segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

UMBU GIGANTE - FRUTICULTURA DE SEQUEIRO! SOLUÇÃO ECOLÓGICA E ECONÔMICA À CAATINGA DO SUDOESTE DA BAHIA! SERTANEJO, ABRACE ESSE FUTURO, ELE É SEU E É PARA COMEÇAR AGORA, PORQUE É UM AGRONEGÓCIO DA AGRICULTURA FAMILIAR! SEJA DONO DESSE NEGÓCIO! CELEM DE CARAÍBAS SE TORNANDO PARCEIRO DESSE PROJETO ABRINDO-O AOS SEUS ALUNOS!

CONSCIÊNCIA A ADOTAR É A CONSCIÊNCIA HUMANA, QUE ENVOLVE TODOS, FORTALECENDO A BASE!
Na foto, da Esquerda para a Direita, a Vice Diretora do CELEM, Prof. Bióloga Laura Assis, depois vemos uma das sorteadas que ganhou uma das mudas enxertadas de Umbu Gigante, em seguida o Sr. Adenilson Costa dos Santos (Técnico em Contabilidade, Técnico em Elétrica, Técnico em Eletrotécnica, e recém formado em Pedagogia pela UNEB), depois vemos mais três Mães de Alunos que também foram sorteadas com mudas enxertadas de Umbu Gigante, e a Coordenadora Pedagógica do CELEM, Ana Karina.

A Professora Laura e Ana Karina, foram quem abriu espaço a essa apresentação aos Pais dos Alunos, e estão dispostas a oferecerem aos alunos do CELEM que quiserem, a aprender a técnica de enxertia a participar do Programa da Fruticultura de Sequeiro em Parceria com o Governo do Estado da Bhia.

Então, nesse, dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, o Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães fez reunião com os Pais de Alunos. Além da reunião de Pais afins, no contexto pedagógico, a escola abriu espaço ao Projeto do Umbu Gigante na Fruticultura de Sequeiro. O Colégio estará facultando aos seus alunos a participarem desse Projeto do Umbu Gigante, que é um Projeto da SDR e CAR, existente em Caraíbas!

O Programa da Fruticultura de Sequeiro será executado em Oficinas de Finais de Semana! Nos finais de semana é possível executar o programa de produção de mudas - produzindo é que se aprende, claro que haverá aulas em salas de aula, mas a maior parte é a pratica. Os participantes estarão produzindo suas próprias mudas e mudas a serem doadas para multiplicação do Programa! Produzir-se-ão, mudas de Umbu Gigante, de Maracujá Catingueiro, Cajá-manga, Seriguela, Umbuguela, Cajarana, entre outras FRUTÍFERAS DA CAATINGA!



Foram sorteados pelo Projeto da Fruticultura de Sequeiro, 5 (cinco) mudas de Umbu Gigante - cada muda ocupa uma área redonda de 50 m², essa cinco mudas, quando adultas cobrirão 250 m². São 250 m² que estarão protegendo o solo e melhorando o ar que respiramos.

Seria bom se pudéssemos sair distribuindo mudas, igual o Projeto do: "Tá com calor? Plante uma Árvore" Desenvolver mudas de UMBU GIGANTE vai muito além do que simplesmente plantar uma semente, e o caminho é ensinar o Agricultor Familiar a fazer suas próprias mudas.

Adenilson Costa dos Santos, responsável pelo Projeto em Caraíbas, após a abertura da fala sobre o Projeto, que começou em Caraíbas com o Projeto Piloto do Umbu Gigante na Comunidade de Santa Maria, iniciado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar em Agosto de 2014, quando Adenilson, popular Nilsinho do Lago Azul, ainda era o Secretário de Agricultura de Caraíbas! Adenilson aí falando sobre, mais detalhadamente, sobre a enxertia do Umbu Gigante!

Nesse espaço, na reunião de Pais, iniciada com a fala do Professor/Administrador Francisco Carlos de Mattos, que falou sobre todo o histórico do Projeto do Umbu Gigante em Caraíbas, culminou nesse momento prático com Nilson do Lago Azul.


https://www.revide.com.br/noticias/meio-ambiente/ta-com-calor-plante-arvores/
Eu não sabia desse projeto, mas em minha fala na Gincana dos Alunos do Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz e nessa reunião dos Pais, falei algo semelhante "Se Desmatar a Chapa Vai Esquentar" e usei didaticamente uma chapa de Ferro Fundido que na culinária é usada para fazer bife de chapa, hambúrguer, misto quente, etc... 

...Se deixarmos a chapa de ferro ao sol o dia inteiro, ao final do dia nem conseguiremos segurar no cabo, ao paço que, se colocarmos a chapa debaixo de um Imbuzeiro, a chapa não esquentará! E, assim é o clima, se desmatar vai esquentar e a ideia é: "PLANTE NA CAATINGA ROÇAS DE UMBU GIGANTE QUE, ALÉM DE MELHORAR O CLIMA GERARÁ RENDA À FAMÍLIA!"


https://www.theuniplanet.com/2017/10/arvores-urbanas-medida-saude-publica-cidades.html?fbclid=IwAR1YXT1VvO7i5iaxwrFoqqsbKiYM_dePb9iGsgFdshslHpijttlWRM6Kwts


HISTÓRICO DO PROJETO DO UMBU GIGANTE NA SANTA MARIA em CARAÍBAS-BAHIA

Mestre Eduardo Ganem da UESB e Nilson do Lago Azul, no início do Projeto do UMBU GIGANTE final do mês de Agosto do Ano de 2014, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Caraíbas!
Mestre Eduardo Ganem iniciando, Apresentando o Projeto do Umbu em Parceria com a Prefeitura Municipal de Caraíbas, primeiramente uma exposição científica da planta que é o imbuzeiro, nome de origem indígena, tupi-guarani! 

O fundamental está nesse detalhe, plantas de mesmo Gênero, no caso do UMBU, CAJÁ, CAJAMANGA e SERIGUELA são do Gênero Spondias! As árvores dessas frutas aceitam clonagem ou enxertia entre elas! Em uma mesma árvore poderemos ter enxertia dessas quatro frutas!

O Umbu acima de 60 Gramas é considerado Umbu Gigante!
Esse Umbu Maior aí é catalogado como Lontra na EMBRAPA de Petrolina! Nosso objetivo é que produzamos via Agricultura Familiar, UMBU com essa qualidade! Além, é claro de continuar produzindo o UMBU COMUM, pois existe mercado para os diversos tipos de umbu, como dos seus derivados!

Na reunião inaugural em Agosto de 2014! 
Gercy Viana disse que se fosse mais novo, investiria em Roça de Umbu Gigante!

Katia Dias, foi quem trouxe a ideia do Projeto e intermediou o contato de Adenilson e o Professor Eduardo Ganem!



Tivemos vários parceiros que muito contribuíram para o Projeto entre outras atividades da Secretaria Municipal de Agricultura na Gestão de Adenilson, Terêncio e os Quintais Agroecológicos, trouxe avanços somados ao Projeto do Umbu Gigante, e agora à Fruticultura de Sequeiro!

Produzir IMBUZEIRO de forma PROFISSIONAL exige dedicação e trabalho!
E, mesmo já conhecendo a técnica de cultivo e da tecnologia de produção de mudas e da enxertia, sempre se aprende novidades! Produzir mudinhas em sementeiro, funciona, mas não usamos mais!

Construir viveiro ou canteiros junto a cerca viva, especialmente de Quiabento ou de Roça de Palma, não é aconselhável, pois as raízes do Quiabento e da Palma, vão longe buscar umidade e nutrientes, 30 metros é perto ainda! Na foto acima, foi cavado uma vala para cortar o acesso das raízes do Quiabento! Não funcionou muito e o viveiro foi mudado principalmente por conta disso.

A terra a ser usada, passará por um tratamento e receberá então o nome de substrato, pois terá três Galinhotas de Terra, Uma Galinhota de Esterco de Boi ou de caprinos ou de ovinos, e um litro de Adubo Super Simples, ou farinha de Osso! Se possível usar terra de barranco!
Então, além das Sementes, o trabalho do Viveiro de Mudas é basicamente preparar o substrato e encher as sacolas de mudas!
Não se exige muito tempo, uma reunião em oficina de final de semana, no Sábado e até Domingo! Bastante gente pode-se dividir o trabalho e não ficará pesado para ninguém!
O Mestre Eduardo Ganem, acompanhou e incentivou o trabalho trazendo consigo, seus alunos - todos meteram a mão na massa!

Observem aí Léo da Oficina pilotando a Galinhota!

Observem os montes, já com os ingredientes, daí em diante é misturar igual se faz a mistura da argamassa!
Depois de misturado é encher as sacolas das mudas, muito simples, mas é trabalhoso!

Kátia com o Mestre Eduardo e Nilson do Lago Azul, fazendo a manutenção das mudas, para que elas fiquem separadas de forma homogênea em relação ao tamanho e desenvolvimento! Note que o canteiro ficou Largo para se proceder essa manutenção, são fileiras de 9 sacolas, com o tempo reduzimos para 5 sacolas, para facilitar o acesso e acompanhamento do desenvolvimento das mudas. Algumas morrem, aí tem de ser substituídas.
Que cenas socialmente perfeitas à vida na Caatinga, reunião com o Mestre para ouvir orientações, além é claro o costumeiro bate-papo entre amigos e compadres!

Para participar do Projeto é necessário estar aberto a aprender e a trabalhar, porque nesse ambiente, todos somos irmãos!

Ouvindo o Mestre e papeando, sempre temos muito a aprender e a ensinar!

Zé de Lé é um Produtor de Imbuzeiro Sangue Bom, diria que é o Professor Pardal da Enxertia! Se vcs forem no Sítio dele, no Povoado da Gameleira, em Anagé verão plantas que dão dois a três tipos de frutas - em Janeiro a Março poderão provar desse enormes Umbus Lontra!
O Lontra é enorme, saboroso e semente pequena, muito bom!

Mestre Eduardo Ganem é muito entusiasmado com o Projeto! E, é sempre solicito!
O Projeto tem parcerias competentes e que acompanham o desenvolvimento do Projeto, mano a mano - recebemos aí o pessoas da Embrapa de Petrolina!
Então, tudo que Precisa é a Dedicação de quem quiser apropriar-se desse conhecimento, que é GRATUITO! 
VOLTANDO AO PAPO DO CLIMA - As chuvas estão escassas em função dos desmatamentos. A caatinga é um Bioma qualificado a grandes períodos de estiagem. Qualificado, porque esta é uma qualidade da caatinga! O imbuzeiro é uma planta de caatinga!



A Configuração do relevo brasileiro, faz com que a caatinga receba chuvas torrenciais no período de Outubro a Março. Seria 6 meses chovendo e 6 meses sem chuva! Eu disse, seria, porque com o desmatamento as chuvas ficaram mais escassas! Principalmente o desmatamento da Amazônia, que é um dos principais causadores que está comprometendo o futuro. O Desmatamento da caatinga, ocorrido nos últimos 100 anos dificultou e reduziu o período chuvoso na caatinga! Provavelmente se persistir o desmatamento da amazônia, poderá ocorrer a diminuição da umidade da Bacia Amazônica e reduzir o fluxo de umidade para a nossa caatinga.
A solução é o reflorestamento e o Projeto do Umbu Gigante dá essa possibilidade de otimizar as Roças de Imbuzeiro economicamente! Isto permite que se refloreste e ao mesmo tempo será a redenção econômica do Pequeno Produtor da Agricultura Familiar.

PROJETO DA FRUTICULTURA DE SEQUEIRO

Está instalado o viveiro de mudas, que, junto aos alunos do Colégio Estadual e quem mais quiser participar, além dos que já participam, irão utilizar esse espaço e a tecnologia , para produzir as mudas para si mesmos a plantar em suas propriedades com apoio técnico! E, produzir mudas a mais para multiplicação do Projeto! O Alunos produz suas mudas e aprende o ofício de produzir mudas clonadas!



Tudo é dedicação e trabalho, e com criatividade, é possível ir além, porque a Fruticultura de Sequeiro, abriga as demais frutas da caatinga!


Apoio técnico e demais suportes não faltarão!



De Abacaxi a tomate, produzidos de forma orgânica e com técnicas adequadas, trabalho, UNIÃO e HARMONIA iremos longe!
Não estamos isolados, temos muito apoio, e o Grupo pode Crescer mais - temos que nos apropriar desse futuro!

ZÉ DE LÉ FEZ UM EVENTO MUITO BOM SOBRE O UMBU GIGANTE EM SEU SÍTIO!

Teve participação de muitos parceiros e produtores que já estão produzindo!
Participaram mais ou menos 350 pessoas! Foi um Grande Evento! E, o objetivo é aumentar a participação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar!
Observe as figuras conhecidas de Caraíbas e Anagé na plateia, tinha gente do Rio Grande do Sul!
Esse que está falando é um Produtor de Umbu Gigante, que já produz e vive disso. Deu seu depoimento e experiência!


Temos ainda a experiência, para falar em números, de um Produtor Rural, ali da Lagoa Rica, fundo do Município de Anagé, ele ganhou há uns 12 anos, umas 30 mudas de Umbu Gigante, que ele deixou lá no meio da Caatinga esquecido lá. Esses 30 pés de Umbu Gigante, rendem para ele, sem ele fazer nada, nem mesmo ter o trabalho de colher - lhe rendeu esse ano, R$ 10.000,00 - Trinta imbuzeiros cobrem uma área de 1.500 m²! Sabe-se que poderia render mais, se ele mesmo negociasse a produção no mercado, coisa que pretendemos fazer coletivamente!

Eu, particularmente, estou me dedicando a esse projeto! E, até estou morando na Zona Rural - vestindo a pele do Lobo!
É uma forma de me ambientar ao Sistema, sentir as dificuldades, para agir apropriadamente!
A casa do Sr. Plínio, onde estou morando, fica em meio a caatinga, na Região entre o Mamoeiro e Laurênçio! Pega o sinal da Oi e da Vivo, que são as principais operadoras dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Caraíbas!
É uma região Serrana, mais fria um pouco e próximo a BA-262. Daqui é possível acompanhar visualmente o Clima de Caraíbas!
Adenilson, ou seja, Nilson do Lago Azul, construiu até um viveiro de mudas no fundo de sua casa! As pessoas o procuram para produzir e lhes fornecer mudas a elas!
Adenilson, sentiu que é um bom negócio, e investiu para atender aos fazendeiros que possuem condições de comprar!
Então, produzir mudas e plantar roça própria poderá ser a independência financeira que todos almejam e está bem ao alcance do Pequeno Produtor da Agricultura Familiar de Caraíbas!

As instalações do Projeto da Fruticultura de Sequeiro, instalada na Associação da Fazenda Extrema II, no Sítio do Adenilson, que produz também o Umbu Gigante estão abertas, prontas e funcionando!
Nilsinho do Lago Azul tem sempre muito boa vontade e experiência e possui vários colaboradores! Muitos me criticaram por eu ter colocado Adenilson no Mais Educação, que consequentemente o possibilitou participar da Turma de Pedagogia - vejam a capacidade e paciência que Adenilson tem de ensinar!

Ele deu um curso de eletricidade no CELEM que formou vários eletricistas, Marcelo Dutra é um desses! Eu queria que Adenilson ensinasse Pequenas Instalações Elétricas aos alunos que quisessem, no Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz - essa era a intenção do Projeto!

Adenilson seria o melhor Professor para ensinar no Curso de Física do Terceiro Ano do Ensino Médio, pois o curso de elétrica que ele deu no CELEM é todo o assunto de Física do Terceiro Ano! O Grande Diferencial é que Nilson ensina Teoria e Prática, ele mesmo constrói, com os alunos, os materiais de prática! Adenilson tem um potencial de ensinar e profissionalizar que poucos possuem!

No curso de Pedagogia, ele se especializou em ensino de Autistas, ele e Lucimar, estão preparados a ensinar autistas!
Tudo dependerá da Força de Vontade de todos, pois a perseverança nos leva a algum lugar - a Fruticultura de  Sequeiro poderá ser a redenção da caatinga! De quebra vamos reflorestando aqui, ali e acolá! Pensa num cara paciente!!!


Vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado