segunda-feira, 29 de julho de 2013

ENQUANTO A CAATINGA EXIBE SUA FORÇA FRENTE A ESTIAGEM AS RELAÇÕES SOCIAIS DE CARAÍBAS TAMBÉM SE FORTALECEM NOS ENCONTROS DE FINAL DE SEMANA! AO SOM DA VIOLA DE JANUÁRIO QUE DECLARA AMOR AO SERTÃO - ENTÃO NOS RESTA PEDIR A DEUS QUE NOS MANDE CHUVA!

Estas Caraíbas, são vitoriosas vencedoras não só das secas, mas da convivência com os Humanos, vizinhas ao município ao qual emprestaram o nome, testemunharam o avanço do homem sobre sua família caatinga. Dona Camila, mãe de Flávio e de Celso é quem sabia falar das mesmas, pois sabia fazer uma Garrafada milagrosa com a casca das Caraíbas, dizia ela sentada na varanda da sede da Fazenda: "Nessa Casa jamais morreu um anjo, fiz vários partos!" Por ter uma flor amarela que predomina em meio ao período seco do semiárido, os mais antigos chamavam-na de Claraíbas, mas o nome correto é de origem Tupy - Caraíbas (Ser Sagrado - Ser que veio dos Céus - o homem branco perante os silvícolas brasileiros, com tantas novidades e hábitos estranhos aos costumes deles, passou chamar o homem branco de Ser Sagrado - o homem branco era chamado de Caraíbas - no Tupy antigo Caraíbas é o entendimento de Ser Sagrado - Kara = Ser e íba = que veio do Céu).
O Mandacaru quase não resiste esta última e forte seca, mas em meio sua família caatinga espera silenciosamente as chuvas.



Sim, a caatinga mostra aí toda sua força, todo seu poder de resistência, se humilha, fica feia, parece triste, aguenta os machados e foices até os primeiros pingos d'água para trazer à fauna seu verde encabulante. E, nessa fauna, é bom que se diga, estamos nós humanos! 
Oásis Sertanejo - casa com cisterna de 16 mil litros de água, cercada por Quiabento ou Pecado-pelado e tudo bem roçado de volta. Esta aí pode ser que não tenha a cisterna, mas esta é atual lógica de convivência com o semiárido.
Nós humanos sitiados pela seca em nossas casas, como se vê aí em nosso município de Caraíbas, com os verdes das lavouras de mangas, coco e pinha vizinhas, estamos consumindo o que sobrou dos 266 milhões de litros de água da barragem. O que sobrou, porque o bicho humano é terrível e covarde, alguns se acham mais espertos e covardemente deixou perder grande parte da reserva de água para obter vantagem econômica pessoal. Sim, o bicho homem é uma vergonha à fauna terrestre.
 Enquanto a caatinga mostra a sua força frente a seca...
...na cidade alguns amigos celebram neste derradeiro final de semana, a força da união e da humildade.

 Niva do PMDB de Aracatu veio passar o sábado conosco em Caraíbas. Niva Companheiro de caminhadas que colaborou na vitória contra o Carlismo.
 O que impera nessa foto é a amizade forjada na caminhada vitoriosa.
Amizade na caminhada, que surgiu dentro de sala de aula há 12 anos atrás. Esta pose para foto retrata o companheirismo, Eu e Luiz, nos sentimos companheiros para cumprir com nossas missões junto ao Povo desse município que aos poucos vai se habituando à liberdade!

Nossas lutas não seriam legítimas e vitoriosas sem a participação e comprometimento das mulheres do Grupo.


Januário Abade de Oliveira mostra que tem novidades, não só tem Garganta de Cantador Vaqueiro e aparece com mais essa, tocando vilão, fazendo moda de viola - foi a grande revelação do dia!

Querem ouvir? Na hora eu não estava com a filmadora, mas fui lá em casa e busquei, porque não poderíamos perder essa novidade, vejam:
Esse dia estava tão abençoado que vejam o que aconteceu, Flávio Meira, muito eufórico de alegria, ligou para Piolinha (Edivaldo Patez), para Piolinha presenciar a novidade, não me peçam explicação do por quê, que eu não sei, apenas sei que com o celular ainda tocando para Piolinha, o Piolinha estava era chegando! 















Comecei esta matéria com fotos da caatinga. A música de Januário que fez o Vereador Flávio emocionar fala do amor ao sertão. Um dia derrubaram a Cruz que o Padre Itamar havia erguido na beira d'água em nome das almas das pessoas que perderam suas vidas terrenas nas águas da barragem. Depois disso a seca foi brava e é hora de fazermos as pazes com o que é inexplicável:
Vamos reerguer a Cruz em um local mais bonito e nobre à beira da barragem, e eu sugiro que se erga sobre essas rochas aí como base, nessa Praça do Banhista de Caraíbas, mais conhecida como Praça da Cascata. E, depois pedir ao Padre Itamar para vir celebrar uma missa, porque ele está disposto a vir, quando estive com ele em Vitória da Conquista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado