver se trago alguns aqui para assuntarmos nessa prosa!


A Bahia é mais ou menos isso aí!
Muita Espiritualidade de nos Receber Bem, aliás, muito bem!

Podem até não convergirmos em conceitos disso ou daquilo, mas ao longo de minha vida, surgiram amizades, vínculos sociais, experiências que me engajaram em um movimento que, embora, de certa forma, desconexos na prática empírica, existem evidências que me conduz a entender algo além do empiricamente perceptível! É um engajamento ao que o universo transcendental na prelazia holística quântica da natureza conspira para que eu caminhe em um ambiente onde há pessoas aqui e acolá aliadas na sustentabilidade, em especial, da Mata Atlântica e da Mata Branca(Caatinga)!

Muito louco esse raciocínio inicial, mas é como, com certa razoabilidade, consigo rotular certos rumos, as amizades, os grupos sociais e amigos que me surgem! A Água, obedece algumas leis da natureza, as leis físicas, da gravidade por exemplo, de Lavoisier que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, e uma que ela contorna os obstáculos, transporta, limpa e dá a vida a natureza! Sobreviveu e formou o habitat da caatinga a vegetação que acumula água em seu sistema e a fauna que sabe disso!

O Companheiro Ary Magalhães, do PT de Itacaré, quem eu conheço já há alguns anos, pois hospedava em sua Pousada Marina em Itacaré, foi quem possibilitou junto ao Companheiro Antônio de eu trabalhar em 2017, como Professor em Itacaré! Por serem Companheiros do Partido dos Trabalhadores, me senti a vontade e assim fiquei conhecendo outros Companheiros, como por exemplo Cosme, Presidente do PT, Diego Augusto, Secretário Municipal da Juventudes. Lazer e Cultura, Professora Joselita, Secretária de Educação, Adjan, e Bonfim Genilson, Zé da Farmácia, Assunção, Felipe, Ednair, e muitos outros! Comunidade Petista atuantes!

Em 2018 continuaria lá, mas Simone tem mais 1 ano e meio de curso de Pedagogia, e meus filhos Allann e Iago estão na fase de ensino médio a se encaminharem em cursos profissionais, em Itacaré estava muito distante! Com a possibilidade de trabalhar em Maetinga, eu e Simone, resolvi voltar e estou morando em Vila Mariana, por questões estratégicas de acesso a possibilidades de trabalho em outros locais - Vila Mariana tem transporte a todo momento!

Depois que saí de Itacaré é que vejo que Cosme, Ary e Diego são dirigentes de uma Instituição - Instituto Tijuípe:

INSTITUTO TEJUÍPE

Criado em 7 de julho de 2003, em Itacaré (BA), o Instituto Tijuipe é uma organização social sem fins lucrativos. A entidade atua para fomentar e mobilizar a sociedade para debater políticas públicas relevantes para o desenvolvimento sustentável, bem como promove a preservação, recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa de Itacaré/Serra Grande, entorno do Parque Estadual da Serra  do Conduru (PESC) e adjacências.


ou no Facebook: 







O diferencial de muitos dos filiados do Partido dos Trabalhadores é de estarem desenvolvendo atividades sociais sustentáveis iguais a essa!

Itacaré, ficou de certa forma, guardada pela falta de acessividade por mais de 300 anos, e depois da Rodovia de acesso, é que foi aberta ao Brasil! Dessa forma, a Mata Atlântica de Itacaré e Serra Grande ficou bem preservada, e o Trabalho de Cosme, Ary e Diego corroboram na preservação ambiental da Mata Atlântica e Sistemas Ambientais tais como o Trabalho das Marisqueiras e a Desova de Tartarugas Marinhas na Praia do Pontal!

Não é fácil, nessa era do Golpe Político, segurar a especulação imobiliária no Brasil! O Presidente Ilegítimo vem tendo apoio até de Militares para entregar nossas riquezas naturais à exploração internacional! Temer está literalmente torrando todas nossas riquezas!

O Diferencial Petista é justamente estarmos naturalmente nessas lutas, a maioria dos filiados não são políticos de carreira, por isso a bancada do PT é relativamente pouca, pois não praticamos a politicagem agressivamente selvagem!

PROJETO DO UMBU GIGANTE DA FRUTICULTURA DE SEQUEIRO - VAGAROSAMENTE, AUXILIARÁ VAGAROSAMENTE, REPITO, NO REFLORESTAMENTO SUSTENTÁVEL DA CAATINGA!


Ainda que a Atual Gestão não deu prosseguimento!
A Semente foi Jogada na Terra e ela é da Terra!


COMO A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO
 O FORD 29 ACABOU COM 
A CAATINGA E A NAÇÃO!

A Caatinga, Mata Branca, vêm sofrendo desmonte há mais de 100 anos. Assim como o sangue nas veias dão notícia da saúde de nosso corpo. Os Rios que cortam a caatinga dão notícia da saúde do bioma de nossa caatinga. A Produção de Gusa para a fabricação do Aço, talvez seja a Grande Responsável pela desmatamento da caatinga do Nordeste Mineiro e Sudoeste Baiano! O Ferro Gusa usa Carvão como Combustível e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo para obter o Aço resistente a oxidação. No Brasil em 1921 foi fundada a Siderúrgica Belgo-Mineira, atual ArcelorMittal Aços Longos, na cidade de João Monlevade, a primeira do Brasil!
1921
Inaugurada a nova sede própria da filial brasileira à rua Solon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, em um prédio especialmente construído para funcionar como linha de montagem (que existe até hoje exatamente como foi construído pela Ford). Foi a 1ª instalação industrial Ford construída no Brasil!


Observem a concomitância de datas destas Instalações Industriais internacionais no Brasil!

A Ford já investia aqui na Produção em Série do Veículo Ford, onde o aço é matéria prima vital. Na beira da Rio-Bahia, em Minas Gerais no local denominado Cariri, entre Pedra Azul, André Fernandes e Águas Vermelhas, foram instalados vários depósitos coletores de carvão, inclusive porque ali é área da SUDENE, para sugar todo carvão do desmate da caatinga do Nordeste Mineiro e Sudoeste Baiano com incentivo fiscal.



Ainda não tenho imagens desses depósitos de Carvão no Povoado do Cariri, mas eu fui trabalhar na Nacional de Grafite Ltda. em Pedra Azul, em 1985, e me lembro desses depósitos de carvão exatamente nessas áreas desmatadas de um lado e de outro no início da BR-251. Lembro que o Povoamento ali se deu não só pelo entroncamento, mas pelos depósitos de carvão e um da Cimento Montes Claros!

Essas malditas carvoeiras, espalhadas por toda caatinga, causou sérios danos. Nem a caatinga, nem a Bahia, nem o Vale do Jequitinhonha, ganhou nada com isso, o Prejuízo Ambiental foi maior. Não vou dizer que Minas Gerais não ganhou porque certamente as Siderúrgicas Belgo Mineira e as que se instalaram depois gerou empregos reais, impostos e desenvolvimento.

O ferro gusa da Amazônia é considerado o melhor do mundo porque usa o carvão vegetal e não o mineral.

O ferro-gusa é a matéria-prima do aço, sua produção depende do desmatamento e apenas uma pequena parte da madeira utilizada provém de áreas de reflorestamento, o restante é proveniente de mata primária. O desmatamento não-autorizado fornece 57,5% da madeira que alimenta os fornos das carvoarias. 

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a produção de 3,5 milhões de toneladas de carvão vegetal, consumida pelo setor siderúrgico brasileiro, requer um volume de 22,2 milhões de metros cúbicos (m³) em toras de madeira. Esse valor é muito superior ao volume autorizado, que é de 9,4 milhões de m³ (para a extração no Maranhão e Pará).



Isso hoje, em que há maior controle, há 100 anos atrás, sem reflorestamentos, a CAATINGA SUCUMBIU!


Em Itacaré, havia um Porto de Exportação de Cacau, que funcionou até 1940. Parou de funcionar por conta do  assoreamento, hoje o local onde já foi esse referido Porto é uma Praia. Juntando esse desmate pelo carvão para as Siderúrgicas de 1921 a 1940, não é difícil deduzir que o desmatamento da caatinga colaborou muito ao Assoreamento do Porto de Itacaré!



Foto acima - Em Itacaré, restos de um Navio a Vapor encalhado bem em frente a Matriz, que não encalhou por conta do assoreamento, mas evidencia que ali havia um Porto. O Navio encalhado ali, segundo algumas fontes, era denominado Humaitá, pois havia lutado na Guerra do Paraguai em 1968, Batalha de Humaitá. Não há data precisa, mas pela data da Guerra do Paraguai, deve ter encalhado no final do século 18, chocando em rochas que há por ali onde está encalhado. O Assoreamento se deu depois, bem depois, o que fortalece o assoreamento por conta do desmate da caatinga para produção de carvão.



Passagem de Humaitá: episódio da guerra do Paraguai ocorrido em 1868, em que a esquadra brasileira forçou a travessia da posição fortificada, sob bombardeio inimigo. O quadro mostra o momento em que o Couraçado Bahia transpunha as amarras, seguido pelo terceiro par, o Tamandaré e Pará (aquarela).

Possivelmente o Navio cujos restos jazem em Itacaré, deve ser um desses desta aquarela aí. Qual? Aí é uma outra história, pois não há imagens do referido navio ainda inteiro. Sabe-se tratar de um vapor pela carcaça da caldeira redonda que repousa nas água da Orla de Itacaré. Não encontrei nenhum Navio com o nome Humaitá, que tenha lutado na Guerra do Paraguai, porque Humaitá é o nome de onde se deu a batalha, porquanto entende-se que deve ter ocorrido uma confusão de informações.

As sequelas do neoliberalismo são grandes! Itacaré perdeu o Porto, mas ganhou pela conservação ambiental de não ter havido ampliação da urbanização e se tornou uma cidade turística! No entanto, a caatinga e o Clima sofreram sequelas difíceis de superar.

A Caatinga do Nordeste Mineiro e Sudoeste Baiano foi um Paraíso barato à Produção Automobilística Americana. O Ford 29 tem em sua composição a VIDA TIRADA DA CAATINGA! De 1921 em diante, no Brasil foram instaladas as demais Siderúrgicas, e o processo de desmatamento da caatinga se asseverou. Mudando totalmente o Clima da Região!




Raciocinando pela Teoria Evolucionista de Charles Darwin, a mata da caatinga é fruto de uma seleção natural da Flora resistindo longos períodos de estiagem - é uma mata especializada! Virgulino Lampião usou a caatinga como refúgio para si e seus cangaceiros, pois até então, a caatinga era inóspita ao ser humano despreparado para conviver com o semiárido. Como Virgulino conseguia sobreviver na caatinga? Uma das soluções estava em uma batata nas raízes de uma árvore de caatinga, o umbuzeiro, que conserva água em suas batatas na Raíz - essa é a tecnologia da caatinga, reservatório de água e uso racionalizado da água desse reservatório!

O Umbuzeiro, ou Imbuzeiro, é uma árvore considerada sagrada, segundo a literatura brasileira. Os Sertões - O umbuzeiro (Spondias tuberosa), também conhecido popularmente como imbuzeiro, é uma frutífera nativa do semiárido brasileiro. Seu nome deriva do tupi-guarani “y-mb-u”, que significa “árvore que dá de beber”, devido à capacidade de armazenar grande quantidade de água nas raízes, garantindo sua sobrevivência no período seco. Tendo em vista este exemplo de adaptação da flora da caatinga à falta de água e sua importância para os sertanejos, Euclides da Cunha, em “Os Sertões”, o denominou a “árvore sagrada do sertão”.
(https://www.xapuri.info/biomas/caatinga/umbuzeiro-a-grande-arvore-sagrada-do-sertaorada-do-sertao/)



Em Caraíbas, quando estivemos junto a Luiz Patez em sua Gestão de 2013 a 2016 - Adenilson Costa dos Santos, foi Secretário Municipal de Agricultura, com um diferencial, pela Primeiríssima Vez Caraíbas experimentou um Governo Municipal com Secretário de Agricultura que desenvolveu alguma atividade pelos Agricultores Familiares. Aliás, Adenilson, por várias vezes, mesmo antes de ser Secretário já desenvolvia trabalhos sociais pelos Agricultores via do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável - várias lutas Adenilson travou no sentido de lutar pelo Homem do Campo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado