domingo, 29 de maio de 2016

Sr. TRAJANO COMEMOROU SEUS 96 ANOS DE VIDA EM SUA MORADA AO PÉ DA SERRA, ALIII, ONDE ALCIMAR MATOS NASCEU E VIVEU SUA INFÂNCIA! AO SOM DO FORRÓ PÉ DE SERRA, DISPUTA DOS REPENTISTAS TRAJANO96 x ALCIDES95, e REISADO TRADICIONAL! AH TEVE VOZ E VIOLÃO TAMBÉM!

Gercy Viana, Trajano e Alcides Pereira - 90, 96 e 95 anos de idade respectivamente!

O Segredo da vida longa talvez tenha ficado esquecido no tempo desde a época de Matusalém que teria vivido 969 anos, mas é só reparar Senhores, tais como Sr. Trajano, Sr. Alcides e o Sr. Gercy Viana, para traçarmos a receita de se chegar pelo menos aos 100 ou próximo. Ainda vou postar no You Tube um vídeo deste evento, mas principalmente um vídeo em que Alcimar Matos, gravou um vídeo em que o Sr. Trajano, no sábado dia 21 de maio saiu montado em um Jegue para vender seus produtos da roça aos vizinhos, entre eles, Alcimar. É essa a vida do Sr. Trajano, vida simples, de um chinela artesanal tipo precata, chapéu de couro, roupa simples mais resistente, cuida de sua caprino cultura e uma rocinha de subsistência, fogão de lenha e inteligência para cantarolar o Reisado ou o Repente, com alegria e seriedade.

Como eu entrei nessa história aí? Bem, estive nessa segunda 23 de maio, pela manhã, no escritório de Mandato do Vereador Flávio Meira, e lá fiquei sabendo que às 13 h 30 min o carro dele levaria Sr. Gercy Viana e Sr. Alcides para visitar Sr. Trajano, que seria a reunião quatro amigos de muitos tempos. Seriam quatro, pois um desistiu de ir, e aí pedi para ir junto, quando Flávio disse: "Então você vai guiando o meu carro!", fui porque queria enriquecer meus vídeos das histórias desses Senhores que viveram tanto e presenciaram tantos acontecimentos.
Próximo a casa do Sr. Trajano, uma escola rural "Escola Municipal Hermelina Matos. Bem, fotografei para depois descobrir o que essa Senhora tem haver com Alcimar Matos nessa região, pois, afinal, também pertenço à família Matos!

 A Barragem do Rio Gavião, separou à mais ou menos 27 anos, a amizade de dia-a-dia do Sr. Trajano, com Srl Alcides e Sr. Gercy Viana. Separação do dia-a-dia, mas não dessas mentes brilhantes, que com algum esforço, canoa ou carro é possível de se reverem como nesse dia 23 de maio de 2016.


Sr. Gercy demonstra seu carinho e afeto à sua afilhada de casamento, filha do Sr. Trajano!


Essa foto aí nos dá a ideia do quão perto estávamos de Caraíbas, mas de acesso complicado pela existência da Benção que é a Barragem do Rio Gavião, que Sr. Alcides conta em Versos Sertanejos com riqueza detalhe ao som de sua Viola!

E a prosa ao pé de ouvido atualizando os assuntos! 

Bem, vida simples, mas a tecnologia ajuda a aproximar a voz do filho que não pode vir ao seu aniversário!

A tecnologia ajuda inclusive a socializar melhor a arte deles e de muitos mundo a fora, via internet, vejam os vídeos que estão na minha página no You Tube via dos links abaixo:


Primeiro Vídeo, afinação das violas e cantorias!
Segundo Vídeo - Reisado ao Sr. Trajano!
Terceiro Vídeo - Arte Literária de Cordel, cantada e Sr. Trajano e Sr. Alcides disputando no Repentes - Bom de Mais!


 A idade não impede os ouvidos aguçados e afinados para corrigir as cordas de suas violas inseparáveis - esta viola do Sr. Alcides é mais velha que a Barragem do Rio Gavião, 35 anos!


E ao Som de Voz e Violão de seus amigos, Sr. Trajano recebeu o carinho de todas as mensagens!




Bem! Também não poderia deixar de comentar que a festa ocorreu debaixo de uma Aroeira ao Pé da Serra no Ribeirão da Toca!

Aroeira é uma árvore em extinção, mas é símbolo de resistência, vejam essa pequena aí, um Vereador despejou com seu caminhão velho uma carrada de areia sobre a mesma, após mais de uma semana, retiraram a areia e ela continua aí, firme e forte, mas o tal vereador a gente não sabe se resiste a próxima eleição!

 E aí, a Homenagem aos 96 anos do Sr. Trajano também foi via do Terno de Reis, debaixo da Aroeira tão resistente quando o Sr. Trajano.



O Sr. Trajano e o Sr. Alcides, que manipulam a Viola muito bem, também participaram tocando o Reisado.


 Aí Véi, depois, foi a vez do tradicional Forró Pé de Serra, e foi até, não sei que horas porque não tive como ficar para ver, aliás era uma segunda feira que dei uma escapulida, mas no dia seguinte não tinha como.


E o Sr. Trajano e o Sr. Alcides, na cozinha da casa, passaram a trocar versos em repentes ao som de suas violas e usando!
 A Fama falada do Sr. Trajano é que ele é matador de Onça, que já matou muita Onça e a brincadeira do Pau de Trajano, que está em uma temperada que é servida a quem quisesse - se quiserem vão lá no pé da serra, morada do Sr. Trajano! Fica no Ribeirão da Toca para lá, bem depois da Prainha de Anagé!


Não, os dois não estavam apresentando para nós, era entre os dois, como se fosse um jogo de cartas ou de dominó, mas entre os dois. Tanto que muitas vezes ficavam assim, sem plateia, mas concentrados e trocando versos!
O Sr. Gercy Viana assuntando ali com uma Senhora que ficou até bem "amiga".


 Lá fora, o Forró Pé de Serra animava o pessoal!


Alcimar Matos, muito animado, me dizia que aquilo era o que ele gosta e que lhe faz bem, pois nasceu ali naquela região, e gostaria que as suas gerações futuras passassem também a gostar e valorizar - realmente é bom de mais!


Para mim foi um Presente estar ali e participar desse momento rico em paz, união, Harmonia e Simplicidade!


Temos mesmo que aprender muito com esses Senhores que vivem há pelo menos nove décadas e até com a Aroeira - Simplicidade, Alegria, Harmonia, Paz e Muita, mas Muita Resistência!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado