domingo, 20 de dezembro de 2015

CARAÍBAS, FESTIVAL DE REISADO 2015 - UMA SINTONIA CULTURALMENTE FINA COM AS TRADIÇÕES NATALINAS! VEJAM APRESENTAÇÕES DE REISADOS NO FESTIVAL DA IGREJA RAINHA DA PAZ!

Aqui seguirá um estudo pouco aprofundado da Manifestação Religiosa dos conhecidos Reisados. Aqui em Caraíbas, Bahia, existem vários Grupos de Ternos de Reis. Comecei a Registrar essas manifestações culturais, para meu estudo antropológico da Religiosidade Humana que já faço há algum tempo, no Reisado que ocorreu lá na casa do Saudoso Sr. Miguel Barbosa dos Santos em Janeiro de 2014:
Sim, já havia gravado alguns vídeos, mas esse, especificamente me interessou pelo fato que em uma casa, no meio da Caatinga do Sudoeste Baiano, se reuniu bastante gente para cantar e até dançar o Terno de Reis.

Os Grupos de Reisados, mais conhecidos como Ternos de Reis, estariam revivendo a felicidade dos Três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus logo após o nascimento - é a alegre visita à família de Jesus! Assim, nesse intuito o Terno de Reis leva música, alegria e acima de tudo a valorização da família a cada lar onde passam!

Nesses Primeiros Vídeos temos a ideia do que ocorre na visita do Terno de Reis em uma Tradicional Residência Rural. Nesse caso é a Casa de Dona Edite Ferreira Dutra, que recebeu nesse dia 28 de Novembro de 2015, um dos muitos Ternos de Reis de Caraíbas, nesse caso foi o Terno de Reis de Lagoa Escura - Caraíbas. Observem que a casa de Dona Edite ainda conserva traços e detalhes do que foi há uns 100 anos atrás, com pouquíssimas modernidades.

O Reisado se organiza em três momentos:

  • Dedicação ao Menino Jesus que está no Altar;
  • Agradecimento aos Moradores da Casa;
  • Dança do Samba.


O SAUDOSO PREFEITO JOAQUIM FOI O GRANDE HOMENAGEADO NO FESTIVAL!


 Amigo de todos, Quinca é Reiseiro por Paixão!
 Político Honrado e Respeitado!
Vejam o Olhar do filho Renatinho ao Pai e o Respeito do Pai Joaquim aos Cidadãos simples de Caraíbas!

Quincas nos deixou ao final das festividades juninas de 2012, mas com certeza, assim que pode deve estar entre nós, Principalmente nos Reisados!

Vejam agora o Festival de Ternos de Reis de Caraíbas:
Esse vídeo de abertura que editamos, conta com a participação especial de Mão Branca, que compareceu ao final do evento, mas que usei parte de sua apresentação para desse Terno de Reis da Imaculada Conceição para enaltecê-lo e criar o clima em quem assiste, clima da religiosidade de Caraíbas.

Terno de Reis de Maetinga

Terno de Reis de São Domingos - Caraíbas!

Terno de Reis de Vista Nova - Caraíbas!

Terno de Reis de Bate Pé - Vitória da Conquista!


Nesse vídeo veremos as participações especiais de Arnaldo D'Angelo e do Forrozeiro Mão Branca - Vejam o Carinho de Edigar Mão Branca com Januário, com os Reiseiros, com a Saudosa Terezinha do Pandeiro e com o Popular Dureba Reiseiro!

GALERIA DE FOTOS DO DIA 28/11/2015:

 Primeiro o Almoço das Crianças, chamados nesse momento, Anjinhos, na Tradição, Anjinhos representam a São Cosme e a São Damião - Tradição é Tradição!


 Depois a nós adultos - Nossa, excelente acolhimento!
 Claro tem a troca de afetos de Dona Edite e Flávio Meira!
 Antes do Reisado - Rezamos o Terço!
 Flávio Meira fez questão de Registrar-se em todos os momentos, como sempre!
Desta forma o Vereador Flávio Meira se faz presente e sempre próximo aos cidadãos de Caraíbas!





João Sanfoneiro - João foi meu aluno e hoje sou eu seu aprendiz nessa Sintonia Culturalmente Fina!



Percebam a riqueza de detalhes, o Chão da Casa, as Portas dos Cômodos da Casa, as Violas e o Acordeon!

















Dona Edite está muito feliz para cura de sua visão e por isso toda essa festa!



Esse momento aí o Vereador Flávio Meira ouvindo as cidadãs fazendo solicitações - estar próximo não é simplesmente esperar os cidadãos em seu Gabinte, Flávio vai além.

No Palanque do Festival de Reisado, assim como na casa de Dona Edite tem um Altar para qual se dirige o Reisado, também conhecido como Congá!






























 







 

 


















 

















 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado