segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

12º Festival do Umbu reúne agricultores familiares em Manoel Vitorino


12º Festival do Umbu reúne agricultores familiares em Manoel Vitorino
Cooproaf promoverá dois dias de aprendizado técnico e cultura
O município de Manoel Vitorino, a 30 km de Jequié, no sudoeste baiano, vai promover mais uma edição do já consolidado Festival do Umbu, a fruta sagrada do sertão. Em sua 12ª edição, o festival é uma realização da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf). A programação acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, na sede da Cooproaf.
Serão dois dias de aprendizado técnico e cultura, envolvendo agricultores familiares da região, populares, curiosos, palestrantes e autoridades. A programação estará recheada com feiras de exposição, shows culturais, cavalgada, oficinas, estandes e palestras. Além de promover uma oportunidade de conhecimento da gastronomia a partir do umbu: sorvetes, sucos, compotas, geleias, rocambole, pastéis, bolos, tortas, entre outros.
A Cooproaf, que é assessorada pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Médio Rio de Contas e Baixo Sul, uma ação ligada à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tem como objetivo convergir ações para garantir aos agricultores responsabilidade ambiental e renda, sendo a Bahia, e em especial a região de Manoel Vitorino, uma referência na produção de umbu, com a detenção de 80% da produção do país.
“O festival acaba chamando muita atenção para a safra que nós temos. É uma tradição que vem ganhando nome na região, com palestras diversificadas, um resgate da cultura da nossa cidade, com artistas da região, além de renda para o município, que nesse período tem pousadas cheias e uma economia girando em torno desses dias”, informa a presidente da Cooproaf, Elenita Maria Silva.

Programação
(Endereço: Rua José Calazans, 10, Centro - Manoel Vitorino)

20/02
8h - Abertura do 12º Festival do Umbu com apresentação cultural e história da Cooproaf
14h - Palestra com a bióloga MSc Rita de Cassia Silva - Projeto Umbu da Gente
15h - Palestra do Cesol - Economia solidária
21h - Show cultural - Celson e Genival; Banda Umbu com Leite; R & R dos teclados

21/02
10h - Abertura dos estandes
10h30 - Palestra sobre prática de enxertias
11h30 - Espaço Cesol - estande com informativos e oficinas de economia solidaria e associativismo
13h30 - Palestra sobre crédito com ASCOOB
15h - Cavalgada
21h - Show cultural – Banda a Esbórnia; Elson & Liberato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado