domingo, 14 de dezembro de 2014

AGRICULTURA FAMILIAR - STR DE CARAÍBAS & SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA - TODOS ESFORÇOS PARA FORTALECER O TRABALHADOR RURAL NA RENDA PRÓPRIA GOVERNO CARAÍBAS LIVRE - PREF LUIZINHO! E, A META AGORA É O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Catingueiro orgulhoso de ter nascido na Toca, como carinhosa tem em seu coração a casa de seu Pai e de sua Mãe, no Morro dos Macacos - Luizinho sabe o valor do trabalho no campo para a dignidade do catingueiro. 
O Prefeito Luizinho dá espaço ao Secretário Municipal de Agricultura, Adenilson Costa dos Santos e dá total apoio ao STR de Caraíbas, antes com Maria Cleide e agora com Valmir Marques. Nesses apoios políticos, destaca-se o trabalho de Zé Raimundo Fontes, Deputado Estadual e de Waldenor Pereira, Deputado Federal que estão sempre trabalhando por Caraíbas, nesse ato estão entregando o Prometido Trator Agrícola com implementos rurais.




O Secretário Municipal de Agricultura, Adenilson Costa dos Santos, tem trabalhado de Sol a Sol para dar conta das possibilidades de sua pasta. E, quem trabalha, o êxito é uma consequência - as coisas estão se encaixando naturalmente: a vocação agrícola de Caraíbas, o ambiente virgem de trabalho político junto ao homem do campo, e a vontade do homem do campo de viver de sua terra, de sua roça - dignidade pura e sólida!
O Associativismo desponta na união dos pequenos em um destino comum - STR de Caraíbas. Por trás de todo esse movimento estão pessoas que se interagiram e ganharam eco em suas atitudes sociais: Adair da Conceição Ribeiro, Valmir Marques, Damião Silva Gato, Padre JB, Professora Julieta de Matos Lima, Chiquinho do PT e sua Esposa Lionira, Aulenício Patez, seu saudoso Pai Aurino Patez, e esposa Maria Cleide, Sr. Vandique, Nilson Marinho, Hélio Marinho, José Carrilho e muitos outros.

Liobino fez questão de fazer pose na máquina. Está aí uma possibilidade de trabalhar Liobino a ser operador de máquina agrícola a servir ao associativismo - basta treinar!







Gercy Viana Rocha, neto do Dr. João Francisco Viana, Médico Português que desbravou esse sertão. Sr. Gercy é um articulador da produção agrícola de Caraíbas. Por trás do Moinho de Algodão e das instalações do moinho de milho e da fábrica de polpa de tomate, está Gercy Viana, um pelejador pelo homem do campo. Então, esta assinatura do Sr. Gercy Viana é um aval poderoso, carregado de história e de fatos voltados a agricultura de Caraíbas.

"Quem sai aos seus não degenera!" - diz o poderoso ditado popular, Neto de João Francisco Viana e avô de Rudival Maturano, Presidente do PT Regional de Vitória da Conquista - Os Vianas são Vianas! E, Gersy ainda tem o sangue de seu Pai, Tenente Vicente, que colocou o Bando de Lampião para correr lá no Morro do Espírito Santo em São Felipe, hoje Distrito de Tremedal.






Maria Cleide relata sua trajetória e faz agradecimentos!




Pronunciamentos de Clóvis Flores e Zé Raimundo Fontes!


Pronunciamentos dos: Representante da Secretaria de Educação, Sr. Danilo Cordeiro e do Secretário Municipal de Agricultura, Sr. Adenilson Costa dos Santos.

A Humildade do Professor José Raimundo Fontes tem uma elegância que conquista o reconhecimento de todos.

O Vereador Flávio Meira, mesmo ausente nesse ato, é um incansável batalhador pelo Trabalhador Rural e se empenhou muito para que esta máquina viesse se tornar realidade.
O Deputado Waldenor Pereira é nossa voz na Câmara dos Deputados Federais e sempre muito fez por nosso cidadão do campo. Nossa Educação, tenho certeza, ainda precisará muito do empenho do Deputado Waldenor Pereira. E, essa máquina é fruto de trabalho de Waldenor e Zé Raimundo.

Esta aí então, nas mãos de quem trabalha, uma máquina agrícola para potencializar o pequeno agricultor de Caraíbas.



O STR E CARAÍBAS & A SECRETARIA DE AGRICULTURA DESENVOLVEM PROJETO UMBU GIGANTE COM A COMUNIDADE DE SANTA MARIA


Esta semeação aí é de umbu comum.







Semeado o umbu comum, formarão então as plantas que servirão de cavalo para a enxertia do umbu gigante.


Adenilson tem o meu apoio e o apoio profissional de Katia Dias, Engenheira Agrônoma.
Este local aí é a estufa particular de Adenilson, pois como agricultor é que Adenilson valoriza o trabalho na Agricultura Familiar.
São ações trabalhosas e técnicas para que o resultado seja positivo.

Não é nada de tão sofisticado, mas tem custo, fazer bem feito e com uma certa técnica.
O Treinamento é no campo, mão na massa, propriadamente dito e executado.







Não requer idade e muito menos gênero - trabalhar tecnicamente!
Adenilson gosta do trabalho com a agricultura e é cuidadoso!
Como diria o Professor Damião, fazemos um bem bolado entre política, educação, igreja e agricultores.
Cada um ajuda de alguma forma, vejam aí, disponibilizei a casa que aluguei para receber as mudas de Palma resistente às pragas para distribuição aos Pequenos Produtores Criadores. Na foto aí dá para entender o Bem Bolado, Adenilson, o monte de mudas de Palma, Liobino e João Tigre da Igreja Católica - esforços para fortalecer o trabalhador rural...




 ...porque a Seca vem que vem...não dá para inventar. A Paisagem Bucólica da caatinga tem a florada das Caraíbas como Abre Alas de sua beleza exuberante.
Estas fotos, de cima e a de baixo, são do mesmo local em épocas diferentes, mas constantemente elas se alternam.
A Seca é realidade do semiárido, e a cultura da Palma e do Umbu são naturais da caatinga, consequentemente apropriadas ao catingueiro de nossa Caraíbas.
Não dá para inventar, porque nem todo mundo vive na beira da barragem e a seca é poderosa.
Tudo é uma questão de Convivência com a caatinga, que é bela, que se renova a cada ano, que está viva, mesmo que transpareça o contrário - O Bioma Caatinga é uma especialização da natureza para enfrentar a escassez de água, é a vida superando as dificuldades da seca!!!

O TRABALHO É EM EQUIPE - NINGUÉM VIVE DE FORMA TÃO ISOLADO!
E, NESSE PROCESSO DE EQUIPE QUE ADENILSON COMO PRESIDENTE DO CMDS - CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, VÊM CONVOCAR TODOS PARA A 1ª OFICINA DE PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE CARAÍBAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado