sábado, 7 de abril de 2012

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES - PARLAMENTO MUNICIPAL

Considerando todas as atividades parlamentares municipais, o Objetivo Principal da Câmara Municipal de Vereadores deve garantir que todos os gastos sejam fiéis ao planejamento anual, que sejam resultado de um consenso entre Gestão e Parlamento.

É a Câmara de Vereadores que policia os gastos municipais e as respectivas prestações de contas.

A Dificuldade de leitura e de interpretação de textos é um obstáculo forte ao Vereador para exercer este principal papel que lhe cabe, pois corre o risco de aprovar ou reprovar sem saber realmente do que se trata.

Os Vereadores podem fazer indicações de obras, mas o Vereador não faz parte do Executivo, consequentemente depende de sua articulação para que suas indicações sejam executadas pelo Poder Executivo - Vereador não é Prefeito!

Articulação é criar meios entre a necessidade da indicação e uma pressão popular para que o Prefeito se motive da necessidade e execute a indicação.

Para isso a indicação deve nascer de uma necessidade popular para ter o respaldo caso o Vereador precise de usar mão de ter o grupo de pessoas a ajudar fazer a pressão ao Poder Executivo.

Da mesma forma o Prefeito que quer aprovar algo que favoreça a um dado grupo de pessoas, deve levá-las a fazer pressão aos parlamentares.

A ideia fundamental é essa, atender necessidades sociais e não de uma ou outra pessoa ou poucas pessoas. Claro que ocorre a necessidade de um, mas que deste um seja algo que poderá atingir a mais pessoas que não tinham conhecimento da possibilidade e a partir de um se atinge a centenas.

Não vejam os candidatos só como aquele que lhe dá carona ao médico, ou que transporta sua feira, ou coisas assemelhadas, porque isso não é função do Vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado