sexta-feira, 16 de março de 2018

SECRETÁRIO DO DESENVOLVIMENTO RURAL CONFERE PREPARATIVOS PARA A REPRODUÇÃO DOS NOVOS CLONES DA CEPLAC NA BIOFÁBRICA


O secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, esteve na Biofábrica de Cacau na última sexta-feira (9) para conferir as condições com que os oito novos clones de cacaueiros da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) serão recepcionados para reprodução em larga escala e por qual método esses materiais serão propagados. A Biofábrica utilizará da tecnologia de miniestaquia, incorporada pela instituição há dois anos.

“Viemos numa nova visita para verificar as condições em que estão os nossos viveiros para acomodar os novos clones, que estamos trabalhando em parceria com a Ceplac, e as condições estão muito boas, principalmente o preparo da equipe”, destacou. “Saio daqui muito feliz pela tecnologia que adotamos de miniestaqueamento, pelos benefícios que ela traz: a Biofábrica trabalhava com estacas com tamanho médio de 17 centímetros, agora o tamanho é de 4 centímetros”, completou.
Na ocasião, o secretário também visitou a Ceplac, para obter informações sobre os novos clones. Antes do lançamento desses materiais, a entidade vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) contava com a reprodução de 11 clones em larga escala na Biofábrica.
“A gente vê as condições ideais e o preparo que a nossa Biofábrica tem para desenvolver e ampliar os nossos projetos, como o Bahia Produtiva. Nós vamos precisar de muitas mudas para replantio da cabruca e recuperação de nascentes. Reconhecemos também o peso que tomou a Biofábrica com a gestão de Lanns Almeida, com a boa relação que temos com a Seplan, através do vice-governador João Leão, com o secretário e ex-governador Jaques Wagner, que tem sido um defensor nosso para podermos captar recursos no setor privado, e o próprio governador Rui Costa, que trabalha bem com as cooperativas e associações nos municípios”, concluiu o secretário.

Mariana Ferreira
Ascom/IBC
DRT 4471

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado