quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

SOLUÇÕES DE TRABALHO E RENDA NO SEMIÁRIDO - UMBU GIGANTE & MARACUJÁ CAATINGUEIRO, ALÉM DE BABOSA - AGRICULTURA DE SEQUEIRO - CARAÍBAS DE FUTURO! LUIZINHO E NILSINHO DO LAGO AZUL INVESTIRAM NO CAPITAL SOCIAL DE CARAÍBAS! VIVER E PRODUZIR SEM DEPREDAR - SUSTENTABILIDADE! COMO FAZER, TEMOS COMO SOLUÇÕES AS COOPERATIVAS, COOPERATIVISMO!

COOPERATIVISMO - um tipo de ADJUNTO!

João Poeta e Elder de Anagé, estiveram com produtores da Agricultura Familiar, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Caraíbas, no dia 18 de Janeiro deste ano de 2022, para apresentar a COOPATESBA!

Oficialmente o movimento do cooperativismo é tido como sua origem pelos ingleses no ano de 1.800 da nossa era. Contudo, historicamente, o cooperativismo é bem mais antigo do que o relato oficial. Ele está contido em Atos dos Apóstolos 2:42 em diante: "E eles perseveravam na comunhão, no partir do pão e nas orações (...) e todos estavam unidos e possuíam tudo em comum, vendiam suas propriedades e bens e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um. e assim a cada dia o Senhor juntava mais e mais pessoas a comunidade." 

Os Essênios viviam assim isolados - Os Essênios ou Essénios (Issi'im) constituíam um grupo asceta, apocalíptico messiânico do movimento judaico antigo que foi fundado em meados do 2º século a.C. e foram dizimados no ano 68, com a destruição de seus assentamentos em Qumran. O movimento já foi mencionado por autores antigos.

Eu, Chico, acrescento o termo ADJUNTO, muito usado na Construção Civil Popular, quando se unem esforços para concretar a laje de um amigo na comunidade, aí fazem o ADJUNTO, que nada mais é um MUTIRÃO. Na cooperativa, o conceito que deve imperar é relativamente o mesmo, ou pelo menos idêntico. 


Este é o princípio fundamental que deve sustentar uma Cooperativa, para que a mesma alcance a prosperidade, e mais e mais cooperados venham a ser acrescentados a ela, levando todos ao benefício comum e a necessidade do próximo como principal meta. As cooperativas não devem olhar umas para as outras como concorrentes e sim como parceiras que visam o benefício comum de seus cooperados. foi com base nesse princípio que os agricultores do município de Anagé fundaram uma cooperativa que beneficiará todo o território sudoeste baiano, fortalecendo a agricultura familiar da região e valorizando sua cultura, estilo de vida e produção agricultura que se sustentou por gerações diante de todas as adversidades, climáticas e políticas da região.

A Cooperativa DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO TERRITÓRIO SUDOESTE BAIANO – COOPATESBA, situada na cidade de Anagé-BA, é uma organização civil, criada em janeiro de 2021 dentro do SINTRAF ANAGÉ, para atender  as necessidades dos agricultores familiares que fazem parte do território do sudoeste baiano, visando o beneficiamento e escoamento dos produtos produzidos, assim como, atender a necessidade de armazenamento de tais produtos e também a aquisição de insumos, matéria-prima, suprimentos e equipamentos agrícolas que atendam as necessidades básicas dos agricultores por um preço mais acessível.

A COOPATESTA é composta de maneira voluntária por pequenos agricultores rurais, que se enquadram na agricultura familiar, visando o beneficiamento mútuo de seus membros por meio da união de esforços para a venda de seus produtos, compra de insumos e capacitação de seus membros.


Trata-se e uma instituição de propriedade e interesses coletivos, cuja administração acontece de maneira conjunta e democrática. Tendo como princípios a ajuda mútua, a solidariedade, a garantia da participação democrática além da responsabilidade compartilhada sob a associação.

 

A COOPATESBA conta atualmente com as seguintes parcerias:Associações dos Agricultores cadastradas no município de Anagé; Sindicatos dos agricultores rurais; Movimentos Sociais do Sudoeste Baiano; ASCOOB sudoeste; Governo do Estado da Bahia; Banco do Nordeste e do Brasil (PRONAF e outros programas); Programas nacionais de crédito fundiário; e também com  a Prefeitura do Município de Anagé, por meio de ações que envolvam as políticas públicas sociais.

 

A COOPATESTA está comprometida com a promoção e concretização de sua responsabilidade socioambiental e segurança alimentar, perante seus cooperados, demais entidades das políticas públicas e a sociedade civil em geral, visando garantir  sua participação em chamadas públicas, PAA, PNAE, dentre outras que visam a aquisição de alimentos produzidos de forma orgânica, sustentável e agroecológica. A COOPATESBA procura relacionar-se de forma cidadã com a comunidade onde atua, reconhecendo os impactos de suas ações e o seu poder de contribuição, para o desenvolvimento sustentável da comunidade, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  Haja vista que, além de beneficiar os pequenos agricultores a ela associados, a Cooperativa também representa um importante instrumento para a segurança alimentar nacional e, é a garantia de geração de rende e atividade no campo. Contribuindo diretamente para a sobrevivência da agricultura familiar, combatendo de frente os pontos que levam ao êxodo rural.

 

A COOPATESBA tbm está engajada em projetos sociais que buscam beneficios para os agricultores familiares como, por exemplo, programa cisterna para todos, moradia para o campones, projeto de assentamento Terra Brasil e muitos outros via CAR e ATER.

TERÇA FEIRA DO COOPERATIVISMO!

Atualmente, esta cooperativa está composta por 23 cooperados fundadores, sendo que quatro deles compõe a Diretoria Administrativa, e seis compõe o Conselho Fiscal.

Nessa terça feira, na Semana de São Sebastião e dos 102 anos da realização da Primeira Feira Livre de Caraíbas, que reuniram, na hoje Praça Florindo Lima, reuniram há 102 anos atrás os Agricultores Familiares daquela época, e deram início a Comunidade que se tornou em 1989 o Município de Caraíbas - portanto são 102 anos da Fundação Municipal!

 

Nessa Terça Feira, o SINTRAF de Caraíbas, recebeu, nada mais, nada menos que o Companheiro de Militância, Sr. Diassis, junto ao Companheiro Edilton Soares em nome da COPASSUB!
 
 
Diassis, no Movimento da Construção da Barragem do Rio Gavião. Ele me contou que a tal Ponte que está para ser construída pelo PT, foi prometida na Negociação da Barragem, entre várias promessas sociais para os cidadãos ribeirinhos daquela época, e que não foram cumpridas - mas isso é assunto para outra matéria que brevemente postaremos!
 
A COOPASSUB está passando por uma reestruturação e readequação, e, foi essa a presença do Companheiro Edilton e Diassis, que estavam colhendo assinatura dos cooperados da COOPASSUB e nos trouxe notícias do que ocorre - cooperativismo é isso, sempre tem alguém para fortalecer!

ESSE ALGUÉM PARA FORTALECER...

...TEMOS COMPANHEIROS TAIS COMO PROFESSOR EDUARDO GANEM DA UESB E ADENILSON, que é mais conhecido como NILSINHO DO LAGO AZUL!
 
AÍ, APROVEITANDO A DEIXA, VOU INSISTIR NO PROJETO DO UMBU GIGANTE, CONFORME MATÉRIA ANTERIOR DO MEU BLOG, JÁ POSSUI SEIS ROÇAS COM SEIS ANOS DE IDADE! Quando se fala em COOPERATIVISMO, temos que lembrar do potencial da caatinga com a Agricultura de Sequeiro!

Em Agosto de 2014, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraíbas, atualmente denominado Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Caraíbas, aconteceu o Lançamento do Projeto do Umbu Gigante em Caraíbas, via dos Professores Eduardo Ganem e Miro!


As vezes as pessoas não prestam muita atenção, mas Gercy Viana Rocha dá um incentivo aí poderoso. A Roça de Umbu vai produzir sem muito esforço, e uma produção anual superior, financeiramente a pecuária. E, isso podemos ver na Produção que visitamos lá no Povoado da Lagoa Rica, fundo do Município de Anagé, do Sr. Dodô, onde anualmente ele tira, sem muito esforço, acima de Dez Mil Reais, de uns 30 pés de Umbu Gigante que ele recebeu do Pró Gavião!

O Sr. Gercy fez essa análise! É deitar na rede e esperar a safra do UMBU GIGANTE! E, o Sr. Dodô la do Fundo do Município de Anagé, próximo a Comunidade de Pedra Preta e Lagoa Rica...

...Professor Eduardo Ganem, levou-nos á Roça de Umbu Gigante que o Sr. Dodô recebeu do Pró-Gavião há 8 anos!
O Companheiro Adenilson Costa dos Santos, popular Nilsinho do Lago Azul, concedendo entrevista à TV UESB, afirmando que sua Secretaria Municipal de Agricultura de Caraíbas, na Gestão de Luiz Carlos Souza Patez, estava em Parceria com a UESB para implantar o Umbu Gigante em Caraíbas!
Esses são os Umbus Gigantes do Sr. Dodô em Janeiro de 2015!
E, esse é o Umbu Gigante de Wagner Lopes, de sua Roça de Umbu Gigante que ele plantou há Seis Anos atrás! E, segundo ele, ainda está pequeno, a expectativa é que seja maior!
Sr. Dodô, já fazia em Janeiro de 2015, o que Gercy Viana preconiza a todos Produtores de Umbu - Sr. Dodô deixa lá, não mexe, não molha, até a Colheita quem faz é o comprador que paga pelo Umbus nos Umbuzeiros - na época os 30 Umbuzeiros rendiam ao Sr. Dodô, Treis Mil Reais, atualmente rendem mais!

 

Bem! Aí a visita foi no Sítio de Zé de Lé, e essa arvore é um Pé de Seriguela enxertado com Umbu Gigante! Precisam de ver o que Zé de Lé faz com a Enxertia!
E, então passeamos em meio aos diversos tipos de enxertia desenvolvidos por Zé de Lé - O Professor Pardal da Agricultura de Sequeiro!
Encerro essa minha matéria com o Companheiro João Poeta à minha Direita e Zé de Lé à minha Esquerda!

Concluindo, a Agricultura de Sequeiro, via principalmente do Umbu Gigante e do Maracujá Catingueiro, somados ao Cooperativismo é o que tem potencial para gerar emprego e renda em toda a CAATINGA. O Cooperativismo pode ter suas leis que podem satisfazer as garantias trabalhistas e previdenciárias, mas tem que haver a coesão, o ADJUNTO, POIS, SE UM DEIXAR DE ENTREGAR ALGUM DOCUMENTO, PODE COLOCAR TODO GRUPO A PERDER! COOPERATIVA NÃO TEM DONO, TODOS SÃO DONOS, POIS É A UNIÃO QUE DETERMINA A FORÇA DA COOPERATIVA EM ADJUNTO!


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado