segunda-feira, 1 de abril de 2013

JUDAS ESCARIOTES - QUEM ESTARIA COMO TAL?

Existe uma linha tênue que ao ser ultrapassada derrubou um Arcanjo de Luz.

O Anjo passou a ser visto como demônio, mas na realidade um Anjo Caído, quiçá cheguemos onde chegou, mas caiu!

O Grande Erro foi, como poderíamos colocar em nossas pequenas palavras - Ele se achou e por isso não aceitou a humildade, caindo-se assim à menos, muito menos do que foi!

Ser Humilde e servidor, é talvez o símbolo do lava pés, ode maior de Cristo o Redentor - Nome da rua do Morro de Santo Antônio onde vivi minha infância e adolescência! Rua Redentor, 32, Largo do Cruzeiro, Juiz de Fora - MG, que morre aos pés do Morro do Cristo Redentor. Acima, entre o pé do morro e o final de minha saudosa rua, está a Hospital São Domingos, casa de tratamento de Deficientes Mentais.

Talvez esse meu berço de formação pscicossocial e religiosa tenha maior significância do que eu imagine em minha vida.

A Páscoa em si é a nossa capacidade de renascimento, mas um renascimento transcendental. Rever e renascer para sermos pessoas melhores - Todos deveriam verificar o seu passado e rever analiticamente tudo que suportou e tentar decifrar o porquê passou por constrangimentos, por doenças, porque nada acontece por acaso, tudo ocorre para nossa melhora como pessoas em detrimento de uma reconstrução humana espiritual do ser.

Cada pessoa, seja amiga ou inimiga, nos surge para trocarmos vivências e um modificar o outro. Ninguém passa por outro alguém e continua a mesma pessoa, há sempre algo a se modificar, ou a se perder, ou a se ganhar.

A queima de Judas, na realidade é a queima de todas nossas mazelas e facetas que não nos serve mais e/ou que nos prejudica na relação com o próximo. Muitas vezes nosso comportamento nos exageros, como diz uma linda morena, Suely Silva Dutra, "queimam na realidade nossos filmes perante o próximo", como se fosse a própria queda de Lúcifer - Sim, devemos tomar cuidado com nossas intemperanças, porque quando achamos que somos melhor que o outro, na realidade estamos cometendo o mesmo erro de Lúcifer.

Embora, essa história de Anjos e Demônios estão longe da realidade e não passam de recursos fantasiosos para mutação social, a um povo desprovido de sentimentos e principalmente, desprovidos de qualquer sensibilidade humana. No auge da cibernética, celulares e internet, vê-se claramente que inexiste aberrações milagrosas e sim evoluções em função de sua capacidade de interagir socialmente com o próximo - evoluções lentas e até imperceptíveis.

Os demônios ou anjos, são na realidade, a incorporação metafísica de nossas boas (anjos) e más (demônios) ações, tal como inteligentemente, desde a Grécia Antiga, dava-se, por exemplo, nome de Afrodite à Deusa do Amor, dando corpo a um sentimento humano, nada haver com que exista de fato tal ser isolado do homem ou da mulher.

As ações espirituais são fatos independentes de Anjos, Deuses ou Demônios, embora alguns insistam que tenham tais aspectos, e tais comandos, não passam de forças espirituais comum a cada um que vier a desencarnar, diferindo-se apenas pelo grau de evolução, ou de desprendimento material ou psicossocial. 

Assim, devemos tomar muito cuidado com nossos exageros nas indulgências ao próximo, porque poderemos estar abrindo mão de nossos status quo por momentos infantis de vingança temperamentalmente fúteis e socialmente incabíveis!
 

2 comentários:

  1. parabêns, muito bem colocada suas palavras, mas de reencarnação em reencarnação vamos fazendo nossa reforma intima. sou espirita kardesista
    é uma doutrina excelente.

    gilmar

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Realmente a orientação Kardecista é a que melhor agasalha a verdade da vida espiritual e humana. Também comungo da doutrina filosófica espírita. Minhas palavras visam a mudança que já é necessária de enfoque. Saindo de forma drástica dos excessivas publicações filosóficas para uma tomada de ação.

    Francisco Carlos

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado