sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR - POR DAMIÃO SILVA GATO

 A seguir segue mensagem postada por Damião Silva Gato em seu Face:
Uma situação típica de Caraíbas...

15 DE OUTUBRO: PROFESSOR CUIDADO SE VOCÊ NÃO “VESTIR A CAMISA”

Como se sabe no dia 15 de Outubro comemora-se o dia daquele que deveria ser sem dúvida alguma considerado um dos mais importantes profissionais, o PROFESSOR. Não é necessário muito esforço para percebermos o quanto esse profissional se faz imprescindível no processo de desenvolvimento sócio-cultural de toda e qualquer sociedade, ainda que vivamos num contexto de extrema desvalorização e alijamento de seus direitos, péssimos salários e parcas condições de trabalho.
Acontece que em determinadas situações essa realidade se torna ainda mais alarmante, uma vez que é grande o grau de subserviência e espoliação em que os professores são submetidos, sem se quer ter o direito sagrado da liberdade de expressão. Lamentavelmente essa é uma situação corriqueira no município de Caraíbas na região Sudoeste da Bahia. Lugar onde a educação não é tratada com seriedade, a começar pelos desmandos da senhora prefeita municipal que sem nenhum critério no sentido de preparação adequada, competência ou algo similar, contrata “professores”, sem a mínima preocupação com a qualidade do ensino a ser prestado as nossas crianças e adolescentes, tudo isso com o aval amedrontado da Secretaria de Educação do Município.
Por outro lado, demite-se sem a mínima justificativa cabível. Na verdade, existe justificativa sim, é bem provável que se o professor atuar com verdadeiro compromisso com o processo de ensino e aprendizagem, contextualizando a sua prática educativa com a realidade vivida, no sentido de formar verdadeiros cidadãos conscientes, esse corre sérios riscos de ser repentinamente desprovido de seu emprego, por não se enquadrar nos perfis pretendidos pela administração municipal.
Na verdade não se é medido os níveis de competência para o trabalho e sim o grau e a capacidade de tornar-se submisso a todo tipo de desmando e falcatrua de um grupo mesquinho de mandatários e exploradores.
O jargão por eles mesmo utilizado é o de que, é necessário “vestir a camisa”, e vestir a camisa para eles é estar nessa imensa panela sem se manifestar, entendam, uma camisa manchada das falcatruas comprovadamente detectadas, da exploração econômica e social, da perseguição, e outros desagravos. Vestir a camisa é enfim entrar as cegas amordaçadamente para apenas aplaudir as macabras manobras que resultam em mais sofrimento de um povo que não bastasse viverem num dos municípios mais pobres do estado, ainda tem que conviver com altíssimos níveis de corrupção e desvio de recursos públicos, e, pasmem, ainda existem “professores” aplaudindo tudo isso. “Professores” esses que se quer com o Ensino Médio gabam-se, ou em outros casos fabricados em EAD’s, descomprometidas e despolitizadas, são esses os bons para a administração municipal.
Enfim não sei se existem motivos para se comemorar essa data tão importante, uma vez que os professores em Caraíbas, mais do que em qualquer outro lugar do universo são espoliados. Um sistema marcado pelo nepotismo, e atitudes coercitivas, faz muitos professores terem que atuar como massa de manobra sem se quer poder manifestar-se, afinal muitos dos quais tem que garantir o pão de cada dia, humilhante não? E ainda fazem Romaria...

Apesar de tudo Feliz dia do Professor!!!

Caraíbas-BA, 14 de Outubro de 2011

Damião Silva Gato - Pós graduado em Análise do Espaço Geográfico - UESB

4 comentários:

  1. Que venha o concurso público de Caraíbas. Se a cúpula controladora dos cofres públicos dizem ser tão fieis ao cidadão caraibense que os livre de serem marionetes. Os que realmente estão compretidos com a profissão anseiam por liberdade de expressão! Professor não pode viver em condições as quais não podem ser dignos que tornar alunos cidadãos pensantes e atuantes!
    O concurso da Prefeitura de Caraíbas é necessário e dará dignidade aos funcionários competentes!

    ResponderExcluir
  2. E VOCÊ QUE SE DIZ DEFENSOR DA CLASSE DE PROFESSORES JA MAMOU UM ANO NAS COSTA DA PREFEITURA SE LEMBRA DISSO PROFESSOR? VC TEM BOA MEMORIA?...

    ResponderExcluir
  3. Lamentável ter que responder a um comentário tão desprovido de conhecimento e inteligência. Acontece "anônimo" que durante os 8 meses que estive prestando serviço para a prefeitura municipal de Caraíbas, estava exercendo o meu trabalho e me esmerando para fazê-lo da melhor forma possível, diferentemente de alguns "colegas" que de fato MAMARAM e continuam MAMANDO, haja vista não terem competência satisfatória para estar na sala de aula. Ganham simplesmente para bajularem os "donos do poder". Educação é coisa séria anônimo, analise os fatos antes de se colocar diante dessa situação!!! Ass: Professor Damião!

    ResponderExcluir
  4. Queria que todos tivessem acesso a esse blog só assim não se venderia por blocos,telhas,por um carregamento de agua...Mal sabem eles que os puxa sacos Ganham uma Grana absurda pra ficar vigiando quem vota em quem,pra fazer propaganda...Essa vibora conhecida como Norma Sueli quando chega em sua casa chega gritando:-Quero tomar Banho porque tô com cheiro de Gato e Cachorro chamando o povo de fedido Fora Familia Corrupta,Falsa,Diaba rsrsrsrs!Acorda meu Povão essa é a chance L de Luisinho L de Liberdade L Lealdade!

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado