quinta-feira, 4 de junho de 2015

CRUZADAS DAS ÁGUAS 2015 - ANA E DENOCS POSSUEM PROGRAMA DE TRABALHO E CONTROLE DAS ÁGUAS DA BARRAGEM DO RIO GAVIÃO, MAS NÃO POSSUEM CONTROLE DA ÁGUA QUE SE PERDE PELA COMPORTA PODRE DA BARRAGEM DO RIO GAVIÃO, E ISSO NÃO PREOCUPA JUSANTE! COMISSÃO DA BARRAGEM É FORMADA POR PESSOAS QUE NÃO POSSUEM RISCO VITAL PARA DEFENDER QUALIDADE DAS ÁGUAS DA BARRAGEM DO RIO GAVIÃO - A ÁGUA ESTÁ SENDO PERDIDA! PRECISAMOS MUDAR PARA CONTROLAR AS MATAS CILIARES E A POSSÍVEL POLUIÇÃO QUÍMICA!


Na reunião, que ocorreu dia 22 de maio de 2015, o Técnico e Representante da Agência Nacional de Águas - ANA, fez explanação do que seja o Marco Regulatório e dos controles que garantem a administração dos níveis da barragem. 

Entendo que, ainda que os dados devam realmente garantir o uso e a não ocorrer o que ocorreu de 2009 a 2012, especificamente o ocorrido em 2011, mas o fato é que ocorreu e nem a ANA e tão pouco o DENOCS apresentam as devidas justificativas - e as válvulas estragadas acusam o Descuido.

Algumas pessoas afirmam que chegou a se destinar uma verba de Hum Milhão de Reais para consertar, mas certamente não deve ter vindo, porque nada foi feito desde 1989.

Especificamente a Professora Suleny Nunes Ribeiro, representante de Caraíbas, e Dona Rosângela Shimith, Produtora de Manga, também representante de Caraíbas, mencionaram o Problema das Válvulas que estão estragadas, sem manutenção desde a inauguração em 1989, e que não permite o efetivo controle da vazão - Não existe de fato o controle da vazão!

O assoreamento da barragem, segundo os técnicos, está sob controle e que não há o que se preocupar a curto prazo. Dizem que fazem batmetria constantemente e a amostragem diz que o fundo estaria intacto. Acontece que estamos em uma parte da barragem, na parte mais extrema da montante e qualquer assoreamento já causará danos. Aliás é aqui que o assoreamento do Rio Gavião se mostrará mais agressivo - temos de nos preocupar sim!

Foram mais de 3 horas de reunião, mas
eu editei as partes principais nesse vídeo acima! 

Ficou marcada uma reunião para o dia 7 de julho de  2015 para decidir sobre a composição da Comissão da Barragem do Rio Gavião, pois a atual além de prazo de validade vencida, não é representativa!


Aqui uma edição com as explicações do Técnico da ANA e nossas interferências!

O Vídeo completo possui mais de três horas de gravação  e quem desejar ter uma cópia é só contatar-me pelo e-mail: mattos.franciscocarlos@gmail.com

Abaixo segue arquivos enviados pelo Sr. Aurelino Barros Meira do IDAN do CBHRC:














Então estas foram a Lâminas usadas na apresentação pelo técnico da ANA!

E, abaixo está o documento aprovado na reunião!



OBSERVA-SE NO ITEM 1 DOS ENCAMINHAMENTOS, A ABORDAGEM SOBRE A RECUPERAÇÃO DA VÁLVULA DISPERSORA, ATENDENDO ÀS MANIFESTAÇÕES DA PROFESSORA SULENY E DA PRODUTORA ROSÂNGELA!

 


 VEJAM OS PARTICIPANTES DA REUNIÃO!


DESTACO ACIMA A PARTICIPAÇÃO DO VEREADOR FLÁVIO MEIRA, como sempre, participando efetivamente de tudo em nome do Povo de Caraíbas. Aliás, Caraíbas esteve bem representada, basta ver a lista de presença!


E, Claro, o Blog do Chico, que vem acompanhando tudo isso, para que Caraíbas não venha reviver o pesadelo de 2009 a meados de 2013 - isso tudo ficou bem enfático nas palavras do Representante da Ana ao me fazer referência!

Vejam fotos das válvulas estragadas:







Eu, particularmente comungo da ideia de muitos que entendem que a água deveria ser pressurizada para servir os usuários da JUSANTE!

Já que existe o ENCAMINHAMENTO DE REPARO, deveria aproveitar para IMPLANTAR NO SISTEMA A ADUTORA PARA SERVIR A JUSANTE!

Vejam fotos da reunião do dia 22 de Maio de 2015, em Anagé:












Precisamos da Participação da Comunidade Ribeirinha e do entorno da Barragem na Comissão da Barragem do Rio Gavião, para a revitalização das matas ciliares, para acompanhar e combater o uso de defensivos agrícolas pelos Produtores Ribeirinhos, para acompanhar e combater a poluição da barragem pela falta de saneamento básico e de tratamento de esgotamento sanitário - a atual comissão não garantiu e nem garantirá essas questões problemáticas, entre outras!



A EMBASA, se posicionou que mesma a água Jusante é de boa qualidade e que não atrapalhará CAETANOS - isto significa que não entraria nessa briga pela defesa da qualidade das águas.

Este Senhor de Camisa Rosa e Paletó preto, Advogado, Dr. Marcus Vinícius e sua Companheira, Engenheira Florestal, estavam ali oficialmente defendendo os interesses dos Ribeirinhos da Jusante - O Grupo da Jusante estava preparado! Será que tem alguém por trás? Afinal, sabemos que tem mandachuva de Construtora Forte interessada na questão jusante!



Caraíbas esteve representada por Cinco Secretários, Produtores de Manga, Pescadores, Sindicalistas, Vereador, Representantes Escolares e o Blog do Chico!

E, já está marcada a próxima reunião para o dia 11 de Junho de 2015 em Ubaitaba - Recebemos o Convite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado